Cartaz com texto “Quem sou eu? Personalidades Negras”, acompanhado de elementos simbólicos como búzios, girassol e espada-de-são-jorge
Cartaz ilustrativo para atividade educativa sobre personalidades negras, com elementos da cultura afro-brasileira. Descrição: Imagem informativa com fundo em tons claros e terrosos. Na parte superior esquerda, há um símbolo circular com borda amarela e preenchimento amarelo, contendo uma chama vermelha no centro, remetendo à simbologia afro. Abaixo do símbolo, o texto centralizado diz: “quem sou eu? personalidades negras”, com a segunda linha em letras estilizadas e vermelhas. No canto inferior direito, há uma composição visual com três elementos: uma planta espada-de-são-jorge, dois búzios e um girassol, todos posicionados sobre um círculo marrom escuro. A base da imagem apresenta faixas horizontais em branco e marrom-alaranjado, com bordas irregulares que remetem a recortes de papel. A imagem sugere uma proposta pedagógica ou cultural voltada à valorização da história e identidade negra, com símbolos associados à ancestralidade afro-brasileira. Crédito: Luan Silva/Porvir

Como você apresenta a história do Brasil em sala de aula? E se, em vez de começar pelos livros didáticos, você começasse por um jogo? Um jogo que valoriza vozes negras, resgata trajetórias inspiradoras e provoca conversas profundas sobre identidade, ancestralidade e representatividade?

Foi com esse propósito que o Porvir criou o Quem sou eu? – Personalidades negras, um jogo de cartas educativo desenvolvido em parceria com educadores. A proposta é simples: transformar a sala de aula em um espaço de escuta, descoberta e transformação por meio de personagens reais que ajudaram (e ajudam) a construir o Brasil.

➡️Baixe já o jogo Quem sou eu? – Personalidades negras

Mais do que um recurso pedagógico, esse jogo é um convite a viver, na prática, uma educação antirracista. E o lançamento acontece em um momento simbólico: o Mês da Consciência Negra, em que celebramos as contribuições do povo negro e reconhecemos as lutas históricas por liberdade, justiça e igualdade racial.

Construção colaborativa com a comunidade escolar

Elaborado com o apoio da Comunidade de Educação Antirracista do Porvir, o jogo de cartas contou com a participação ativa de professores e professoras do nosso grupo de WhatsApp.

Os educadores foram convidados a indicar as personalidades negras que mais impactaram suas aulas, seja por meio de suas obras, trajetórias, ideias ou exemplos de vida. A partir dessas contribuições, reunimos acadêmicos, escritores, artistas, esportistas, músicos e líderes religiosos que marcaram a história e continuam inspirando diferentes gerações.

Esperamos que o jogo de cartas incentive novas aprendizagens, diálogos e práticas pedagógicas, ajudando escolas e educadores a fortalecer uma cultura de respeito, diversidade e valorização das identidades negras.


Confira também:

Educação antirracista: Porvir lança jogo de tabuleiro em cocriação com professora

Baixe agora o Jogo da Lei 10.639

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *