Encontro para discutir matemática recebe artigos de pesquisadores e professores
Envie seu artigo até o dia 28 de julho para participar das discussões do primeiro encontro Mentalidades Matemáticas
por Redação 17 de julho de 2023
A matemática já foi considerada exclusiva para pessoas com habilidades específicas em números e cálculos. Essa não é mais uma visão predominante. Para que mais crianças se interessem e se beneficiem do aprendizado de matemática ao longo da vida, há diversas maneiras de compreender e explorar de padrões e referências que vai além das simples operações.
A noção de que todos podem aprender matemática a partir de uma apresentação mais criativa, aberta e visual é um dos principais argumentos da abordagem do Programa Mentalidades Matemáticas, que terá seu primeiro encontro de pesquisadores entre os dias 23 e 24 de setembro deste ano.
Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Stanford (Estados Unidos) e promovida no Brasil pelo Instituto Sidarta, esta abordagem se apoia em dados e elementos da psicologia, neurociência e da educação matemática para contrapor uma visão que limita o campo matemático a um público específico. Além disso, ela também explora aspectos como o erro de uma maneira em que ele seja visto como parte importante da construção de aprendizagem.
Leia também
Todos podem aprender matemática? Pesquisadores e especialistas garantem que sim
Infográfico: Uma jornada da matemática para a equidade
Professor precisa se colocar no lugar do aluno para dar boas aulas de matemática
Intitulada “Encontro Mentalidades Matemáticas: fortalecendo a nossa comunidade pesquisadora“, a atividade, promovida pelo Instituto Sidarta, tem a intenção dereunir educadores engajados nessa abordagem e que investem no ensino de matemática de maneira mais aberta, visual e criativa.
O objetivo da ação é também a produção de conhecimento com, para e nos territórios onde essa abordagem tem sido promovida. Para isso, o Instituto Sidarta recebe, até o dia 28 de julho, submissão de artigos em quatro eixos:
- 1) Mentalidades Matemáticas nos contextos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
- 2) Mentalidades Matemáticas nos contextos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio.
- 3) Mentalidades Matemáticas nos contextos de Ensino Superior e Formação Continuada.
- 4) Mentalidades Matemáticas e Currículo.
São duas as modalidades possíveis de submissão: Relato de Experiência Comunicação Científica, que poderão ser apresentadas tanto virtualmente, quanto de maneira presencial, na sede do Instituto.
Confira aqui o regulamento completo
As inscrições para participar do evento terão início em 31 de agosto e a atividade acontece na sede do Instituto Sidarta, em Cotia (SP).
Acesse a página oficial do evento para mais informações