2ª Semana Brasileira de Educação Midiática reúne palestras online e materiais gratuitos
Com o tema geral “Conectando territórios e diversidades”, evento traz experiências internacionais e mapeia projetos que estão sendo realizados em escolas de todo o Brasil
por Redação 28 de outubro de 2024
Falar de educação midiática na escola já não é opcional. Cada vez mais, estudantes e professores entendem a necessidade da formação para a cidadania digital. Reunir boas práticas realizadas, nacional e internacionalmente, é o objetivo da 2ª edição da SBEM (Semana Brasileira de Educação Midiática), que acontece de 29 de outubro a 01 de novembro, com o tema geral “Conectando territórios e diversidades”.
⬇️ Baixe o e-book: “Guia rápido de IA para a sua aula”
É possível participar do evento de duas formas. Uma delas é inscrever atividades promovidas na sua escola neste formulário, a fim de fazer parte de uma agenda nacional de iniciativas que apoiam e inspiram a construção de um ambiente digital mais seguro. A outra maneira é acompanhar online os painéis com debates temáticos realizados por professores, estudantes e especialistas de países como França, Reino Unido, Dinamarca e Brasil.
➡️Confira a programação completa aqui. A transmissão ao vivo acontece no YouTube do MEC (Ministério da Educação).
Materiais de apoio
Para inspirar e trazer novos professores ao debate sobre educação midiática, estão disponíveis uma série de planos de aula gratuitos:
- Jornalismo nas escolas
- Direitos de crianças e adolescentes no ambiente digital
- Meio ambiente e mudanças do clima
O repositório ainda reúne outros materiais de apoio sobre combate ao discurso de ódio e cyber-resiliência.
A página da Coletânea Educação Midiática é composta por uma série de cursos instrucionais gratuitos voltados para professores, sobre temas centrais da alfabetização digital:
- Educação midiática para adolescentes e jovens (Cidadão Digital, Safernet Brasil)
- Fake Dói: investigue a desinformação (Instituto Vero)
- Atividades complementares de educação midiática (Redes Cordiais)
- Educação midiática na prática (Instituto Palavra Aberta)
- Educando para boas escolhas online (Safernet Brasil)
- Cidadão digital (Safernet Brasil)
- Guia sobre proteção de crianças e adolescentes no uso de tecnologias nas escolas (Intervozes)
Histórico
No ano passado, mais de 400 iniciativas foram realizadas simultaneamente, em 24 estados, com público de 54 mil pessoas Outro marco de 2023 foi o lançamento da EBEM (Estratégia Brasileira de Educação Midiática), documento que reúne um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo governo federal para a promoção da educação para as mídias da população brasileira.
A 2ª edição da SBEM é resultado da parceria entre Secom-PR (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), MEC (Ministério da Educação) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). A Semana Brasileira ocorre simultaneamente ao evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional.