Curso online e gratuito ajuda professores a incentivarem criatividade
Com inscrições até dia 13, formação estimula protagonismo infanto-juvenil a partir da inovação, criatividade e trabalho em equipe
por Redação 10 de maio de 2016
Entender o que os jovens querem e dar espaço para que eles expressem e desenvolvam sua criatividade são caminhos que ajudam a melhorar e a dar maior significado a aprendizagem. É essa a ideia do curso “Design Thinking e o Protagonismo Infanto-Juvenil”.
A iniciativa do Criativos da Escola, do Instituto Alana, em parceria com o Instituto Educadigital, visa apresentar as possibilidades do design thinking a educadores da rede pública, privada e do terceiro setor. A ideia é que, usando esse modelo, que encoraja o enfrentamento de desafios, os alunos consigam encontrar soluções criativas e inovadoras a partir do trabalho em equipe e de empatia, estimulando o protagonismo dos jovens.
Online e gratuita, a formação terá início no dia 31 de maio e vai até o dia 24 de junho, sendo dividida em quatro módulos semanais. Toda terça-feira, um novo tema será liberado na plataforma Moodle. O primeiro deles é criar, aprender e inovar. O segundo, sentir e imaginar. Na semana seguinte, fazer e compartilhar. E, para encerrar o curso, mão na massa.
Com o objetivo de não determinar um horário fixo para acompanhamento dos módulos, o curso foi desenvolvido no modelo assíncrono. Isso significa que não há obrigatoriedade de horário: os professores-alunos podem acessar os materiais disponíveis na plataforma no horário que for conveniente. Ainda, a formação conta com fóruns de debate, para que todas as dúvidas sobre os temas trabalhados sejam sanadas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de maio, a partir do preenchimento desse formulário. Como o número de vagas é limitado, haverá um processo seletivo dos interessados, e os selecionados receberão um email no dia 20 de maio.