Escola ainda “engatinha” na formação de atletas no Brasil
por Redação 27 de junho de 2016
As aulas de educação física geralmente fazem sucesso entre crianças e jovens. Quem não gosta de brincar e correr com os amigos? Mas, essa falta de atenção com a formação esportiva é um dos motivos pelos quais as escolas não são grandes formadoras de atletas. Segundo a professora doutora do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Maria Tereza Böhme, esse papel fica com os clubes esportivos.
Ela defende que a estrutura fechada dos clubes dificulta o acesso de quem quer ser um esportista. “O clube é um espaço muito restrito, você tem que pagar um título para usar. O sócio quer aquele espaço todo para ele, não quer ceder para um trabalho de formação esportiva”, completa.
Apesar disso, existem iniciativas públicas que conseguem atender a demanda, pelo menos uma parte dela. É o caso do projeto Futuro Campeão, voltado para a formação de atletas de alto rendimento. O projeto do governo do Distrito Federal já construiu 11 centros que, juntos, atendem mais de 15 mil pessoas.
Leia a matéria original em Exame