Sete chaves para que seu filho ame leitura
por Redação 25 de novembro de 2016
Em um mundo onde bebês praticamente já nascem com celulares e tablets nas mãos, muitas famílias sentem-se perdidas na hora de estimular que seus filhos troquem jogos e brincadeiras, ou até mesmo a televisão, por um livro. Entretanto, é possível usar essas tecnologias tão queridas pelas crianças (e pelos adultos também) para estimular o gosto pela leitura nos pequenos.
Por isso, o El País elaborou uma lista com sete dicas para despertar o interesse pela leitura desde cedo.
A primeira ideia é não obrigar uma criança a ler, já que o amor por livros deve surgir de maneira espontânea. A segunda dica é sugerir leituras de temas que interessam aos pequenos, seja livro sobre piratas, futebol, videogames, entre outros. Essa pode ser uma porta de entrada para que as crianças descubram o universo da leitura.
Pais que sabem contar histórias a seus filhos e que estão sempre com livros em mãos são as dicas três e quatro. O exemplo de responsáveis que leem – tanto para si quanto para suas crianças – é fundamental para que os filhos se cerquem de livros.
O acesso a livros, tanto em casa quanto em bibliotecas pode contribuir para que as crianças conhecem novos interesses. Por fim, usar a tecnologia como aliada para fomentar a leitura infantil e juvenil é outra estratégia. Descobrir o significado de uma palavra, reescrever ou compartilhar textos abrem novas dimensões sobre o ato de ler. Tudo isso é possibilitado pelos equipamentos E-readers, de livros digitais.
Leia a matéria original em El País