7 práticas pedagógicas para trabalhar a reciclagem na escola
Porvir reúne projetos inovadores de professores que usaram a criatividade para estimular a consciência ambiental dos alunos
por Redação 5 de junho de 2019
Você sabia que é possível ensinar biologia, inglês, matemática, música e robótica com materiais reutilizáveis? No Dia Nacional da Reciclagem, que é celebrado em 5 de junho, o Porvir fez uma seleção de práticas pedagógicas para desenvolver a consciência ambiental dos estudantes e trabalhar a reciclagem na escola.
O tema é importante para ser trabalhado em sala de aula e está relacionado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 12, que busca assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, mencionando o compromisso de, até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
Todas as experiências foram publicadas na seção Diário de Inovações, que reúne relatos inspiradores de professores de todas as regiões do país. Entre os casos, estão práticas desenvolvidas em diferentes etapas, da educação infantil ao ensino fundamental e médio.
Robô de sucata eletrônica cumpre missões para proteger a natureza
Os professores Leonardo Mendes e Paloma Sanchez, do Colégio Jesus Maria José, em Poços de Caldas (MG), desenvolveram um projeto interdisciplinar com alunos dos quartos e quintos anos dos ensino fundamental para integrar conteúdos de ciências, robótica e programação. Para isso, eles construíram um robô de sucata que percorreu o mapa do Brasil executando tarefas nos diferentes biomas brasileiros.
Alunos são protagonistas de projetos ambientais em Porto Velho
Em Porto Velho (RO), com o orientação da professora Carmem Silvia, alunos da Escola Murilo Braga utilizaram garrafa pet para construir um tubo que aproveita a água que pinga do ar condicionada para regar a horta. A iniciativa foi premiada pelo Desafio Criativos na Escola, do Instituto Alana.
Crianças criam jogo para trabalhar reciclagem na aula de inglês
Com uma turma de educação infantil, a professora Alice Falcão, da Escola Móbile, em São Paulo (SP), montou um projeto que usava a língua inglesa e a tecnologia para despertar a consciência ecológica das crianças. Em duplas, os alunos desenharam objetos e produziram o jogo virtual Recycle!, em que o jogador descarta itens e escolhe a lixeira seletiva correta de acordo com a cor do recipiente.
Professora desenvolve projeto de música com baldes de plástico
Também na educação infantil, em Camaragibe (PE), o interesse das crianças por baldes de plástico deu início a uma atividade de música. Os materiais foram transformados em instrumentos para trabalhar elementos da linguagem musical.
Alunos reaproveitam materiais para criar biblioteca ecológica na escola
As professoras Eliane Barreto Maia Santos e Rafaela Batista Santos, do Colégio Nossa Senhora Medianeira, em Curitiba (PR), envolveram 120 alunos na construção de uma Casateca, uma biblioteca para todos da escola usarem como espaço de estudo ou descanso, para pegar ou doar livros. Durante esse processo, eles aprenderam questões de consciência planetária, produção e descarte de resíduos, consumo e consumismo, logística reversa e matemática contextualizada.
Professora ensina robótica a partir de sucata
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Ary Parreiras, em São Paulo (SP), a professora Débora Garofalo, que foi finalista do Global Teacher Prize, driblou a falta de kits de robótica na escola com a criação de objetos usando garrafas, tampinhas, canudos e outras sucatas.
Reciclagem torna aula de matemática inclusiva
Em Barra de São Miguel, na Paraíba, o professor Eraldo Francisco da Silva Junior, de uma turma do Atendimento Educacional Especializado, produziu jogos matemáticos com tampinhas, caixas de papelão e garrafas PET para estimular o aprendizado de crianças com deficiência.