Desafio Criativos da Escola ganha jornada criativa e novas regras para edição 2020
Por conta dos obstáculos impostos pela pandemia do coronavírus, neste ano a iniciativa vai premiar planos de ação, e não mais projetos finalizados
por Redação 13 de agosto de 2020
O Desafio Criativos da Escola, que destaca o protagonismo de estudantes de ensino fundamental ou médio, chega a sua sexta edição em 2020 com novidades por conta da pandemia do novo coronavírus. A premiação do programa Criativos da Escola do Instituto Alana será uma jornada criativa com uma série de missões para mobilizar estudantes de todo o país. Diferentemente dos anos anteriores, a iniciativa irá premiar planos de ação e não mais projetos finalizados.
Leia mais:
– Aprendendo Sempre: Plataforma com recursos para gestores, professores e famílias
– Saiba tudo sobre aprendizagem baseada em projetos
– Conheço os projetos premiados pelo Criativos da Escola em 2019
Como nos anos anteriores, a jornada de 2020 do Desafio Criativos da Escola pretende mobilizar crianças e adolescentes para realizar transformações que desejam ver no mundo e, assim, convidá-los a planejar uma ação coletiva para melhorar sua realidade. Mesmo sendo complementares, as etapas da jornada criativa são independentes. Conheça as etapas:
Etapa Fagulha
Na primeira etapa do Desafio, chamada Fagulha, estudantes do ensino fundamental ou médio podem participar de quatro missões individuais do dia 18 de agosto a 4 de setembro. Aqueles que cumprirem de três a quatro missões ou que tiverem as produções mais populares na plataforma do Criativos poderão ganhar recompensas especiais.
Em uma das missões, a Opina, por exemplo, os alunos e alunas deverão descobrir suas qualidades e habilidades a partir do que disserem seus amigos ou familiares. Respeitando as determinações de isolamento social, as crianças e adolescentes deverão expressar tais qualidades ou habilidades por meio de texto, imagem ou vídeo e postar na plataforma do Criativos.
Como reconhecimento, os estudantes que concluírem três ou quatro missões da etapa Fagulha irão participar de um bate-papo online com uma personalidade inspiradora. Já aquelas e aqueles que tiverem as produções mais votadas na plataforma do Desafio irão ganhar recompensas exclusivas do Criativos da Escola.
Etapas coletivas
A partir do dia 15 de setembro, tem início a Chama, uma das etapas coletivas da jornada. Ao cumprirem as missões, os grupos terão subsídios para construir um plano de ação que tenha o objetivo de transformar a realidade em que vivem. Também respeitando as orientações de prevenção e de isolamento social recomendadas contra a pandemia do coronavírus, os grupos poderão inscrever seus planos de ação para a etapa de Premiação nacional.
Em 2020, o Desafio irá premiar planos de ação e não mais projetos finalizados. A premiação irá selecionar os planos de ação mais bem estruturados e que evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração das crianças e dos adolescentes. Para inscrever o plano de ação, os estudantes podem ou não ter participado da jornada criativa.
Acompanhe o site do Desafio Criativos da Escola para mais informações.