Brasil bate recorde com mais de meio milhão de professores formados a distância em 5 anos
por Redação 30 de novembro de 2020
O Brasil formou, entre 2015 e 2019, mais de meio milhão de professores em cursos à distância, um recorde. No ano passado, pela primeira vez na história, a modalidade não-presencial superou a presencial.
Apesar de reconhecerem o maior ganho de habilidades para o uso de recursos digitais, especialistas ressaltam a importância de estratégias para a gestão de aula que acabam prejudicadas nesse formato de curso.
Em 2019, lembra a reportagem, o CNE (Conselho Nacional de Educação) determinou na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica que a formação de professores a distância deveria ter pelo menos 2.400 horas remotas e outras 800 presenciais.
Leia a matéria original em O Globo
De fato e de verdade não existe licenciatura ou graduação 100% a distância em nosso país. Estes professores se formaram em cursos semipresenciais, com parte da carga horária sendo cumprida em atividades presenciais, inclusive estágios práticos em salas de aula presenciais. A ideia de que estratégias de gestão de sala de aula ficariam prejudicadas neste formato não tem embasamento factual.