Coursera reúne cursos de quatro grandes universidades
Princeton, Michigan, Pennsylvania e Stanford se reuniram em um único site para oferecer aulas livres e gratuitas em várias áreas do conhecimento
por Patrícia Gomes 3 de maio de 2012
Assim como Harvard e MIT, outras quatro universidades de ponta também anunciaram a criação de uma plataforma conjunta para oferta de cursos on-line. Princeton, Michigan, Pennsylvania e Stanford se reuniram no Coursera, site único que abriga conteúdo exclusivo, produzido por elas mesmas. Todas as aulas são livres, gratuitas e 100% on-line. Cumpridos os requisitos de notas e atividades, os estudante ainda recebem um certificado de conclusão.
Os cursos contarão com vídeos, enquetes e fóruns colaborativos em várias disciplinas, inclusive administração, medicina, ciências sociais, literatura, matemática e ciência da computação, entre outros. Sete cursos de Stanford, de Berkeley e de Michigan já estão funcionando e outros 30 serão abertos até o início do próximo semestre – os da plataforma de Harvard e MIT começam em setembro (leia mais aqui).
“A plataforma Coursera possibilita que nossa faculdade explore novas formas de ensino e melhore o aprendizado em sala. Permite também que os professores proporcionem oportunidades educativas excepcionais, disponíveis bem além dos limites do campus”, diz Shirley Tilghman, presidente de Princeton.
O alcance dos cursos, que podem ter centenas de milhares de inscritos, tem atraído a atenção dos professores. Eles veem na plataforma uma maneira de chegar a alunos de todas as partes do mundo. “Os membros da nossa universidade estão ansiosos para dividir seus conhecimentos globalmente e nossos estudantes também estão empolgados para experimentar essa nova abordagem do aprendizado”, diz Mary Sue Coleman, presidente da Universidade de Michigan.
O Coursera foi fundado em 2011 como uma iniciativa de Stanford e chegou a ter, nos cursos que já ofereceu, mais de 300 mil alunos de 172 países diferentes. O anúncio da utilização conjunta dessas quatro grandes instituições reforça uma onda crescente de universidades de peso que estão apostando na educação on-line. No mês passado, o ex-presidente de Harvard Larry Summers anunciou que participa do Projeto Minerva, universidade on-line que pretende se equiparar às melhores instituições de ensino superior do mundo.