E-book apresenta sugestões de atividades para a recomposição de aprendizagens - PORVIR
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Inovações em Educação

E-book apresenta sugestões de atividades para a recomposição de aprendizagens

Mais de 130 fichas de planejamento compõem o material, que pode ser usado entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental

por Redação ilustração relógio 14 de dezembro de 2022

Recompor as aprendizagens tem sido o mote de muitas escolas desde que os primeiros impactos da pandemia foram sentidos. Planejar, ainda mais tendo em vista as muitas dificuldades encontradas por estudantes em todo o país, é fundamental. 

Quais são as principais habilidades que os alunos necessitam para avançar em suas trajetórias escolares? Que lacunas precisam ser preenchidas para garantir que os estudantes se sairão bem nas próximas etapas e, também, no futuro? 

Como forma de auxiliar educadores a planejar suas aulas e atacar diretamente esta questão, o e-book “Material de apoio ao professor para recomposição das aprendizagens dos estudantes”, produzido pelo Movimento Pela Base em parceria com o Instituto Reúna, Nova Escola e Instituto Rodrigo Mendes, traz 132 fichas de planejamento, que podem ser usadas entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental. 

O material  está focado em língua portuguesa e matemática. No primeiro componente, foram disponibilizadas 36 fichas organizadas em campos de atuação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e abordam áreas como vida cotidiana, artístico/literário, estudo e pesquisa, vida pública e jornalístico midiático. 

Esse material de língua portuguesa está estruturado no que o documento chama de “processo progressivo de três grandes momentos: a identificação e mobilização de conhecimentos prévios, a construção de novos conhecimentos, e a sistematização do aprendizado conquistado”. 

Clique aqui para fazer o download do material

Na matemática, as fichas abordam  habilidades focais: Números, Álgebra, geometria, grandezas e medidas, e probabilidade e estatística. Todos estes eixos também previstos na BNCC. Neste campo também há um destaque para o desenvolvimento e domínio dessas  habilidades. O material também busca explicitar o que deve ser aprendido, quais os principais objetivos e em quais níveis. 

As fichas estão dispostas com objetivos de aprendizagem, quais são os conhecimentos prévios necessários, o objeto de conhecimento e qual habilidade relacionada. Há também algumas sugestões de atividades. Na matemática, por exemplo, há atividades voltadas para interpretação de dados em tabelas e gráficos, pesos e medidas, problemas de adição e subtração e muitos outros. 

Leia também

Diagnósticos apoiam planejamento da recomposição de aprendizagens

ACESSAR

A gestão de escolas privadas diante do imprevisível em 2022

ACESSAR

Estudantes se esqueceram do ambiente da escola, diz Sal Khan

ACESSAR

Em língua portuguesa aparecem, com mesma organização, habilidades focais relacionadas, objetivos da aprendizagem e também sugestões de atividades. As fichas trazem alguns comentários para professores que situam a proposta, as ideias contidas nas fichas e como podem conduzir os trabalhos. 

Todo o material leva  em consideração aspectos de inclusão e diversidade, elementos fundamentais para o planejamento de aulas. O Instituto Rodrigo Mendes é o responsável por organizar o conteúdo pensando de forma mais inclusiva. 


TAGS

ensino fundamental, recomposição de aprendizagens

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x