Manguezais amazônicos viram tema de jogo para a educação infantil - PORVIR
Projeto Manguezais Amazônicos / Divulgação

Inovações em Educação

Manguezais amazônicos viram tema de jogo para a educação infantil

Em jogo de realidade virtual, crianças se tornam protetoras do mangue e aprendem brincando sobre como preservar o ecossistema

por Redação ilustração relógio 6 de junho de 2022

E se, por meio de jogos e realidade virtual, fosse possível ingressar nos manguezais amazônicos junto com toda a turma e ensinar sobre esse ecossistema usando recursos visuais? Desenvolvido para a educação infantil, o jogo “Protetores do Mangue” permite uma imersão na temática socioambiental e trabalha conceitos como conservação e uso sustentável.

Dialogando com o cotidiano das crianças, a ideia do jogo é fazer com que elas aprendam brincando. “O objetivo é levar conhecimento sobre o ecossistema de manguezal e despertar reflexões para os problemas que ele enfrenta”, afirma Raynéia Machado, coordenadora de comunicação do Projeto Mangues da Amazônia – iniciativa realizada pelo Instituto Peabiru e Associação Sarambuí, com patrocínio da Petrobras e apoio do Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Não é preciso estar conectado com o wifi para que o jogo funcione, o que o torna ainda mais acessível a diferentes regiões – com baixa conectividade, inclusive. 

Perguntas como “O que come o caranguejo?” ou “Como funciona a dinâmica das marés” são algumas das questões que aparecem para o estudante que, ao final de cada etapa da jornada, recebe o selo de “protetor do mangue”. 

Dividido em três fases, o enredo traz conteúdos sobre o mangue-branco, o mangue-preto e o mangue-vermelho. Espécies do ecossistema como a Garça Gretta fazem parte da estratégia de contar a história sobre o mangue. No início do jogo, ela recebe a missão de “limpeza da casa”, que está tomada pelo lixo. 

Quando o assunto é eliminação de resíduos, quem aparece é um caranguejo e um guaxinim, que se mostra um pouco em crise de criatividade devido à sujeira do manguezal. Ajudando os participantes a alcançarem os objetivos do jogo está o tralhoto, um peixe exótico comum nessas áreas. 

Relacionadas

Jogo sobre absolutismo para fundamental 2 usa formulários simples

ACESSAR

Jogo coloca alunos para administrar cidade e discutir política

ACESSAR

8 jogos online para aprender sobre sustentabilidade

ACESSAR

Temas como reflorestamento de áreas degradadas, empoderamento social, fortalecimento do manejo sustentável de recursos naturais e valorização da cultura local e que fazem parte das ações socioambientais do Mangues da Amazônia estão inseridos no projeto.  

Ao fim de cada etapa da jornada, os usuários são convidados a conhecer mais sobre os temas acessando a vídeos com explicações de especialistas, diretamente do manguezal. 

Realidade virtual

A realidade aumentada vem sendo usada em diferentes contextos educacionais, e  o jogo é uma forma de imersão com mais significados. Os óculos usados no projeto foram projetados com material de biodiversidade: madeira de miriti, uma palmeira típica da região que, segundo a organização, foi utilizada sem impactos à floresta

“Usamos o miolo – leve e maleável – dos galhos que brotam no crescimento da árvore”, diz  Walter Júnior, pesquisador da UFPA e CEO da Inteceleri, startup que desenvolve o jogo em parceria com o Mangues da Amazônia. O material é conhecido como o “isopor da Amazônia” e geralmente é usado para fazer brinquedos tradicionais durante as festas do Círio de Nazaré, em Belém. 

“Os óculos representam uma árvore que está crescendo e não morrendo”, enfatiza o professor de engenharia da computação. A matéria-prima vem de comunidades em Abaetetuba (PA), onde a montagem do equipamento também é feita. Esse movimento também contribui com a geração de renda para famílias locais.

“O trabalho de sensibilização do público infantil nos manguezais amazônicos – uma realidade antes distante – representa uma grande motivação”, aponta o pesquisador, também responsável pela tecnologia de gamificação do Protetores do Mangue. “É uma oportunidade de avançar na área de educação ambiental e desenvolver inovações em realidade virtual associadas a um game”, completa. 


TAGS

educação infantil, sustentabilidade, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x