O que é ser um bom professor? - PORVIR
Crédito: chianim8r / Fotolia.com

Inovações em Educação

O que é ser um bom professor?

Com base em pesquisas educacionais nacionais e internacionais, Porvir aponta as principais características do professor do século 21

por Redação ilustração relógio 23 de julho de 2018

A tecnologia e as novas formas de organização da sociedade trouxeram mudanças para muitas profissões. Assim como as grandes corporações começaram a repensar suas atividades, na sala de aula não poderia ser diferente. Para ensinar uma geração conectada e que vive em constante transformação, o professor também deve buscar constante atualização.

Leia mais: conheça nossa série Formação de Professores

Com base em pesquisas nacionais e internacionais, o Porvir separou algumas das principais características que compõem o perfil do professor do século 21. Nem todos os atributos são novidade para quem acompanha o site, mas eles servem como ponto de partida para uma reflexão sobre as novas formas de ensinar e aprender.

Confira a lista:

Saber explicar bem os conteúdos
De acordo com os estudantes ouvidos pela segunda fase (2017-2018) da pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção”, a didática é uma das características mais valorizadas em um educador. Para 54% dos 18.844 mil jovens ouvidos, um bom  professor deve saber explicar bem os conteúdos.

Propor diferentes atividades nas aulas
Ainda segundo a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção”, os jovens reconhecem um professor que consegue ir além da aula tradicional. Na avaliação de 31% deles, é importante propor atividades diversificadas, ou seja, ir além da aula expositiva.

Conviver, respeitar o aluno e cuidar da sua individualidade
Além de saber ensinar, os alunos também valorizam docentes que sabem estabelecer um diálogo harmonioso. Na pesquisa “Juventudes na escola sentidos e buscas: Por que frequentam?”, feita pelo MEC (Ministério da Educação), OEI (Organização dos Estados Interamericanos) e Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), eles evidenciam que o professor é fator decisivo contra a evasão escolar. Ele deve conviver, respeitar o aluno e cuidar da sua individualidade.

Acompanhar alunos com dificuldade de aprendizagem
Segundo a pesquisa “Boas Práticas em Sala de Aula”, da Fundação Lemann, que observou 70 professores que alcançaram bons resultados de aprendizagem, o acompanhamento dos alunos com dificuldade de aprendizagem está entre as cinco principais estratégias adotadas por eles. O estudo ainda aponta outras estratégias, como a facilitação do diálogo entre alunos, resolução coletiva de situações-problema, leitura frequente pelos alunos e experimentos em ciências.

Ser um mentor para os alunos descobrirem seus interesses e talentos
Com o crescente acesso à internet, o relatório do NMC (New Media Consortium) aponta que o professor deixa de ser a fonte primária de conhecimento e se torna fundamental no papel de orientação e mediação. Na mesma linha, a pesquisa School in 2030, do WISE (Word Summit for Education), mostra que 73% dos entrevistados acreditam que o professor terá como função orientar os alunos ao longo de suas trajetórias de aprendizagem autônoma.

Dominar o conteúdo, usar tecnologia e saber se comunicar
Uma pesquisa que ouviu alunos, educadores e pais de instituições parceiras do grupo Unità Educacional apontou que no campo das competências técnicas é fundamental que o professor tenha domínio do conteúdo, atualização tecnológica e capacidade de comunicação.

Estimular a participação dos estudantes
Conforme aponta o documento “Juventudes pela Educação: Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação”, desenvolvido pelo Movimento Todos pela Educação, em parceria com o Instituto Inspirare e o Instituto Unibanco, os educadores que não conhecem e nem consideram as características e demandas dos estudantes têm dificuldade de oferecer oportunidades educativas conectadas com o seu potencial, suas limitações, seus interesses e suas necessidades.

Saber mediar trabalhos em grupo
O livro “Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégias para Salas de Aula Heterogêneas”, escrito pelas pesquisadoras Elizabeth Cohen (1932-2005) e Rachel A. Lotan, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, traz estratégias para a  preparação de atividades colaborativas que impactam no aprendizado, característica considerada fundamental para um bom professor.

Ser paciente e se aproximar do aluno  
De acordo com o relatório Global Survey of Teacher Effectiveness (“Pesquisa global sobre efetividade do professor”), produzido pelo grupo editorial britânico Pearson, os estudantes brasileiros consideram a paciência e o bom relacionamento como umas das principais qualidades de um bom professor.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, carreira, competências para o século 21, equidade, mentoria, pesquisas, socioemocionais

25
Deixe um comentário

avatar
500
23 Comentários ao conteúdo
2 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
25 Autores
Ana Márcia de CastroMarcio Marcelo MunhozNilsonMARIA APARECIDA PEREIRADalva da Cunha Silva Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Luís Carlos Alves Rodrigues
Visitante
Luís Carlos Alves Rodrigues

Bom professor é saber “encantar” e causar “espanto” nos alunos. Esta inspiração é de Rubens Alves e entendo ser pertinente, pois causa emoção no cérebro e para termos gravado o aprendizado, esta “emoção” favorece a lembrança.

Marcio Marcelo Munhoz
Visitante
Marcio Marcelo Munhoz

E também despertar a curiosidade !

Rogério Alves dos  Anjos
Visitante
Rogério Alves dos Anjos

Creio que ser um bom professor é ter também o “gostinho” de se surpreender com seus alunos superando suas expectativas.

VAVÁ ESTUDAR!!!
Visitante
VAVÁ ESTUDAR!!!

Saber explicar bem o conteúdo… Voltamos ao lugar de onde nunca saímos… Explicação boa é necessária porque nossos alunos, em geral, não saber ler, precisam de tudo bem mastigadinho… Professor bom não seria aquele que faz perguntas que “tiram o chão” do aluno? Que o “incomodam”? Que exigem “ir além”?

vera lúcia o.reis
Visitante
vera lúcia o.reis

ser um bom professor é ir superando as dificuldades de cada dia na nossa sala de aula,e depois constatar que tudo valeu a pena.

Suzana Kátia de Assunção Machado
Visitante
Suzana Kátia de Assunção Machado

Ser bom professor é amar o que faz, ser didático e pedagogicamente correto, sem deixar de lado o humano que é, e também o que está na sua frente!!!

LUCIENE CHEGANCAS CASADO
Visitante
LUCIENE CHEGANCAS CASADO

Suzana, ser um bom professor no meu caso é ouvir ahhhhhhh, já acabou? ou ouvir quando a mãe vem buscar… mas já?

Ivanise Martins Hobi
Visitante
Ivanise Martins Hobi

Um bom professor desempenha seu papel com responsabilidade, sabe do seu papel na sociedade e colhe frutos do seu trabalho.

Luciane Nunes Paronetti
Visitante
Luciane Nunes Paronetti

O bom professor é mesmo aquele que consegue promover encantamento e fazer, de fato, a diferença na vida das pessoas. Não é a toa que seja presencialmente ou não sua presença é sempre fundamental.

Katia Cristina Malachias
Visitante
Katia Cristina Malachias

Pra mim o bom Professor precisa em primeiro lugar conhecer a realidade de cada criança, e aos poucos ganhar sua confiança, só depois disso podemos dar continuidade ao um trabalho significativo e prazeroso.

Adriana
Visitante
Adriana

Ser um bom professor vai além do saber cientifico, é valorizar todos os saberes prévios, e construir novas aprendizagens.

Patrícia Prestes
Visitante
Patrícia Prestes

Gostei muito dos pontos pautados pela pesquisa. Hoje sou professora/mediadora na creche, mas felizmente me identifiquei na maioria dos quesitos colocados de quando trabalhava no Fundamental I. Acredito piamente que o corpo docente de SBC realiza um ótimo trabalho e sempre está em formação, o que tem contribuído muito no resultado de suas mediações do conhecimento, bem como na convivência nos espaços pedagógicos.

Maria Aparecida de Souza Corrêa
Visitante
Maria Aparecida de Souza Corrêa

O bom professor, é aquele que tem empatia, que olha nos olhos do seu aluno, e entende o porquê da sua postura, lembrando que ele é um ser humano e precisa ser compreendido. Além é claro das nossas responsabilidades e comprometimento que a profissão exige.

Priscilia Ricci Caarvalho Mação
Visitante
Priscilia Ricci Caarvalho Mação

Um bom Professor deve saber não só o conteúdo, mas ter a empatia de se colocar no lugar dos alunos e conhecer suas necessidades a fim de contemplar a todos e não apenas uma parte, principalmente no momento de pandemia.

MARILZA CRISTINA DE MORAES
Visitante
MARILZA CRISTINA DE MORAES

Espero que seja uma ferramenta que venha agregar para os professores e alunos.

Leila
Visitante
Leila

Ser um bom professor é acima de tudo amar o propósito de educar,convencer quem não quer participar com amor,ter paciência com as demandas das famílias,da escola e as nossas também.
Estar sempre aprendendo com a troca com alunos e se atualizando em conhecimento que é inacabado

Margareth Fernandes
Visitante
Margareth Fernandes

Ser um bom professor e ter empatia pelo o aluno E gostar do que fazer e sentir prazer em ensinar pois que ensina aprende também

Sandra Regina
Visitante
Sandra Regina

Muito bom, tais características remete a um bom professor, induzindo o aluno a ser co-autor de sua aprendizagem.

Aparecida Rosa
Visitante
Aparecida Rosa

Ser um bom professor é saber entender, ouvir, conseguir sentir e ver quais são as dificuldades que o aluno tem para conseguir entender os contéudos.

Maria Aparecida de Sena Bonfim
Visitante
Maria Aparecida de Sena Bonfim

Um bom professor é aquele que está sempre aberto as novidades…

Izildinha helena da Silva
Visitante
Izildinha helena da Silva

Um bom professor, deve buscar constante atualização, amar o propósito de educar, mediar conhecimentos, respeitar as diferenças e promover um bom convívio entre as crianças.

Dalva da Cunha Silva
Visitante
Dalva da Cunha Silva

Ser um professor de creche, seguimento no qual atuo na coordenação pedagógica é ter prazer em apresentar o mundo aos pequenos, é ter encantamento para encantar. é suscitar descobertas, ser curioso para ‘ acompanhar ” as descobertas dele, É apostar na aprendizagem como promotora do desenvolvimento e se envolver no planejamento de ações que garantam ricas experiências.

MARIA APARECIDA PEREIRA
Visitante
MARIA APARECIDA PEREIRA

PENSO QUE SER UM BOM PROFESSOR É TER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA SABER EXPLICAR CONTEÚDOS, PROPOR ATIVIDADES DIFERENTES NAS AULAS, SABER CONVIVER, RESPEITAR E CUIDAR DA INDIVIDUALIDADE DOS MESMOS. ACOMPANHA-LOS EM SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PROMOVER O ESTIMULO, A PARTICIPAÇÃO E USAR A TECNOLOGIA PARA QUE OS ALUNOS DESCUBRAM SEUS INTERESSES E TALENTOS. SER PACIENTE AO SE APROXIMAR DOS ALUNOS E MEDIAR COM ATENÇÃO ESPECIAL TODOS OS TRABALHOS PROPOSTOS, SEJAM EM GRUPOS OU INDIVIDUAIS.

Nilson
Visitante
Nilson

Ser um bom professor é aprender ao ensinar.

Ana Márcia de Castro
Visitante
Ana Márcia de Castro

O professor precisa ter mais autonomia,mais liberdade de expressão ,liberdade na seleção de conteúdo ,bem como na escolha da metodologia que melhor venha se adequar a turma e ao conteúdo a ser trabalhado.