Pelo 2º ano, projetos de estudantes do Ceará dominam Prêmio Respostas para o Amanhã
Projeto de robô semeador, desenvolvido por estudantes de Cascavel (CE), tem como objetivo apoiar a agricultura familiar. Veja a lista de vencedores
por Redação 19 de novembro de 2020
O projeto “Vespertílio 01 – robô semeador para a agricultura familiar” foi o primeiro colocado entre os vencedores nacionais do Prêmio Respostas Para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Desenvolvido pelos estudantes Ud Madeiro Pereira, Jamilly Félix Lima e Anna Beatriz Santos Fonseca, do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, no Ceará, o projeto teve como objetivo oferecer benefícios para a agricultura familiar através do aumento de produção com menor esforço físico, gerando ainda ampliação da oferta de alimentos por um menor custo à sociedade e reduzindo os impactos ao meio ambiente. Além de prêmios já recebidos, como notebooks, e mentorias técnicas, cada estudante da equipe ganhará um smartphone Samsung, enquanto a escola levará uma Smart TV Samsung.
Além do vencedor, a cidade tem um representante na segunda colocação: o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”, de estudantes da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, que sintetizaram um revestimento inovador para prolongar a vida útil de sementes durante o armazenamento. Os projetos repetem o feito que Cascavel atingiu em 2019, quando escolas da cidade também ocuparam os dois primeiros lugares do programa da Samsung.
A premiação contou também com uma votação popular, entre os dias 12 e 18 de novembro, para escolher três projetos vencedores.
Sobre a premiação
O Prêmio Respostas Para o Amanhã é uma Iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung e está presente no brasil desde 2014. Neste ano, mesmo em um cenário atípico de distanciamento social, o programa atraiu 1749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes. Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome).
Confira os vencedores do Prêmio Respostas Para o Amanhã de 2020:
– Vencedores nacionais
1º lugar – EEEP Edson Queiroz – Cascavel (CE)
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
2º lugar – EEM Ronaldo Caminha Barbosa – Cascavel (CE)
CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável
3º lugar – IFPE – Campus Recife – Recife (PE)
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
– Menção honrosa
CAE Adroaldo Colombo – Palotina (PR)
Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês
– Júri popular
EEMTI Marconi Coelho Reis – Cascavel (CE)
BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes
IFPE – Campus Recife – Recife (PE)
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
EE Tristão de Barros – Currais Novos (RN)
Telha térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN
Assista à cerimônia de premiação:
Leia mais:
– STEM: o movimento, as críticas e o que está em jogo
– Guia educação mão na massa do Porvir
– Jovens querem escola com participação, atividades práticas e tecnologia