Podcast Porvir/CIEB: LGPD na Educação - PORVIR
Crédito: alashi/iStockPhoto

Inovações em Educação

Podcast Porvir/CIEB: LGPD na Educação

Entenda o que diz a nova lei e como gestores precisam se preparar para garantir a privacidade de informações em suas redes e escolas

Parceria com CIEB

por Redação ilustração relógio 17 de novembro de 2020

É preciso ter finalidade, transparência e por que não, cuidado. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) traz uma série de novas diretrizes que devem ser respeitadas por gestores educacionais para garantir a privacidade dos dados de alunos e educadores.

Desde o último dia 18 de setembro, quando a lei entrou em vigor, não é mais permitido armazenar dados sem que se tenha um objetivo claro ou simplesmente guardar para que um projeto futuro dê conta de uma análise apropriada. Diante desse cenário, gestores de escolas públicas e privadas, além das equipes de secretarias de educação precisam se mexer para atualizar políticas de privacidade e termos de uso de ferramentas e plataformas digitais de aprendizagem.

Esse é um processo que demanda atenção e a criação de novos processos dentro da educação. Por isso, o Porvir e o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) discutem no episódio 7 o que diz a nova lei, como ela se relaciona com as políticas públicas, as diferenças entre medidas para o ensino público e privado e também como tratar dados sensíveis.

Participam da conversa Thalles Gomes, coordenador do Projeto de Seleção e Aquisição de Tecnologias Educacionais do CIEB, Gabriel Romitelli, analista do CIEB, além de Sofia Lima Franco e Natalia Langenegger, advogadas do escritório Rennó Penteado Sampaio Advogados.

A apresentação é de Vinícius de Oliveira, editor do Porvir. Edição e mixagem por Rodrigo Paciência.

Links importantes
⬇️  Manual de Proteção de Dados para Gestores e Gestoras Públicas Educacionais

Quer saber mais sobre tecnologia na educação?
Clique e acesse

CIEB

TAGS

podcast, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x