Porvir e CIEB lançam podcast para discutir tecnologia na educação - PORVIR
Crédito: Cheremuha/iStockphoto

Blog

Porvir e CIEB lançam podcast para discutir tecnologia na educação

Com a participação do secretário de educação do Espírito Santo, primeiro episódio reflete sobre como secretarias estão se organizando para promover aulas remotas

por Redação ilustração relógio 9 de abril de 2020

O Porvir, a principal plataforma de comunicação e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil, e o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) lançam nesta quinta-feira (9), o primeiro episódio de uma série de 10 podcasts para discutir como a tecnologia educacional pode potencializar a aprendizagem.

Com escolas fechadas por conta da pandemia do coronavírus COVID-19, o tema do primeiro episódio trata dos desafios encontrados por redes públicas de todo o país para promover aprendizagem remota. “Já estava nos nossos planos discutir o potencial da tecnologia para a aprendizagem, junto com o CIEB, em uma série de podcasts este ano. O isolamento social só aumentou a urgência dessa discussão”, afirma Tatiana Klix, diretora do Porvir.

Com apresentação de Vinícius de Oliveira, editor do Porvir, e as participações de Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, e de Vitor de Angelo, secretário de educação do Espírito Santo, a conversa passou por questões que estão no centro das preocupações das secretarias neste momento: o cenário de conectividade, como garantir de qualidade e equidade para todos os estudantes, quais são as melhores metodologias para atividades educacionais a distância e lições já aprendidas pelas equipes de gestão desde o início do período de afastamento social e suspensão das aulas.

Outro ponto também abordado foi o impacto da quarentena para o ano letivo. Enquanto toda a sociedade está preocupada com os efeitos causados pelo vírus na economia, no podcast do Porvir em parceria com o CIEB o centro do debate foi a educação. Qual o tamanho do prejuízo causado pelas escolas fechadas para a aprendizagem dos alunos? É algo que se recupera apenas ampliando a jornada quando as aulas voltarem?

Lúcia também comentou sobre as ferramentas gratuitas produzidas pelo CIEB e que podem ser úteis para apoiar professores e gestores. “Nós montamos para os secretários uma sistematização de estratégias de aulas remotas e uma ferramenta que orienta como implementá-los a partir dos recursos que ele já possui na rede”, disse. Outro recurso disponível no site do CIEB que responde às demandas deste momento é a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, que apresenta resultado na hora para o educador e apoia secretarias a desenharem seus programas de formação de maneira mais assertiva.

De uma forma ou de outra, uma das lições da conversa é como a escola ocupa e sempre vai ocupar um papel central na vida dos alunos e do processo educacional.

Como ouvir

Clique no botão play aqui embaixo para ouvir e, se puder, mande sua dúvida, sugestão ou crítica para contato@porvir.org.  O Podcast do Porvir em parceria com o CIEB está disponível no Deezer, SpreakerSpotify. Entre os próximos temas a serem discutidos estão formação de professores, inteligência artificial, planos de tecnologia e recursos digitais para aprendizagem.

Parceria

O podcast sobre tecnologia na educação é uma das iniciativas que Porvir e CIEB vão realizar em parceria em 2020. Ao longo ano, a ideia é discutir no podcast temas como tendências, competências de professores, recursos digitais e infraestrutura escolar, sempre trazendo representantes do CIEB e outros especialistas. Além do podcast, o Porvir também vai publicar uma série de reportagens sobre Educação Conectada, com apoio do CIEB. Serão 12 reportagens ao longo do ano. Também está previsto a publicação de um especial no Porvir sobre Escolas Conectadas, que mostrará como escola, gestor, professor e estudante precisam se desenvolver para que o uso de tecnologia potencialize a aprendizagem.


TAGS

aprendizagem colaborativa, competências para o século 21, dispositivos móveis, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

7 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
7
0
É a sua vez de comentar!x