Porvir forma Conselho Jovem para reforçar voz do estudante em suas ações - PORVIR
crédito: Sergey Nivens / Fotolia.com

Blog

Porvir forma Conselho Jovem para reforçar voz do estudante em suas ações

Iniciativa pretende estimular a produção de conteúdos e a mobilização social em prol da participação do jovem na transformação da educação

por Redação ilustração relógio 2 de maio de 2018

Por acreditar que os estudantes devem estar envolvidos em qualquer mudança educacional, o Porvir deu início a uma nova ação para trazer a voz dos jovens para a sua produção de conteúdo e mobilização social. Com a participação de estudantes de diferentes regiões do país, agora temos um Conselho Jovem que será responsável por trazer a perspectiva da juventude para o debate sobre inovações educacionais.

Leia mais:
Documento apresenta propostas para fortalecer participação do jovem na educação
Conheça o guia Participação dos Estudantes na Escola
Como é o universo do jovem
Como promover a participação: escuta, escolha, coautoria e corresponsabilização

Os conselheiros estão divididos nas cinco regiões do país, em 11 cidades diferentes: Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Recife (PE), Rio das Ostras (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Porto Velho (RO).

“Com essa iniciativa, queremos que os estudantes sejam protagonistas de mudanças educacionais, sejam ouvidos em debates relevantes e nos ajudem a falar de temas importantes para a juventude”, diz Larissa Alves, mobilizadora social do Porvir e articuladora do Conselho Jovem.

Os integrantes do conselho foram escolhidos por meio de um processo seletivo que contou com a participação de quase 60 estudantes. Eles foram indicados por professores autores do Diário de Inovações e parceiros do Porvir.

Conheça todos os participantes:

Os conselheiros foram escolhidos após preencherem um formulário online e participarem de entrevistas por telefone, que levaram em conta alguns requisitos: estar no ensino médio, ter um perfil comunicativo, participar de projetos de transformação da sua escola ou comunidade e demonstrar interesse em se aprofundar no debate sobre educação.

A primeira atividade do Conselho Jovem aconteceu nos dias nos dias 15 e 16 de abril, quando os estudantes se reuniram no Rio de Janeiro (RJ) para participar do Educação 360 Jovem, evento promovido pelos jornais O Globo e Extra.

Veja o mapa mental sobre o Educação 360 Jovem que foi elaborado pelo conselheiro Túlio Fogagnoli 

Nas próximas semanas, convidados pela equipe do Movimento pela Base Nacional Comum, o conselheiros do Porvir irão participar das cinco audiências públicas para discutir a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio.

Confira o material produzido pelos estudantes durante o primeiro encontro do Conselho Jovem do Porvir:

Baixe aqui o material..


TAGS

participação dos estudantes

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x