Prêmio WISE destaca projetos com foco em equidade, tecnologia e primeira infância - PORVIR
Projeto Ahlan SimSim/Divulgação Prêmio Wise

Inovações em Educação

Prêmio WISE destaca projetos com foco em equidade, tecnologia e primeira infância

Conheça os seis vencedores do Prêmio WISE 2023, eleitos pela abordagem inovadora às questões urgentes da educação

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 18 de setembro de 2023

Os projetos selecionados pela Qatar Foundation no WISE Awards 2023 se destacam por proporcionar soluções inovadoras para desafios como a falta de acesso à educação de qualidade, a necessidade de educação atualizada em tecnologia, a integração de refugiados, o apoio ao desenvolvimento da primeira infância, a promoção da educação ambiental e a necessidade de avaliações educacionais equitativas.

Nesta edição, a Qatar Foundation selecionou seis iniciativas de cinco países diferentes como vencedoras em um universo de 404 projetos que se inscreveram ou foram indicados ao prêmio. Ao longo dos últimos 15 anos, o WISE recebeu mais de 5.300 inscrições de 151 países. Até hoje, 90 projetos foram premiados por sua inovação, contribuição positiva e capacidade de adaptação e expansão.

Confira um resumo dos premiados em 2023. 

1) Tekwill in Every School (Tekwill em todas as escolas)

Sede: Moldávia

Fundada em 2006, a ATIC (Associação de Tecnologia da Informação e Comunicação) é a principal associação de ação e a voz da indústria de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da Moldávia, que promove o desenvolvimento do setor de TIC no país do leste europeu por meio de parcerias entre empresas, governo, instituições estatais e organizações internacionais. 

Com 16 anos de experiência nas áreas de STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática), a ATIC já implementou diversos projetos educacionais e de empreendedorismo. Um dos projetos mais bem-sucedidos da ATIC é o Tekwill, concebido como uma parceria público-privada nacional para atender às necessidades da indústria de TIC, suprindo a falta de capital humano e apoiando o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.

Jovens apresentam trabalho de ciências sobre estrutura celular
Crédito: Divulgação/WISE

Solução e abordagem

O programa “Tekwill em Todas as Escolas” – TiES – é um dos maiores programas educacionais da Moldávia, criado com o objetivo de oferecer aos estudantes oportunidades educacionais equitativas, alinhadas às necessidades do mercado de TI. 

O projeto é implementado pela ATIC em parceria com o Ministério da Educação e Pesquisa, a Agência de Governo Eletrônico e com o apoio de parceiros internacionais de desenvolvimento como USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), Suécia, União Europeia e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) Moldávia. 

Em três anos desde sua implementação, o TiES desenvolveu 8 cursos (profissões do futuro) que estão disponíveis gratuitamente em uma plataforma online, em romeno e russo. Atualmente, mais de 1 mil professores de 333 escolas em todo o país ensinam os cursos Tekwill como matérias eletivas. E mais de 50 mil alunos já cursaram pelo menos um módulo Tekwill. No site, estudantes adquirem habilidades práticas e conhecimentos em áreas relacionadas às profissões do futuro (programação, desenvolvimento de software, IA (Inteligência Artificial), habilidades da indústria criativa, habilidades socioemocionais e empreendedorismo) já a partir do 7º ano.

Impacto e desenvolvimento futuro

Atualmente, o programa TiES alcança 60% das escolas secundárias do país. O objetivo é conectar até 90% de todas as escolas secundárias moldavas até 2024, o que significa integrar outras 101 escolas. Ao atingir esse objetivo, um em cada três alunos na Moldávia terá a oportunidade de acessar cursos modernos, alinhados às demandas do mercado, preparando-os para o sucesso futuro como jovens especialistas após a formatura.

2) ICAN – Avaliação Internacional Comum de Numeracia

Sede: Nairóbi, Quênia
Alcance: Bangladesh, Índia, Mali, México, Moçambique, Nigéria, Nepal, Nicarágua, Paquistão, Quênia, Uganda, Senegal e Tanzânia.

A busca por metas educacionais globais, como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, aumentou a pressão sobre países de renda baixa e média para aderirem a avaliações internacionais. Muitas dessas avaliações foram criadas considerando a realidade dos países do Norte Global, que têm características como matrícula universal prolongada, registros completos de escolas e muitos pais alfabetizados; dados abrangentes de todas as escolas no país, e uma proporção significativa de famílias alfabetizadas, capazes de apoiar melhor o aprendizado de seus filhos.  

As avaliações são voltadas para políticos e planejadores, não para professores e famílias. Isso deixa uma lacuna de informações para onde muitas crianças do Sul Global se encontram. É vital medir habilidades básicas de leitura e matemática nos primeiros anos escolares para identificar e resolver problemas cedo.

Criança lendo em um livro didático
Crédito: Divulgação/WISE

Solução e abordagem

A Rede PAL criou o ICAN, uma ferramenta de avaliação acessível, para atender às necessidades do Sul Global. Foi projetado para monitorar o progresso do ODS 4.1.1 (a) e está alinhado ao Framework Global de Proficiência.

Impacto e Desenvolvimento Futuro

A Rede PAL, inspirada no sucesso do ICAN, está criando a ELANA, uma avaliação de linguagem, alfabetização e numeracia (capacidade de raciocinar e aplicar conceitos numéricos simples). ELANA avalia linguagem oral, decodificação e compreensão leitora, focando em crianças de 4 a 10 anos. Ela ajuda a entender a transição da pré-escola para os primeiros anos escolares e medirá metas do ODS 4.1.1(a) e 4.2. No final, ELANA será digital e terá características adaptativas.

3)  NaTakallam

Sede: Nova York, Estados Unidos

Apenas 1% dos refugiados são formalmente reassentados, recebendo uma permissão de trabalho e uma chance de recomeçar suas vidas. A NaTakallam utiliza a tecnologia para enfrentar o desafio de milhões de pessoas deslocadas altamente educadas e suas comunidades anfitriãs sem acesso à renda. Refugiados trabalham como tutores, instrutores de intercâmbio cultural e tradutores, fornecendo aos clientes serviços linguísticos de alta qualidade e construindo pontes interculturais. Embora originalmente criado para apoiar sírios ensinando árabe, as sessões também são oferecidas em espanhol, francês, persa, armênio, curdo, russo e ucraniano.

Reunião de grupo de refugiados do projeto NaTakallam
Crédito: Divulgação/WISE

Solução e abordagem

NaTakallam faz parcerias com escolas de educação básica e universidades para oferecer aos estudantes aulas de idiomas de qualidade e inovadoras. Uma variedade diversificada de cursos acessíveis e programação flexível é projetada para atender às necessidades dos alunos. Também são oferecidas sessões especificamente projetadas para combater estereótipos em relação aos refugiados e ir além das manchetes.

Impacto e desenvolvimento futuro

Em 2023, a organização pretende lançar um programa destinado a estudantes francófonos que estão aprendendo árabe. Ele oferece prática conversacional com falantes nativos como complemento ao currículo universitário e de ensino médio.

4) Ahlan Simsim

Sede: Nova York, com o Escritório Regional do Oriente Médio e Norte da África (MENA) do IRC localizado em Amã, Jordânia
Alcance: Iraque, Jordânia, Líbano e Síria

Para milhões de crianças na região MENA (Oriente Médio e Norte da África), conflitos e crises marcam a fase mais importante para o desenvolvimento com deslocamento, caos e violência. Isso impactou negativamente sua formação intelectual e socioemocional, ameaçando sua prosperidade econômica, saúde e bem-estar a longo prazo. Estudos indicam que intervenções em desenvolvimento da primeira infância são essenciais para ajudar crianças e famílias a prosperar após experiências traumáticas.

Com financiamento das fundações MacArthur e LEGO, a Sesame Workshop e o IRC (sigla em inglês para Comitê Internacional de Resgate) lançaram a iniciativa Ahlan Simsim em 2018. O objetivo é promover o desenvolvimento infantil e a aprendizagem lúdica para crianças afetadas por conflitos no Oriente Médio.

Professora mostra boneco para menina pequena. Ao lado, um menino observa
Crédito: Divulgação/WISE

Solução e abordagem

Unindo a expertise do IRC em comunidades em crise ao impacto comprovado da mídia educacional da Sesame Workshop, Ahlan Simsim é uma iniciativa transformadora. Ela oferece apoio para crianças em regiões afetadas por conflitos aprenderem e prosperarem. A iniciativa integra recursos de mídia educacional, como o premiado programa de TV Ahlan Simsim, com modelos de programas sustentáveis e locais. 

Estes são entregues pelo IRC, parceiros locais e governamentais. A parceria é fundamental e envolve mais de 60 instituições locais, incluindo 12 ministérios nacionais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Os programas ajudam crianças e adultos, em ambientes formais e informais, presenciais ou remotos.

Impacto e desenvolvimento futuro

O programa colabora com a NYU (Universidade de Nova York) para avaliar o impacto da mídia e programação. Os resultados mostram resultados positivos dos programas Ahlan Simsim. 

O IRC e a Sesame estão planejando a próxima fase do Ahlan Simsim para ampliar sua atuação. O foco é divulgar ações e aprendizados, estabelecendo um novo padrão para como o mundo atende às necessidades de crianças afetadas por conflitos e incentivando o setor humanitário a priorizar o desenvolvimento da primeira infância.

5) Redes de Educação Baseada na Natureza

Sede: Bogotá, Colômbia
Alcance Geográfico: Colômbia, EUA, Peru, Costa Rica e Chile

A OpEPA (Organização para Educação e Proteção Ambiental), uma ONG colombiana sediada em Bogotá, trabalha desde 1998 para reconectar jovens à natureza e construir comunidades mais sustentáveis e pacíficas. Por meio da educação baseada na natureza e da interpretação do patrimônio, a OpEPA atuou em 26 dos 32 departamentos da Colômbia, focando em educação, turismo ecológico e culturas regenerativas.

As Redes de Educação Baseada na Natureza são espaços de colaboração entre escolas e atores locais para valorizar espaços verdes. Em 2015, surgiu a Red de Colegios Cerros de Bogotá, comunidade que envolve 101 instituições educacionais. Ela incentiva a valorização dos Eastern Hills, um ecossistema estratégico.

Grupo durante expedição do projeto sobre redes de aprendizagem com a natureza
Crédito: Divulgação/WISE

Solução e abordagem

O modelo foi replicado em 13 “biodivercidades” da Colômbia, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Foram criadas redes que conectaram 145 escolas e 460 professores por meio de oficinas e programas online. O foco é formar uma comunidade de aprendizado que promova a relação harmoniosa entre pessoas e natureza, incentivando práticas sustentáveis e éticas.

Impacto e desenvolvimento futuro

O principal impacto é a formação de comunidades de aprendizado voltadas à natureza e a valorização de espaços verdes nas cidades. No futuro, a ONG planeja expandir esse conceito para cidades da América Latina e do mundo, incentivando o aprendizado centrado na natureza.

6) Rocket Learning – Catalyzing early childhood education at scale (Catalisando a educação infantil em larga escala)

Sede: Nova Délhi, Índia
Alcance: 7 estados e 80 distritos na Índia

Mais de 85% do desenvolvimento cerebral ocorre antes dos oito anos de idade. Nessa fase, crianças indianas de baixa renda têm quase nenhuma estimulação cognitiva em instituições ou em casa. Elas já estão atrás de seus colegas de maior renda – 43% não reconhecem o alfabeto e 35% não identificam os números de 1 a 9 no 1º ano.

Grupo de crianças observa adulto exibindo vídeo em um celular
Crédito: Divulgação/WISE

Solução e abordagem

O Rocket Learning potencializa o aprendizado infantil em larga escala, conectando o sistema governamental, professores, trabalhadores de centros sociais em áreas rurais e famílias. A organização promove mudanças comunitárias usando tecnologia, mídia e incentivos sociais. A solução capacita professores e pais a fornecerem educação de alta qualidade a 1 milhão de crianças em 70 mil salas de aula em sete estados indianos. Isso é feito através de um modelo digital de baixo custo que envia conteúdo contextualizado em língua local via WhatsApp. Os professores e pais são incentivados a compartilhar suas respostas, permitindo motivação contínua por meio de estímulos em tempo real.

Impacto e desenvolvimento futuro

A solução da Rocket Learning apresentou melhorias no aprendizado, com crianças atendidas estando entre os 30% melhores de suas turmas na escola. O custo é de 50 centavos por criança ao ano. A meta é atender 5 milhões de crianças em três anos e revolucionar o aprendizado infantil no Sul Global.

➡️ Relembre os vencedores de 2022


TAGS

educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, equidade, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x