Professora simula viagem aérea para ensinar biomas brasileiros
Com direito a uniforme de aeromoça e cartões de embarque, educadora transforma aula de ciências do 7ª ano em passeio de avião
por Thaís Sanches 15 de dezembro de 2021
Preparar o roteiro, arrumar as malas e fazer o check-in do avião… todos esses preparativos antecedem uma das melhores coisas da vida: viajar! Como já dizia o poeta Mario Quintana (1906-1994), “viajar é trocar a roupa da alma!”
Foi a partir desse tema que me inspirei a desenvolver uma das aulas mais marcantes no meu ano de 2021: “A viagem nos biomas brasileiros”.
Meu nome é Thaís Sanches, sou professora de ciências na cidade de Maringá (PR) e essa ideia de aula temática surgiu a partir de um problema que estava enfrentando em sala de aula: a desmotivação dos alunos para o estudo de biomas.
Ver essa foto no Instagram
Isso porque, de 2020 para 2021, estávamos na transição de novas apostilas para ficarmos de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e muitos conteúdos acabaram sendo redistribuídos para as séries. Logo, o 7º ano (no ano anterior) já tinha estudado todas as características dos biomas e teria que rever novamente, devido à mudança da apostila. Foi aí que tudo começou: “Ah, professora, biomas de novo não!”, “Não gostei de estudar isso!”, “Prof, vamos pular esse conteúdo?”.
Voltei para casa pensativa. Como poderia reverter essa situação? Liguei os pontos e pensei: bioma é “uma área geográfica de grandes dimensões, constituída por um complexo único de ecossistemas como vegetação, solo e fauna característicos e um tipo de clima predominante” – portanto, são lugares que poderíamos conhecer em uma viagem, não é mesmo?
Tinha uma semana para pensar em todos os detalhes da aula e queria que os alunos tivessem uma imersão dentro da história! A proposta foi a seguinte: surgi na sala com uniforme e chapéu de aeromoça, uma mala de viagem e pedi para que todos se retirassem da sala. Entreguei para cada aluno uma passagem área personalizada e expliquei que os levaria levar para uma viagem inesquecível!
Todos entraram na sala já super empolgados e imersivos na proposta da aula. Apresentei o roteiro de viagem para eles e disse que sobrevoaríamos todos os biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa.
Os slides foram um ponto de apoio muito importante, uma vez que por meio de tópicos eu fui explicando a característica de cada um dos biomas.
Como toda viagem, é muito bacana registrarmos todas as nossas aventuras em um Diário de Bordo. Portanto, como fechamento da aula e checagem da aprendizagem, solicitei aos alunos que desenvolvessem um diário, no qual descrevessem as principais características dos biomas (e ilustrassem os animais e vegetais que conseguiram observar) para me a próxima aula.
Alguns detalhes importantes: se tiver recursos, você pode deixar a atividade ainda mais personalizada, produzindo uma sacolinha de “snacks” e petiscos para os seus passageiros. Vale lembrar que toda essa simulação que descrevi acima ocorreu em uma aula de 50 minutos.
É uma atividade super acessível que poderá ser o diferencial para suas aulas de biomas nunca mais serem as mesmas. Boa viagem!
Thaís Sanches
Doutoranda no programa de pós-graduação em ensino de biociências e saúde da Fiocruz. Desde 2013, é professora de ciências no ensino fundamental 2 na cidade de Maringá (PR). Formada em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pedagogia pela Unicesumar, é mestre na área de divulgação científica no Programa de Biologia Comparada (PGB) pela UEM. Especialista no ensino de biologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em métodos e técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Administradora e proprietária do canal @thaisplicando.ciencias (no Instagram) que, desde janeiro de 2019, tem como principal objetivo inspirar professores de ciências e biologia com atividades didáticas para tornar a sala de aula mais alegre e lúdica.