Programa de desenvolvimento de lideranças educacionais do Ensina Brasil tem inscrições abertas - PORVIR
Crédito: Freepik

Inovações em Educação

Programa de desenvolvimento de lideranças educacionais do Ensina Brasil tem inscrições abertas

Iniciativa faz parte da rede global Teach for All, presente em mais de 60 países, e já impactou cerca de 80 mil estudantes brasileiros

por Redação ilustração relógio 27 de agosto de 2021

O Ensina Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças. Em seu sexto ano, a organização busca jovens de diversas áreas de bacharelado e licenciatura, com perfil de protagonismo, que queiram atuar, de forma remunerada, em escolas públicas do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pernambuco.

O programa, que tem o objetivo de transformar a educação no Brasil, faz parte da rede Teach for All, presente em mais de 60 países pelo mundo, e já impactou cerca de 80 mil estudantes brasileiros. Graduados, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022 (leia mais abaixo), em qualquer área, têm até o dia 20 de setembro para se inscreverem no processo seletivo diretamente no site do Ensina Brasil.

Além de transformar a vida de alunos da rede pública, os “ensinas” obtêm, através do programa, capacitações que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ao longo dos dois anos, além da experiência com os alunos, são cerca de 500 horas de formação presencial e/ou virtual. Com isso, eles incrementam diversas competências, como por exemplo, resolução de problemas, criatividade e inovação e mentalidade de crescimento.

Para isso, os selecionados obtêm mentorias personalizadas, acesso a programas de formação continuada, cursos em universidades parceiras da entidade e certificações reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação). O objetivo é que após os dois anos e todas as formações, os integrantes da rede continuem gerando impacto ao longo de suas trajetórias profissionais.

“A iniciativa não se restringe apenas a desenvolver as habilidades de novos e futuros professores e lideranças. Nosso objetivo é que os escolhidos contribuam com o desenvolvimento da educação no Brasil, tornando os participantes em agentes de transformação social. Portanto, buscamos pessoas que tenham sonhos grandes para si mesmos e para os outros”, afirma Erica Butow, diretora-presidente do Ensina Brasil.

Atualmente, o programa está presente nas cidades de Vitória e Cariacica, no Espírito Santo, Caruaru e Petrolina, em Pernambuco, São Luís, Açailândia, Imperatriz e Alcântara, no Maranhão, Luziânia, em Goiás e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Critérios
– Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);
– Português fluente;
– Curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022*;
– Diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;
– Disponibilidade para participar da formação inicial com 2 módulos: ​​

a. Módulo online de até 45 horas em dezembro de 2021, podendo haver dedicação síncrona em horário não comercial (cerca de 15 horas), com o restante da dedicação assíncrona;
b. Módulo online de até 40 horas semanais em janeiro de 2022, a partir do dia 03, de forma síncrona em horário comercial.

– Disponibilidade para participar do programa a partir do início das aulas em 2022 e permanecer por 2 anos letivos no programa. Normalmente o início das aulas se dá em fevereiro, mas devido ao contexto da Covid-19, essa confirmação ocorrerá ao longo do segundo semestre;

– Disponibilidade para morar fora de sua cidade por 2 anos, a partir de fevereiro de 2022. O participante deve estar apto para mudar de Estado ou Município caso não seja alocado no seu local de residência.

* Caso já atue como professor(a) das redes públicas de ensino em que o Ensina Brasil atua, o interessado poderá se inscrever com curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2007 e janeiro de 2022.

Leia mais: Projeto usa ligações telefônicas para restabelecer vínculos entre alunos e professores


TAGS

formação continuada

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x