Projeto convida estudantes a pensar em soluções para educação e economia
Estudantes de escolas públicas e privadas podem enviar suas inscrições para iniciativa do Jornal Joca e do site Tino Econômico até o dia 10 de abril de 2023
por Redação 4 de abril de 2023
E se as juventudes sempre fossem ouvidas sobre assuntos como educação, economia, política e outros temas? A participação dos estudantes pode trazer boas ideias não só para a escola, como também para a sociedade.
Em uma proposta de resolução de problemas, os jornais Joca – dedicado ao público infantil – e Tino Econômico lançam o projeto Futuro em Pauta.
A ideia principal da iniciativa é fazer com que estudantes do ensino fundamental e médio elaborem ideias, sugestões e soluções possíveis para desafios na economia e na educação brasileiras. Ao final, essa produção será organizada em um documento a ser entregue aos ministros da Fazenda e da Educação, em agosto de 2023.
Qualquer estudante, seja de escola pública ou privada, é convidado a participar. Tanto as inscrições – que se encerram no próximo dia 10 de abril – quanto sugestões podem ser enviadas gratuitamente. A ideia é que esse exercício seja feito dentro das escolas, levando os jovens a refletir com o apoio de seus educadores. Inscreva-se aqui.
“Dessa forma, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de participar de maneira efetiva do desenvolvimento do Brasil, compartilhando suas ideias com os ministros das áreas e mostrando a perspectiva da juventude sobre assuntos que a afetam diretamente, assim como sua expectativa para o país nos próximos anos”, explica Sthéphanie Habrich, diretora executiva dos jornais Joca e Tino Econômico.
Para dar suporte às atividades e fomentar o debate entre os estudantes, a Editora Magia de Ler oferecerá às escolas insumos com dados e informações sobre educação e economia e planos de aula para estimular a reflexão e o debate, com ideias sobre organização de atividades relacionadas às escolas. No entanto, o uso deste material não é obrigatório.