Dicas, jogos e projetos pedagógicos para engajar alunos no combate à dengue - PORVIR
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Inovações em Educação

Dicas, jogos e projetos pedagógicos para engajar alunos no combate à dengue

Confira estratégias para mobilizar e conscientizar os alunos sobre como enfrentar a epidemia de dengue no Brasil

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 7 de março de 2024

O Brasil vive uma epidemia de dengue e tudo indica que o surto será o maior da história. Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Distrito Federal, declararam estado de emergência devido ao aumento de casos da doença: até a tarde da segunda-feira, 4, foram contabilizados 1.212.263 casos apenas em 2024, pouco menos do que o total registrado em todo o ano de 2023 (1,6 milhão). Até a publicação desta reportagem, registaram-se 278 mortes e, ao menos, 744 estão em investigação para comprovar a relação com a dengue.

Na tentativa de incentivar o combate ao mosquito Aedes aegypti, muitas instituições estão organizando debates e atividades com suas comunidades. As escolas também seguem com campanhas de proteção. O governo federal, por meio do Programa Saúde na Escola, realizará semanas de atividades até dezembro em mais de 102 mil instituições públicas de ensino, com expectativa de que 25 milhões de estudantes sejam orientados sobre como enfrentar a arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela). 

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

De vídeos animados com cenários do jogo Minecraft a projetos científicos, existem diversas maneiras de abordar o tema de uma maneira engajadora. Para apoiar os educadores que pretendem desenvolver atividades sobre como enfrentar o mosquito e suas doenças relacionadas, o Porvir reuniu algumas estratégias que podem ser aplicadas em sala de aula. Confira!

➡️Quais ações têm sido feitas na sua escola? Compartilhe-as conosco, deixe seu comentário ao final da matéria!

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, neste ano é centrado na temática “Defender a vida, ampliar a vacinação, combater a dengue e promover saúde nos territórios”. As ações serão realizadas nacionalmente até dezembro de 2024, e os materiais, como filmes e adesivos, ficam disponíveis no site oficial do projeto. Semanalmente, são disponibilizados cadernos temáticos, trilhas educativas e outros materiais digitais na Plataforma MEC Recursos Educacionais Digitais.

Animação “O vírus da dengue no corpo”

Disponível no site oficial do doutor Drauzio Varella, médico cancerologista e escritor, a animação de pouco mais de um minuto é bastante didática. A página ainda traz conteúdos importantes comentados pelo especialista, como as fases da dengue no corpo e um episódio do podcast “DrauzioCast” sobre dengue e arboviroses.

Documentário “O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti
Produzido pelo setor de produção e tratamento de imagem do Instituto Oswaldo Cruz, e dirigido por Genilton Vieira, o documentário traz imagens reais e virtuais que descrevem o ciclo de vida do mosquito, alertando para a necessidade do controle de criadouros do Aedes aegypti.

Minecraft e o combate ao mosquito

Que tal aproveitar o interesse dos alunos pelo universo dos games? Recorrendo ao cenário de Minecraft, o youtuber Marco Túlio, do canal AuthenticGames, criou um vídeo que traz orientações para combater o Aedes aegypti. A história mostra vários moradores de uma casa que apresentam sintomas de dengue, como febre e dores de cabeça. Ao perceber o problema, alguns personagens começam a percorrer a vizinhança em busca de possíveis focos do mosquito. Além de exibir o vídeo, os professores também podem se inspirar no game e propor uma atividade para os alunos utilizarem os blocos virtuais do Minecraft na construção de cenários e histórias que tratam do tema.

Jogos contra a dengue

  • No jogo criado pela equipe do Ludo Educativo, projeto de extensão universitária que desenvolve jogos educativos e os disponibiliza gratuitamente na internet, a protagonista, uma criança de 7 anos chamada Sofia, se aventura para encontrar focos da dengue e acabar com os mosquitos transmissores da doença. 
  • A plataforma Wordwall, voltada para atividades personalizadas em sala de aula, também reúne diferentes jogos criados por educadores relacionados ao debate sobre a doença, como combine os pares, forca e verdadeiro ou falso. Com o plano básico, professores podem criar até 5 atividades gratuitamente na página.
  • Voltado para o primeiro ano do ensino fundamental, o jogo online Ariê e Yuki contra os mosquitos pode ser acessado por tablets ou celulares. Os personagens, um leão e um gato, lutam para acabar com os transmissores da dengue.

Quadrinhos 

  • Menino Maluquinho – Para os professores que desejam trabalhar diferentes linguagens, as histórias em quadrinhos também podem ser uma opção que ajudam a abordar o tema. Em duas edições (primeira e segunda), o Menino Maluquinho, famoso personagem do cartunista Ziraldo, convoca sua turma para combater o mosquito Aedes aegypti.
  • Que mosquito é esse? – Voltado para o público infantojuvenil, o gibi foi criado por especialistas do Instituto Oswaldo Cruz e do Colégio de Aplicação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A história aborda a biologia do Aedes aegypti, incluindo o ciclo de vida do mosquito, hábitos e aspectos morfológicos, e ensina a identificar focos de reprodução do inseto e como eliminá-los. O download é gratuito. 

Planos de aula

  • A professora Gizele Gasparrini, do Colégio Albert Sabin, de São Paulo, propôs aos seus alunos que pensassem em armadilhas para o mosquito da dengue. Confira o plano de aula disponível no site da Nova Escola.
  • De autoria da professora Simone de Oliveira Heinen da Silveira, o plano de aula Todos Contra a Dengue, disponível no Portal de Educação do Instituto Claro, é voltado para alunos do ensino fundamental 1. 

Atividades práticas

  • Aplicativo Sai Zica – O professor Leandro Ferreira de Oliveira, da Escola Municipal Professora Regina Mallouk, em São José do Rio Preto (SP), criou o aplicativo Sai Zika para os estudantes, sobre como evitar criadouros do mosquito, com um jogo, história em quadrinho e música. “No aplicativo, o aluno aprende como combater o Aedes aegypti e formas de prevenção contra a dengue”, explicou o professor ao portal G1.
  • Mosquitoramento – O projeto acadêmico “Mosquitoramento”, criado por professores e alunos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), utiliza recursos de inteligência artificial para mapear o fluxo do Aedes aegypti. Com um gravador de som plugado a um processador capaz de traduzir ondas sonoras em gráficos em tempo real, a solução faz um mapeamento digital da proliferação do mosquito da dengue, permitindo o mapeamento do fluxo de proliferação da espécie, informa o site Valores do RS. A iniciativa é finalista do Santander X Global Award University, prêmio global de empreendedorismo do Santander.
  • Repelente e inseticida natural – Tucum mirim é um fruto típico da região de cerrado, utilizado como unguento no tratamento contra picada de insetos. É a base do projeto do estudante Gustavo Botega Serra, morador de Imperatriz (MA), que ganhou o segundo lugar na categoria Animal Sciences da International Science and Engineering Fair – a maior feira de ciências e engenharia do mundo. Nos laboratórios da Universidade Estadual do Maranhão, por meio do programa Cientista Aprendiz, do qual participa a Escola Santa Teresinha (seu colégio à época), o estudante atestou a eficácia do fruto e desenvolveu um modelo de inseticida e de repelente à base de álcool, extrato e óleo da polpa coletados e produzidos a partir do fruto.
  • Cápsulas sustentáveis – Desenvolvido por estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, localizada em Cascavel (CE), o projeto ARBOCAPS: Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em Combate à Arboviroses utiliza cápsulas que, quando colocadas em água parada, liberam biocompostos que impedem a proliferação do mosquito. A iniciativa conquistou o prêmio principal da 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung.

TAGS

aprendizagem baseada em projetos, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x