Propostas para os Anos Finais do Ensino Fundamental - PORVIR
Crédito: Halfpoint / Fotolia.com

Blog

Propostas para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Gestores educacionais, especialistas e adolescentes constroem propostas objetivas para uma educação conectada com os adolescentes do século 21

por Grupo de Trabalho Anos Finais ilustração relógio 20 de outubro de 2017

Em setembro de 2017, gestores educacionais, especialistas e adolescentes de todo o país se encontraram em Brasília para debater os desafios e as oportunidades que permeiam os Anos Finais do Ensino Fundamental, uma etapa de ensino que costuma ficar em segundo plano no cenário da educação brasileira.

Promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o Banco Mundial, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Inspirare, o Seminário Internacional – Desafios e Oportunidades para os Anos Finais do Ensino Fundamental buscou dar início a um processo de virada nesta realidade.

O evento apresentou dados, referências e experiências sobre o tema e culminou com a construção coletiva de um valioso conjunto de recomendações para transformar as redes de ensino e as escolas em espaços significativos, que promovam de fato o engajamento, a aprendizagem e o desenvolvimento dos adolescentes.

Confira abaixo as apresentações dos palestrantes, as recomendações elaboradas coletivamente para conectar os Anos Finais com interesses, realidades e necessidades dos adolescentes do século 21 e material sobre a plataforma Faz Sentido, que busca apoiar redes, escolas e professores que atuam nessa etapa de ensino.

Destacamos que as recomendações foram construídas com a colaboração de representantes da Undime, de secretarias e conselhos estaduais de educação, especialistas e adolescentes, portanto não expressam necessariamente a opinião dos organizadores do seminário. Trata-se de um cardápio diversificado de possibilidades, capazes de inspirar e orientar o trabalho de escolas e redes de ensino.

Esperamos que sejam úteis para você também!

Resumo das propostas para Anos Finais do Fundamental

Apresentação de palestrantes sobre Anos Finais do Fundamental


TAGS

competências para o século 21, ensino fundamental, equidade, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x