Retrospectiva 2022: quais foram as matérias mais lidas no Porvir?
Confira as 10 reportagens mais acessadas durante o ano em diferentes temas
por Ana Luísa D'Maschio 26 de dezembro de 2022
Saúde mental, educação midiática, formação do gestor, juventudes e mercado de trabalho. Entre as reportagens publicadas pelo Porvir em 2022, alguns temas chamaram mais a atenção da nossa audiência. Saiba quais foram as mais lidas do ano na lista abaixo:
10 planos de aula sobre Projeto de Vida para você usar agora mesmo
Projeto de Vida é um tema que tem aparecido cada vez mais na rotina dos docentes e tem feito sucesso no Porvir desde quando publicamos os primeiros infográficos sobre as mudanças no ensino médio. Fazer com que os estudantes pensem a respeito do seu futuro e também sobre quem são é uma tarefa que não deve mais ser ignorada pelos professores e deve fazer parte de todo o planejamento curricular das escolas.
#FakeToFora: Projeto voltado à checagem nas eleições traz planos de aula gratuitos
Focadas na promoção da cidadania do jovem eleitor e nas informações confiáveis no período eleitoral, metodologias ativas podem ser aplicadas por professores de qualquer disciplina. Incentivar o processo democrático é um dos principais objetivos do Projeto #FakeToFora. Criado pelo Instituto Palavra Aberta, por meio do programa EducaMídia e de apoiadores oficiais, como o próprio Tribunal Superior Eleitoral e a Câmara dos Deputados, a iniciativa convida educadores e estudantes que se preparam para votar a analisar a origem das informações.
Existe formação acadêmica ideal para um gestor escolar?
A gestão precisa de um olhar holístico para as áreas administrativas, financeiras e pedagógicas, com formação e atualização constantes. Mas abrir canais para entender e gerenciar pessoas ocupa espaço especial no exercício de liderança. Estas são habilidades que a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, que alicerça a BNC Diretor Escolar (Base Nacional Comum do Diretor Escolar), aponta como necessárias para o gestor.
‘Crianças estão voltando para uma escola despreparada para recebê-las’
Que a saúde mental de todas e todos – estudantes, professores, famílias etc. – tenha sido impactada pela pandemia e por questões de distanciamento social, já é um fato. É difícil, porém, medir em quais níveis e de que maneira cada um foi atingido.
O pediatra e professor Daniel Becker aponta que muitas crianças e adolescentes foram expostas em excesso a telas, e que a impossibilidade de estar fisicamente com outras pessoas também comprometeu as habilidades de socialização. Além disso, Daniel reforça que a escola não está inteiramente preparada para lidar com muitas das questões emocionais que os alunos trazem nesta retomada.
Programa leva trilhas sobre criatividade para todas as etapas
Foi pensando no apoio ao protagonismo estudantil que o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com a parceria da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e a Fundação Lemann, criou o PAC (Programa Ação Criativa).
A iniciativa tem como foco apoiar professores e professoras da rede pública de educação infantil, ensino fundamental e médio por meio de webinários e trilhas pedagógicas que serão usadas para o desenvolvimento de atividades criativas, que no passo seguinte serão compartilhadas para inspirar outros educadores a seguirem caminhos semelhantes.
Estudos mostram impacto da pandemia na educação e no mercado de trabalho da juventude brasileira
A pandemia aumentou ainda mais as desigualdades entre ricos e pobres. Após dois anos, mesmo diante do sentimento de volta à normalidade, os efeitos do fechamento das escolas, da redução da atividade econômica e da digitalização das empresas ainda impactam as juventudes, sobretudo as que estão em situação de maior vulnerabilidade.
Esses são alguns dos resultados apresentados nos estudos “O mercado de trabalho para as juventudes no Brasil pós-pandemia” e “Educação para as juventudes brasileiras depois da Covid-19”, elaborados pelo Porvir sob encomenda do Programa Jovens Construtores, implementado pelo CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde) no Brasil.
Professor usa jogo de cartas para ensinar conceitos de geografia
Em vez dos números, os alunos do professor Thiago Ribeiro, do Rio de Janeiro, encontram nas cartas do UNO GeoPopulação conceitos como migrações, expectativa de vida e desigualdade. O jogo está disponível para download no link do relato.
23 cientistas brasileiras que todos precisam conhecer
Na pesquisa e na divulgação de diferentes áreas científicas, muitas mulheres marcaram (e outras ainda fazem) a história do Brasil.
O Porvir conversou com Carolina Brito e Maria Inês Ribas Rodrigues (ambas físicas e coordenadoras das iniciativas no Rio Grande do Sul e no ABC, respectivamente) para a matéria “Lugar das mulheres é na educação científica – e onde mais elas quiserem”. As duas elaboraram, em parceria com a equipe da redação, uma lista de cientistas na área de humanas, exatas e biológicas que fizeram, e ainda fazem, a história da ciência no país.
7 dicas para captar a atenção dos alunos em vez de levantar a voz
Sem estratégias para chamar a atenção dos alunos, levantar a voz pode parecer a única opção quando estão fazendo barulho ou simplesmente não atendem às expectativas. Para evitar a criação de uma cultura negativa na sala de aula (que, em última análise, impede o aprendizado), novos professores, ou professores que enfrentam novas circunstâncias neste ano letivo, podem empregar algumas sugestões. Confira!
Porvir em 10 anos: Inovar no presente para que o futuro seja possível
Neste 2022, celebramos a primeira década do Portal. Nascemos, exatamente, no dia 28 de abril de 2012, com a proposta de mapear, produzir e disseminar práticas educacionais inovadoras. Não por acaso, o portal foi ao ar na mesma data em que é comemorado o Dia Mundial da Educação, símbolo de um acordo entre 164 países para construir uma sociedade mais justa por meio da educação e da participação da família.
Nesse texto, a redação reafirma o compromisso com o debate sobre inovação na educação, que conecta a escola aos sonhos dos estudantes.