Robótica com sucata: da sala de aula à política pública - PORVIR
Crédito: Arquivo pessoal, com arte do Porvir

Diário de Inovações

Robótica com sucata: da sala de aula à política pública

De professora da rede pública de ensino à indicação ao "Nobel da Educação", Débora Garofalo conta como seu projeto, publicado pela primeira vez em 2016 no Porvir, ganhou o mundo

por Débora Denise Dias Garofalo ilustração relógio 7 de abril de 2022

Em 2016, no texto “Professora ensina robótica a partir de sucata”, da seção Diário de Inovações do Porvir, descrevi os primeiros passos do trabalho Robótica com Sucata, que hoje é uma política pública e ficou nacionalmente e internacionalmente conhecido.

Foi o primeiro espaço da mídia no qual o projeto apareceu. Nessa época, tudo estava bem no início. Íamos (os alunos e eu) descobrindo maneiras de ressignificar a escola, o aprendizado e de resolver problemas sérios na comunidade e na vida dos estudantes. Um desses problemas era a questão do lixo e como transformá-lo em objeto de conhecimento, além de permitir que a autoestima desses meninos e meninas pudesse ser elevada, já que eles não se sentiam capazes de aprender robótica. Tentamos, assim, encontrar formas de traduzir sentimentos e dar voz à juventude da periferia.

Não poderia imaginar que aquele trabalho inicial na Escola Estadual Almirante Ary Parreiras, na Zona Sul da cidade de São Paulo, iria gerar novas maneiras de ensinar e aprender. E que também seguiria um caminho longo de transformação do território educativo na própria unidade escolar, transformando-se em uma metodologia de ensino atualmente replicada em todo o estado de São Paulo, no nosso país e fora dele.

No mesmo ano do texto publicado no Porvir, estruturamos o trabalho com foco na resolução do problema do lixo. Traçamos juntos como iríamos trabalhar – aulas públicas, conversas com a comunidade; recolhimento de materiais de sucata e eletrônicos; separação e lavagem destes materiais; parcerias com ONGs de recicláveis para vender o que não seria utilizado (trazendo o pilar do empreendedorismo); pesquisas e atividades mão na massa para criar protótipos com diversas funcionalidades; além de feira de tecnologia para encontrar a comunidade, levando os estudantes a assumir o protagonismo juvenil.

No início, eles queriam construir coisas que não possuíam, como robôs, carrinhos, aviões, barcos… E, com o tempo, passaram a pensar em como solucionar problemas da comunidade e da própria escola. Com o “mão na massa”, construíram jogos, criaram faróis de acessibilidade e foram além, desenvolvendo até mesmo dispositivos para economizar energia. O trabalho começou a mobilizar as áreas do conhecimento, a trazer pilares essenciais à educação, como a sustentabilidade, a criatividade, a colaboração, a empatia e a resolver questões sociais como de gênero e de combate ao trabalho infantil.

No ano de 2017, recebemos o prêmio de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo e não imaginamos que seria o primeiro de 12 prêmios, tais como o Prêmio de Professores do Brasil, Medalha de Pacificadores da ONU (Organização das Nações Unidas), Prêmio de Aprendizagem Criativa do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dentre outros.

O trabalho teve resultados sólidos, como redução da evasão escolar, melhora no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), retirada de mais uma tonelada de lixo da comunidade do bairro Cidade Leonor e a melhora na autoestima dos estudantes. Com este trabalho, em 2019, me tornei a primeira mulher latino-americana a chegar na final do Global Teacher Prize, que é considerado o Nobel da Educação, ficando entre os 10 melhores professores do mundo. Para mim, o resultado alcançado sempre foi mais do que isso, e consistiu em elevar a escola pública brasileira ao nível mais alto do mundo e mostrar às crianças e jovens que são capazes, e que não é o lugar onde nasceram que determinará aquilo que podem ser e fazer.

No ano de 2019, também aceitei o desafio de ingressar na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e liderar as ações de tecnologia e inovação, ao implementar o componente curricular de tecnologia e inovação e levar o trabalho de robótica com sucata para 3,5 milhões de estudantes e mais de 5 mil escolas de todo o Estado.

O trabalho com tecnologia e inovação também se tornou uma metodologia de ensino e, na própria secretaria estadual, foi inspiração para criação de políticas públicas como a Expo Movimento Inova, que reconhece e valoriza boas práticas inovadoras de educação, por meio de categorias como Feira de Ciências e a Mostra Interativa de Robótica e Aprendizagem Criativa. Além disso, merece destaque o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), que é composto por sete espaços que dialogam entre si para que estudantes e professores tenham a oportunidade de vivenciar atividades práticas de criação no hub de inovação, programação descomplicada, cultura maker, cultura digital, robótica, modelagem e prototipagem.

Recentemente, o trabalho foi consolidado em um livro intitulado “Robótica com Sucata”, pela Editora Moderna, que traz a oportunidade a professores e estudantes dos anos iniciais e finais de trabalharem com o tema em formato de almanaque e com atividades mão na massa. E desejo mais, que o trabalho possa estar em todas as escolas do nosso país, não apenas pelos resultados, mas por propiciar uma transformação na forma de ensinar e aprender e dar voz a milhares de professores e estudantes!


Como parte das atividades de celebração aos 10 anos do Porvir, a mostra interativa e multimídia “Encontro com o Porvir: trajetória de educadores que transformam o presente e constroem o futuro” é realizada até 3 de fevereiro, no Museu Catavento – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, localizado na região central de São Paulo (SP). Além das 148 contribuições recebidas em uma campanha de financiamento coletivo, somam-se aos parceiros e apoiadores oficiais do projeto: Camino School, Faber-Castell, FTD Educação, Fundação Educar, Instituto Ayrton Senna e Red Balloon.

Régua de logos da exposição Encontro com o Porvir

Débora Denise Dias Garofalo

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora há 17 anos da rede pública de SP, idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata que se tornou uma política pública. Atualmente é Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Colunista da Rede Inovadora na Editora Moderna, colunista na Revista Educação e colunista na revista Mecatrônica. Autora do livro Almanaque de Robótica com Sucata pela Editora Moderna. Integrante da comissão de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo e Palestrante em grandes eventos nacionais. Pelo trabalho realizado na Educação Pública, recebeu diversos prêmios importantes, entre eles: Professores do Brasil 2018, Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT 2019, Medalha de Pacificadores da ONU 2019, Medalha MMDC Caetano de Campos e considerada uma 10 melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019, Nobel da Educação.

TAGS

aprendizagem baseada em projetos, Global Teacher Prize, metodologias, ​​Porvir em 10 anos, robótica

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

3 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
3
0
É a sua vez de comentar!x