As várias faces da escola do futuro
Transformar, evento realizado, em SP, pelo Inspirare e pela Fundação Lemann, discutiu tendências no ensino básico e no superior
por Redação
5 de abril de 2013
Que o ensino hoje precisa ser reformulado para tornar mais interessante e relevante para os alunos é quase ponto pacífico. O problema é como. Nesta quinta-feira mais de 800 pessoas interessadas no tema se reuniram em São Paulo no Transformar, evento realizado pelo Inspirare e pela Fundação Lemann, para tentar encontrar a resposta. Mas, ao fim de um dia inteiro de intensos debates, a conclusão a que se chegou é que não há resposta. Há respostas.
“Se você acha que esse sistema que vocês têm hoje é ruim e querem substituí-lo, desistam. Qualquer sistema único vai ser ruim, vocês não têm que encontrar uma solução, mas várias”, disse Melissa Agudelo, diretora pedagógica da High Tech High, rede de escolas norte-americana que busca personalizar o ensino por meio do aprendizado baseado em projetos, uma das tendências apresentadas no evento.
A educação baseada em games, as plataformas adaptativas, o ensino híbrido, os Moocs (cursos de nível universitário, gratuitos e para grande escala) foram outras propostas que estiveram presentes. Quer saber mais? Confira infográfico abaixo.







Bacana a proprosta de vocês!
Atuo na área da educação como prof. de informatica educativa e levarei as ideias inovadoras
do site de vcs!
Estive no evento Transformar 2013 e foi realmente um ótimo encontro. Ideias interessantes, experiências cativantes, tecnologias entrando em sala de aula. Tudo de bom, como dizem os alunos. Compartilho um pouco desta experiência através do artigo que escrevi para meu site, o Vithais, disponível em http://www.vithais.com/2013/04/transformar-2013-palestras-depoimentos.html. Convido-os a ler, compartilhar e trocar ideias. Até breve.
Excelente! O Khan veio para quebrar paradigmas e tirar o véu de Isis.
Excelente! O Khan veio para quebrar paradigmas e tirar o véu de Isis.