7 dicas para captar a atenção dos alunos em vez de levantar a voz - PORVIR
Crédito: ajr_images/iStock

Inovações em Educação

7 dicas para captar a atenção dos alunos em vez de levantar a voz

Confira sugestões para professores de ensino fundamental e médio restabelecerem combinados com suas turmas

por Rachel Fuhrman, do site Edutopia ilustração relógio 10 de fevereiro de 2022

Para novos professores, a gestão da sala de aula pode ser um dos maiores obstáculos para alcançar o sucesso.

Sem estratégias para chamar a atenção dos alunos, levantar a voz pode parecer a única opção quando estão fazendo barulho ou simplesmente não atendem às expectativas. Para evitar a criação de uma cultura negativa na sala de aula (que, em última análise, impede o aprendizado), novos professores, ou professores que enfrentam novas circunstâncias neste ano letivo, podem empregar algumas sugestões.

Para cada uma das dicas abaixo, é importante explicar aos alunos, de maneira explícita, quais são suas expectativas sobre como eles devem responder. Para estudantes mais velhos, provavelmente levará apenas alguns minutos para você demonstrar o que chama a atenção e compartilhar suas expectativas – silêncio, olhos atentos ao quadro, por exemplo.

7 estratégias eficazes para obter a atenção dos alunos:

1.Bater palmas (ou estalar os dedos): Bater palmas é um clássico para chamar a atenção por um bom motivo. Enquanto muitos professores recorrem ao levantar a voz quando a sala de aula fica barulhenta, bater palmas é uma maneira igualmente perceptível, mas muito mais positiva, de ganhar os alunos. Basta escolher um padrão de batida e pedir aos alunos que o repitam. À medida que mais estudantes se juntam, o aplauso se espalha pela sala até que todos participem e parem de conversar.

Existem algumas maneiras de tornar isso mais interessante para os estudantes. Uma opção é começar com um aplauso e mudar para estalagem de dedos. Isso exige que os alunos fiquem ainda mais quietos para ouvir qual padrão de estalos você usa e depois repeti-lo. Você também pode selecionar um aluno para liderar o aplauso ou o estalar de dedos. Por fim, em vez de usar apenas o seu próprio modelo, você pode criar, junto com os estudantes, um padrão exclusivo de palmas para sua turma.

2. Toca aqui: Esta é uma ótima opção que não apenas ajuda a atrair a atenção dos alunos, mas também oferece uma oportunidade para que eles trabalhem juntos para colocar todos de volta aos trilhos. Nesta dica, levante a mão bem alto para que todos possam vê-la. À medida que cada aluno vê o sinal, ele também levanta a mão. Isso continuará a se espalhar até que todos os alunos estejam silenciosamente levantando as mãos e olhando para você em busca de mais instruções.

Para tornar a atividade mais empolgante, cronometrei meus alunos para ver quanto tempo leva para todos levantarem a mão e depois os desafiei a bater seu tempo. Esta tem sido uma maneira muito eficiente de chamar a atenção de todos sem nem mesmo usar minha voz.

3. Contagem regressiva para toda a turma: Essa estratégia é semelhante ao “Toca aqui”, pois tem um efeito cascata em toda a sala de aula quando os alunos se juntam para ficar atentos aos professores.

Para empregar essa estratégia, o professor inicia uma contagem regressiva, geralmente a partir de 10, mas podem fazer ajustes conforme necessário para seus grupos; e, conforme os alunos ouvem a contagem regressiva, eles se juntam até que todos estejam participando. Quando toda a turma chega a zero, todos os alunos ficam em silêncio e voltam sua atenção para o professor.


Leia também:

Como melhorar a participação dos estudantes nas discussões em sala de aula

Esgotamento mental: 5 medidas para lideranças escolares apoiarem professores


4. Chamada e resposta: Usar chamada e resposta é outra maneira fácil de obter a atenção dos alunos, pois eles terão não apenas ouvir para participar, mas também interromper qualquer conversa paralela para fornecer a resposta precisa. Esse chamariz oferece muito espaço para a criatividade que professores e alunos podem usar para fazer as chamadas e respostas mais adequadas.

É benéfico envolver os alunos no processo de criação dessas chamadas e, em seguida, praticar como elas soam e o que os alunos devem fazer quando as ouvirem – semelhante ao bater palmas e estalar os dedos.

5. Cronômetro/música: Essa estratégia usa outros sons em vez da voz do professor para chamar a atenção, e conta com uma atividade cronometrada específica.

Eu uso essa estratégia quando ofereço aos meus alunos uma tarefa em grupo para ser concluída em um período específico de tempo. Quando eles começam, eu inicio o cronômetro ou a música (instrumental funciona melhor!) e, quando o cronômetro ou a música toca, espera-se que os alunos parem de conversar e voltem sua atenção para mim. O cronômetro funciona melhor para atividades em grupo, normalmente mais barulhentas, enquanto a música é uma ótima opção para uma atividade um pouco mais silenciosa.

6. Apague as luzes: Esta estratégia é uma que eu uso apenas quando preciso da atenção do aluno imediatamente. Assim como o sinal do teatro quando uma apresentação está prestes a começar, um flash rápido das luzes pode alertar os estudantes de que algo está prestes a acontecer. Eu explico a eles que um flash rápido das luzes significa que eles precisam desligar suas vozes e me rastrear.

Costumo usar essa estratégia quando os alunos estiverem trabalhando em grupos e preciso lembrá-los de uma informação rápida, mas planejo deixá-los voltar a trabalhar no nível de ruído anterior.

7. Efeitos sonoros: Essa estratégia pode ser uma maneira mais divertida de chamar a atenção do aluno, mas deve ser ensinada muito claramente para que eles atendam às expectativas quando for usada.

Para esta dica, o professor deve identificar um som – eu gosto de usar este aqui – e tocá-lo quando necessário. Isso rapidamente chamará a atenção. Meus alunos sabem que, quando ouvem o som, eles devem estar em suas cadeiras, silenciosamente.

* Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização
© Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation


TAGS

ensino fundamental, ensino médio, metodologias

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x