‘Transferi para o magistério o legado da publicidade’
No Diário de Inovações, professora conta como usou a tecnologia para trabalhar mitologia com o 6º ano
por Clarice Menezes 5 de novembro de 2014
Vou começar contando um pouquinho da minha história. Primeiramente, me formei em comunicação social e trabalhei como redatora publicitária durante 4 anos, mas ao mesmo tempo cursava Letras na UERJ e, assim que me formei, deixei a publicidade e fui fazer o que era realmente a minha paixão desde muito nova: ser professora.
Transferi para o magistério o legado da publicidade, que foi o de ter trabalhado com tecnologia multimídia. Percebi que isso funcionava muito bem na educação, me fazia feliz, fazia os alunos felizes e tornava as aulas muito mais interessantes.
Gosto muito de compartilhar minhas experiências com tecnologia em sala de aula, pois acredito que o que deu certo para mim e para os meus alunos, pode incentivar outros profissionais a fazer o mesmo.
Na Escola Municipal Francisco Jobim, zona norte do Rio de Janeiro, o projeto que realizei com a minha turma de sexto ano se chamou Mitos e Lendas, Deuses e Heróis. Ele tinha como objetivos a leitura do livro Odisseia (adaptação de Ruth Rocha), a pesquisa e produção de textos, bem como a contação de histórias. Além disso, outro objetivo era o de familiarizar meus alunos com recursos diversificados que pudessem complementar o aprendizado e deixar as aulas ainda mais interessantes e dinâmicas.
Na rede, encontrei muitos vídeos sobre mitologia, games e desafios em forma de quiz. Levei tudo para a sala e mostrei aos alunos. Eles ficaram encantados e começaram a me apresentar suas pesquisas. Como consequência, criamos um grupo no Facebook para compartilharmos as descobertas.
O ambiente virtual ficou sendo, então, mais um ponto de encontro além das aulas presenciais. Passei a deixar também todo o material utilizado em sala à disposição da turma nas postagens de um blog, onde eles podiam estudar e revisar os assuntos abordados.
Multiplicamos e compartilhamos informações numa velocidade que os encontros semanais não teriam dado conta. Enfim, essas ações fizeram com que os alunos participassem do projeto com muito mais vigor e interesse.
Fiquei muito feliz com os resultados obtidos e constatei que não dá mais para deixar para amanhã o uso da tecnologia em sala de aula.
Veja abaixo comentários dos alunos:
Laryssa Costa: Em Odisseia relembramos alguns contos como o de Ulisses, que viveu várias aventuras como a da ilha do Ciclope. Gostei muito dos vídeos passados, transmitindo conhecimento. Gostei das pesquisas, principalmente, a da Afrodite. Odisseia é um livro muito interessante, pois transmite o conhecimento de uma outra era.
Flávia Melo: Adorei as nossas pesquisas, principalmente, sobre Afrodite. Odisseia, pra mim, significa uma passagem de conhecimento a uma outra era. Gostei da guerra de Tróia. Os vídeos passados foram bem interessantes, pois cada um com certa novidade. Também como visto, deuses e humanos tinham uma relação amigável, porém severos castigos eram aplicados aos que revelassem conduta inaceitável. Adorei as histórias,entre outros….
Mayra Aparecida: Eu adorei Odisseia, um livro repleto de aventuras e romance, sem falar das pesquisas que a professora Clarice passa. ADORO!
Confira o blog da professora Clarice: http://claricemenezes.blogspot.com.br/
Clarice Menezes
É graduada e licenciada em Letras pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com especialização lato sensu em Teoria da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. Durante três anos, foi produtora e revisora de aulas digitais da Educopédia. Atualmente, é professora da Rede Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, atuando no ensino fundamental e no médio.