Professora é repreendida por usar funk para ensinar Marx
por Redação 28 de julho de 2016
Usar música pra ensinar é mais legal do aprender só com os livros de história né? Mas e se a música for funk e o conteúdo a ser aprendido for Karl Marx? Não, aí não pode, pelo menos segundo a Secretaria de Educação do Paraná.
Aconteceu assim: a professora de Sociologia Gabriela Viola decidiu usar o ritmo da música “Baile de Favela” para construir uma letra sobre Karl Marx, tudo isso com seus alunos do ensino médio da escola estadual Maria Gai Grendel, que fica na periferia de Curitiba. O vídeo explodiu nas redes sociais. No dia seguinte, a professora foi convocada para uma reunião com o Núcleo Regional de Educação. Nesse encontro, foi ordenada a ficar em casa até a próxima reunião de pais, sem data marcada.
O vídeo recebeu comentários como “essa mulher merece uma surra” e “pobres crianças manipuladas”. Por isso, a Secretaria de Educação afirmou que o afastamento foi para preservar a docente. Quando souberam do afastamento, os alunos criaram uma campanha com a hashtag #VoltaGabi e organizaram uma manifestação na escola.
Assista ao vídeo nesse link.
Leia a matéria original em El País - Brasil