Próximos passos: Como fazer a transição dos Anos Finais para o Ensino Médio - PORVIR
Crédito: beeboys / Fotolia.com

Blog

Próximos passos: Como fazer a transição dos Anos Finais para o Ensino Médio

por Grupo de Trabalho Anos Finais ilustração relógio 20 de outubro de 2017

Imersões no Ensino Médio: Promover ações de imersão dos estudantes dos Anos Finais para que conheçam o currículo e a rotina do Ensino Médio; promover visitas e implementar ações de aproximação entre as escolas dos Anos Finais e do Ensino Médio.

Monitoria: Implementar programas em que alunos do Ensino Médio orientam, acompanham e monitoram estudantes em transição, desde o último semestre dos Anos Finais até a conclusão do primeiro ano do Ensino Médio; criar projetos compartilhados entre alunos dos Anos Finais e do Ensino Médio, para facilitar a aproximação e a troca de informações entre pares; realizar intercâmbio entre estudantes e equipes escolares dos dois ciclos,

Autoconhecimento: Desenvolver atividades de autoconhecimento com os adolescentes, para que consigam reconhecer as suas potencialidades e a sua capacidade de enfrentar as transições e trilhar os caminhos desejados para realizar o seu projeto de vida.

Autoconfiança: Promover a motivação, a autoconfiança e a autonomia dos estudantes concluintes dos Anos Finais, de forma a prepará-los para enfrentar os desafios do Ensino Médio; criar atividades nas escolas para que os adolescentes trabalhem seus medos e ansiedades, dentre outras questões emocionais que antecedem momentos de transição; investir em estratégias de acolhimento e cuidado voltadas aos alunos que chegam ao Ensino Médio.

Nivelamento: Monitorar os estudantes concluintes dos Anos Finais ao longo do ano letivo para mapear suas habilidades e interesses; propor estratégias para nivelar seus conhecimentos, de forma a assegurar que sejam capazes de acompanhar o Ensino Médio; promover atividades de reforço, especialmente para suprir lacunas em Língua Portuguesa e Matemática.

Informações e referências: Disponibilizar informações e referências para os adolescentes para apoiá-los no processo de fazer escolhas acadêmicas e profissionais; oferecer informações sobre o mundo do trabalho e programas de orientação vocacional que os ajudem a tomar decisões em relação ao Ensino Médio.

Formação: Promover momentos formativos para gestores e professores com foco na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, para que sejam capazes de criar estratégias para promover uma transição mais fluída entre essas etapas e apoiar cada estudante, respeitando suas reações, estágio de amadurecimento e momento de vida.

BNCC e Reforma do Ensino Médio: Assegurar que a Base Nacional Comum Curricular preveja a transição entre os Anos Finais e o Ensino Médio; apresentar a lógica dos itinerários formativos para ajudar os adolescentes a fazer escolhas; incluir a participação dos alunos dos Anos Finais na definição dos itinerários formativos oferecidos na sua escola ou região; disponibilizar disciplinas eletivas já nos Anos Finais para que os alunos possam se familiarizar com a flexibilidade curricular.

Famílias: Envolver as famílias no processo de transição dos Anos Finais para o Ensino Médio, para que possam atenuar os desafios dessa passagem.

Articulação: Articular o trabalho colaborativo e integrado entre secretárias de educação municipais e estaduais, bem como entre escolas de Anos Finais e de Ensino Médio para facilitar o processo de transição; criar mecanismos para que escolas de Anos Finais possam acompanhar a matrícula de seus alunos no Ensino Médio.

Universidades: Buscar o apoio de universidades para a criação de programas com foco na transição dos Anos Finais para o Ensino Médio.


TAGS

ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

10 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Andréa Montanaro

neste contexto encontramos vários motivos para nos adaptarmos e desenvolvermos. Ótima leitura pra todos.

KATIA DE OLIVEIRA

Ótima matéria.

Nonata

Acredito que a internet veio para isso mesmo. Dá este salto de conhecimentos, modificações na forma de ensinar nossos jovens. São estratégias revolucionárias… essa interação aluno/professor essa troca de empatia, enfim tudo tem seu tempo, e chegou! Parabéns a esses gestores que fizeram parte desta mudança educacional no nosso país. Obrigada!

Paula Nunes Bastos

este material é riquíssimo para ampliarmos nossos conhecimentos para serem aplicados em sala de aula, e melhor entender e sanar as dificuldades de a aprendizagem das nossas crianças.

Claudia Helena Pedrosa

REALIZAR VISITA NO ENSINO MÉDIO SERÍA UMA OTIMA IDEIA PARA A TRNSIÇÃO E AMEI ESSA MATÉRIA, TROUXE ESCLARECIMENTO.

Maria Santana

Encontramos vários motivos para nos adaptarmos e desenvolver. A leitura é parte fundamental para o desenvolvimento humano.

Carina

As visitas seriam bem legal , essa interação os anos finais com o ensino médio seria uma maneira de aproximar e trocar ideias e até saber de boas práticas entre as escolas, essa troca poderá favorecer muito ambas as partes.

Jana de Fátima Nunes

A Transição do ensino fundamental para o médio deve deve ser garantida e acima de tudo a presença da família é fundamental . Eles devem ter adquirido habilidades como autonomia, organização e conhecimento de ferramentas digitais.

mirian almeida

otimo.

Lucineia Aparecida de Assis

Hoje, não por coincidência, fizemos um momento de reflexão, de relaxamento e de narrativas de perspectivas com o nono ano. Ao longo do ano letivo vimos engajados nessas atividades de preparo e desvinculação da primeira adolescência para a segunda de planos e sonhos. Mas sinto que esse engajamento infelizmente não é da prefeitura, porque pensa e prioriza os pequenos. Nós, professores, que inventamos, articulamos quase que na marra, porque não há calendário que nos contemple com as transições em sua plenitude, especialmente com ar de comemoração e de tantas superações ao longo do processo.

Canal do Porvir no WhatsApp: Receba as notícias mais relevantes sobre educação e inovaçãoEntre agora!