Ano de eleições: você vota pela Educação?
por Redação 9 de janeiro de 2018
Artigo de Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo do Movimento Todos pela Educação, discute como fiscalizar promessas de candidatos para além das eleições de 2018. Com ferramentas e sites que monitoram o dia a dia dos projetos, o texto traz ainda sugestões de assuntos para redobrar a atenção nos programas de governo:
– Investimento em aprimoramento da infraestrutura escolar: destaque para bibliotecas, laboratórios de ciência e informática e instalações adequadas aos estudantes com deficiência.
– Políticas para promover a escolha democrática de diretores escolares (atualmente, a maioria é escolhida por indicação).
– Políticas para o aperfeiçoamento profissional dos professores e para aumentar a atratividade da carreira do magistério.
– Propostas de implementação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental 2 (etapa de ensino de responsabilidade dos estados).
– Propostas de implementação da Base Nacional Comum do Ensino Médio (que deve ser discutida no próximo ano) e para a adequação das redes estaduais de ensino à recém imposta Reforma do Ensino Médio (que prevê a criação de cinco itinerários de formação nessa etapa de ensino).
Leia a matéria original em O Globo