Bullying na escola: livros, pesquisas, filmes e palestras para um debate qualificado - PORVIR
Crédito: Andrii Yalanskyi/iStock

Inovações em Educação

Bullying na escola: livros, pesquisas, filmes e palestras para um debate qualificado

Quer entender mais sobre bullying e cyberbullying? O Porvir fez uma curadoria que pode apoiar sua pesquisa e ampliar as ações no ambiente escolar

por Marina Lopes ilustração relógio 6 de abril de 2023

Caracterizado por gestos que intimidam e agridem pessoas verbal e/ou fisicamente, o bullying é um problema mundial. No Brasil, 7 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. A data foi instituída pela lei 13.277/2016, em memória às vítimas de um ataque em uma escola de Realengo (RJ), onde um ex-aluno armado matou 12 estudantes e deixou outros 13 feridos.

Uma pesquisa da Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência), realizada com 5.337 adolescentes da 5ª à 8ª série do ensino fundamental, de 11 escolas do Rio de Janeiro, mostrou que 57% dos estudantes afirmam já terem testemunhado bullying.

Apesar das tentativas de construção de redes de apoio, nem sempre os estudantes procuram ajuda ao serem expostos a esse tipo de violência. A pesquisa da Abrapia também identificou que 41,6% das vítimas nunca buscaram ajuda ou falaram sobre o problema.

Diante desse cenário, com o desafio evitar casos de bullying dentro da escola, alguns educadores têm desenvolvido projetos de conscientização e prevenção com os estudantes. Na Escola Remo Rinaldi Naddeo, em São Paulo (SP), a professora Luciana Camilo de Paula começou a usar vídeos e filmes para desencorajar o bullying. Já em Belo Horizonte (MG), no Colégio Nossa Senhora das Dores, as professoras Anna Paula Jorge Jardim e Fernanda Delizete Madeira também levaram a discussão para as famílias e trataram de questões relacionadas ao cyberbullying.Na curadoria abaixo, o Porvir separou pesquisas, livros, filmes, palestras e leis que podem ajudar você a entender mais sobre o bullying e o cyberbullying.

Protocolo de atuação em casos de cyberbullying – Unesp
A pesquisa da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) traz passos que as escolas podem seguir para lidar com o cyberbullying, de forma a dar atenção a todos os envolvidos e oferecer possíveis soluções para esse problema.

– Violência na escola: os sinais de bullying e o olhar necessário aos sentimentos – Unicamp/Unesp

A pesquisa reflete sobre o bullying como uma forma de violência. Além de trazer suas definições e os personagens envolvidos, apresenta possibilidades de intervenção.

– As equipes de ajuda como possibilidade para superar o bullying na escola 

O estudo fala sobre a implementação de equipes de ajuda em escolas como uma estratégia para combater o bullying. A ideia é dar protagonismo aos estudantes e oferecer apoio para que eles possam interferir em relações de conflito.

Acabar com o tormento: combater o bullying do pátio da escola ao ciberespaço – UNICEF (em inglês)

A pesquisa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) entrevista alunos e traz dados sobre bullying e cyberbullying no contexto escolar. Entre outros tópicos, também oferece apoio para os educadores identificarem e lidarem com esse desafio.

Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade?
Editora Mercado de Letras 

O livro reúne educadores que discutem sobre as relações de conflito e as possibilidades de uma construção educacional harmoniosa, capaz de dialogar com todos os atores envolvidos no processo escolar.

Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz Editora Verus

Com o programa “educar para a paz”, a autora traz outras perspectivas e busca envolver autoridades, pais, educadores, estudantes e escola na busca pela erradicação do bullying, por meio de diálogo e do afeto para lidarem com essa questão.

No Reino de Pirapora
Editora Piraporiando

Uma menina mandona que adora tudo que era bola. No Reino de Pirapora tudo tem de ser do jeito de Pirapora, até que chega o menino do brinquedo proibido e faz as coisas mudarem.

Bullying: Guia para educadores – José María Avilés Martínez
Editora Mercado das Letras

O livro busca contribuir com a comunidade escolar e apresenta os principais desafios que o bullying leva para dentro das instituições, das vidas dos educadores e dos estudantes.

Bullying: Provocações sem Limites (2009) 

O filme conta a história de um adolescente que sofre violência física e verbal na escola. O enredo mostra o cenário típico de bullying na escola e suas consequências. ▶️ Veja no YouTube

Cyberbully (2011) 

O filme relata a vida de uma adolescente que é vítima de cyberbullying. A história mostra a importância da interação da família com a escola e também trata do acesso às redes sociais. ▶️ Veja no YouTube

Extraordinário (2017) 

O filme conta a história de um menino que tem uma deformidade facial e começa a frequentar a escola regular só depois de completar 10 anos. ▶️ Veja no YouTube

Ponte para Terabítia (2007)

O filme retrata uma amizade que se deu após uma competição só para meninos, que é vencida por uma menina. A partir daí nasce uma amizade cheia de parceria e acolhimento, que também passa por momentos difíceis e situações de bullying. ▶️ Veja no YouTube

Assédio moral – TEDxYouth

Durante o TEDxYouth, uma jovem fala sobre o bullying na perspectiva de alguém que já foi uma agressora. Entre outros pontos, diz o que motivou essa postura e como os valentões estão escondidos dentro da escola. ▶️ TED

Bullying e cyberbullying: conhecer para prevenir – Cleo Fante 

Especialista nos estudos sobre bullying e violência escolar, a professora Cléo Fante traz uma breve discussão sobre bullying e cyberbullying e de que forma lidar com esse desafio.  ▶️ Veja no YouTube

Violência na escola: enfrentamento e prevenção

Durante o 5º Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a professora Lúcia Cavalcanti de Albuquerque William falou sobre violência na escola, enfrentamento e prevenção. ▶️ Veja no YouTube

Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) 

No ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), são apresentados todos os direitos assegurados pela Lei 8069, de 13 de julho de 1990. Assim, compreende-se a responsabilidade de todos os adultos nas esferas familiar e escolar quanto à questão do bullying, sendo necessária uma ação articulada para que os direitos das crianças e dos adolescentes possam ser respeitados e assegurados.

Lei antibullying 13.663/2018

Lei 13.663/18, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) a promoção de medida de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violências. A Lei também fala sobre a promoção da cultura de paz nas escolas.

Rádio Release – Unesp 

No podcast, Luciene Tognetta, professora do departamento de psicologia da Unesp em Araraquara, fala sobre bullying e os impactos do ataque na Escola Estadual Professor Raul Brasil, que ocorreu em 13 de março de 2019 no município de Suzano. 

O Futuro se Equilibra – Saúde mental no currículo

Vimos nos últimos meses uma crescente preocupação com a saúde mental de crianças, jovens e adolescentes no ambiente escolar. Casos de depressão, ansiedade e bullying crescendo cada vez mais. E muitos desses impactos são reflexos de uma vida privada do social e do contexto de pandemia.


TAGS

cultura, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x