Com novas regras, Desafio de Aprendizagem Criativa abre inscrições - PORVIR

Blog Aprendizagem Criativa

Conheça o Desafio de Aprendizagem Criativa e fique por dentro de tudo o que acontece ao longo do desenvolvimento dos projetos que pretendem transformar a educação brasileira
Crédito: die-phalanx / iStock

Blog Aprendizagem Criativa

Com novas regras, Desafio de Aprendizagem Criativa abre inscrições

Iniciativa seleciona projetos de aprendizagem criativa desenvolvidos em escolas de ensino fundamental e médio, oferecendo ainda bolsa de R$ 10 mil e viagem aos Estados Unidos

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 29 de novembro de 2019

O Desafio de Aprendizagem Criativa chega a sua quinta edição com novas regras para estimular que projetos inovadores consigam sustentabilidade e cheguem a mais escolas. A partir de agora, os projetos inscritos devem contar com pelo menos um representante da secretaria de ensino municipal ou estadual, um gestor escolar e um professor que atue em sala de aula.

O Desafio Brasileiro de Aprendizagem Criativa é uma realização Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em parceria com a Fundação Lemann e o MIT Media Lab. A iniciativa seleciona projetos que exploram as ideias de aprendizagem criativa em escolas de ensino fundamental ou médio para acompanhamento durante um ano, além de oferecer uma bolsa de R$ 10 mil para investir na realização do projeto, viagem ao MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a oportunidade de troca de experiências com educadores de diferentes partes do país. As inscrições estão abertas até o dia 20 de dezembro.

“A participação de pessoas de três níveis decisórios no projeto garante que o projeto tenha todas as possibilidades de abrangência da secretaria de ensino e a profundidade das ações em sala de aula, fazendo um diálogo entre a aprendizagem criativa e o currículo”, diz Ann Valente, coordenadora do DAC.

Segundo Ann, após conseguir uma diversidade geográfica (já são 42 projetos vindos de 15 estados brasileiros) e ampliar as temáticas para além do uso de computadores e destacar, por exemplo, como culinária pode entrar no currículo de matemática, agora é o momento de incluir novos atores no processo. “A gente aprendeu que por mais que um projeto tenha muito valor, se não tiver o apoio do gestor escolar, ele não cresce e morre.”

Para que experiências nascidas em sala de aula ganhem escala, nesta próxima edição o desafio passará a olhar também para integrantes da gestão da escola e também das secretarias, como coordenadores pedagógicos e de TI, que estão envolvidos com formação de professores e integração de tecnologia.

“O nosso objetivo é proporcionar ao professor que está em sala de aula o tempo e o espaço necessários para desenvolver um projeto de aprendizagem criativa prolongado, que dure pelo menos um semestre. Para que ele tenha essa liberdade, é preciso apoio da direção para que a experimentação aconteça e a releitura do currículo tenha continuidade”, explica Ann.

Lições do Desafio
Integrante da turma de 2018, o professor Marco Antônio Silva Alvarenga, de São João del-Rei (MG), foi selecionado junto com o colega Eduardo Bento Pereira pelo projeto Ciências Cognitivas e Artes Aplicadas à Promoção e Desenvolvimento de Tecnologias para Educação Inclusiva.

Entre outros ensinamentos, Marco conta que a imersão na abordagem de aprendizagem criativa lhe permitiu um novo entendimento do processo educativo. “O que conta é que você aprende em todo o momento e em qualquer lugar. Você ainda pode usar esses saberes em diferentes momentos da vida e passa a entender que não se desenvolve apenas cognitivamente, mas também socialmente e emocionalmente. E tudo isso é feito de uma maneira divertida.”

Ele também deixa uma dica para quem quer inscrever um projeto. “É muito importante mencionar a trajetória que o projeto já fez e que pretende fazer para superar os paradigmas atuais de educação. Como ele rompe a aula tradicional?”. A resposta para essas e outras questões precisa ser enviada até 20 de dezembro.

As inscrições devem ser efetuadas no site https://www.desafioaprendizagemcriativa.com/, onde os candidatos podem encontrar outras informações sobre o Desafio de Aprendizagem Criativa.

* A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é apoiadora do Porvir


TAGS

aprendizagem criativa, educação mão na massa

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Maria José Almeida Mascarenhas

Bom dia. Projetos realizados em escola de educação infantil pode participar?

Canal do Porvir no WhatsApp: Receba as notícias mais relevantes sobre educação e inovaçãoEntre agora!