De Paulo Freire à saúde mental: 7 webstories campeões de audiência no Porvir - PORVIR
Crédito: Márcio Novaes/Acervo SME/Memorial da Educação Municipal

Inovações em Educação

De Paulo Freire à saúde mental: 7 webstories campeões de audiência no Porvir

Em 2022, o Porvir lançou a seção de webstories. Nesta retrospectiva, selecionamos os mais populares. Confira

por Ruam Oliveira ilustração relógio 2 de janeiro de 2023

Em 2022, o Porvir lançou uma nova forma de compartilhar seus conteúdos. Abordando temas variados como histórias de professores e professoras, saúde mental, literatura e tecnologia, os webstories foram campeões de audiência ao longo do ano.

Fizemos uma seleção dos mais acessados ao longo do ano. Relembre!

Paulo Freire para crianças

Um dos recordistas de acesso do portal em 2022, este conteúdo faz uma apresentação do patrono da educação brasileira, o pernambucano Paulo Freire, para os pequenos. São livros sobre o pensamento freiriano para quem está no início da educação.

Saúde mental: assunto para professores e alunos

Este foi um dos temas mais discutidos ao longo dos últimos anos. Em partes, devido ao cenário de pandemia e dos meses que se seguiram, mas também porque é um assunto fundamental dentro (e fora da escola). Por vezes, o assunto fica restrito ao que sentem os estudantes, mas é necessário também olhar para os educadores.

Alunos desengajados, e agora?

A falta de engajamento da turma pode ter muitas razões. Entre elas, como crianças, adolescentes e jovens se sentem tanto dentro quanto fora da escola. O retorno presencial deixou em evidência dificuldades de comportamento e socialização em todo o mundo. Como lidar com a questão?

Sucata e robótica

A história da professora Débora Garófalo é apresentada neste novo formato, trazendo um pouco de como começaram suas aulas que ficaram conhecidas no mundo inteiro. Ela utilizou sucata e outros objetos recicláveis para ensinar conceitos da robótica. O projeto virou livro e até política pública.

Em defesa da educação indígena

Outra história inspiradora! A professora Eliane Boroponepa, da aldeia Umutina Balatiponé, no Mato Grosso, realiza atividades de campo com as turmas para promover a valorização de práticas e de saberes tradicionais. Essa é uma forma de fazer com que os alunos tenham mais contato com a cultura local e com o próprio território onde vivem.

Vale nota? Como explicar o valor do aprendizado

A avaliação é também uma temática que precisa sempre ser revisitada. Nem sempre é fácil encontrar alternativas aos modelos tradicionais de avaliação, mas elas existem. Nesse conteúdo, o Porvir traz algumas sugestões de como os docentes podem diversificar a maneira como avaliam a turma.

Literatura contemporânea na sala de aula

A literatura tem o poder de aproximar as pessoas de diversos temas e ampliar horizontes e perspectivas. Quando ela é apresentada na contemporaneidade, fica ainda mais fácil de reconhecer os temas e linguagens ali introduzidas. Confira a seleção de títulos para serem usados com turmas do ensino médio.

Confira os webstories


TAGS

ensino fundamental, socioemocionais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x