Defasagem entre idade e série é 4 vezes maior em escolas públicas
por Redação 27 de julho de 2018
Apesar de registrarem queda nos últimos 10 anos, os números relativos à defasagem entre idade e série são quatro vezes maior em escolas públicas. Novos dados do Censo Escolar divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que a rede pública tem 20,7% de seus alunos com idade acima da série no ensino fundamental e 31,1% no ensino médio. Na rede privada, essa taxa é de 5,1% no ensino fundamental e 7,4% no ensino médio
O indicador de taxa de distorção idade/série utilizado no Censo Escolar indica o percentual de alunos que tem dois ou mais anos de idade acima do recomendado em determinada série, tendo como base a idade de seis anos estabelecida para ingresso no ensino fundamental.
A matéria também traz novas informações sobre média de alunos por turma. As da rede pública são maiores que as da rede privada para todas as etapas de ensino. No ensino privado, a média é de 27,8 alunos por turma no ensino médio, 19,9 no ensino fundamental e 13 na educação infantil. Já na rede pública, a média de alunos por sala é de 30,8 no ensino médio, 23,7 no ensino fundamental e 18,1 na educação infantil.
Leia a matéria original em Agência Brasil