Como a gestão pode aproximar famílias da escola? - PORVIR
Guanabaratejo / Oi Futuro

Diário de Inovações - Gestão

Como a gestão pode criar estratégias para aproximar as famílias da dinâmica da escola?

Ao estabelecer um contato autêntico com as famílias, com debate e formações, Aldineide de Queiroz, da Escola Técnica Cícero Dias - NAVE Recife conta como aumentou a participação dos responsáveis no dia a dia escolar, em um modelo que requer atualização constante

Parceria com isaac

por Aldineide de Queiroz ilustração relógio 28 de novembro de 2023

Ao ingressar na Escola Técnica Estadual Cícero Dias – NAVE Recife (PE), em 2012, percebi uma lacuna na participação dos responsáveis na rotina escolar de seus filhos e na dinâmica da escola. Entre as possíveis razões, identifiquei que muitos pais se distanciavam, confiando no cuidado da instituição com seus filhos e frequentemente enfrentando conflitos entre suas agendas profissionais e pessoais. No entanto, atribuíam à escola toda a responsabilidade pela educação dos jovens.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Diante desse desafio, busquei soluções inovadoras para fortalecer laços e estabelecer uma comunicação fluida entre a escola e os responsáveis pelos alunos. Com o suporte da tecnologia, teve início um processo de abertura e interação constante. Grupos de e-mail foram criados para agilizar a comunicação e garantir contato direto. Além disso, implementamos uma gestão do fluxo de comunicação, assegurando que dúvidas e preocupações fossem prontamente atendidas.

Também intensificamos o uso do WhatsApp, facilitando o diálogo e o feedback (retorno avaliativo). Criamos grupos específicos por turma ou série, proporcionando interações mais direcionadas e produtivas, facilitando o acesso das famílias às informações relevantes sobre a rotina e os eventos escolares. Essas iniciativas reduziram as barreiras de comunicação e abriram espaço para uma conexão mais próxima e colaborativa entre educadores e famílias, algo essencial para o desenvolvimento educacional dos alunos. 

Também implementei um sistema de biometria para otimizar o registro de entrada e saída dos estudantes. Além de aumentar a segurança, essa tecnologia automatiza a marcação de presença e notifica os responsáveis sobre atrasos ou faltas por e-mail. Para a gestão, os benefícios dessa adoção são diversos. Primeiramente, a biometria proporciona uma gestão de presença mais precisa, reduzindo a possibilidade de erros manuais. Também  economiza tempo administrativo e promove transparência entre escola e famílias.

Novas formas de aproximação

Revisei o tradicional momento da família na escola. Introduzi formações com especialistas sobre temas relevantes, estimulando a troca de ideias e fortalecendo a parceria entre instituição e responsáveis. Além disso, o acolhimento se tornou uma prioridade nesses encontros, criando um ambiente receptivo que estimula a troca construtiva entre educadores e familiares. 

Essas formações promovem uma compreensão mais profunda das práticas educacionais adotadas na escola. Os debates proporcionam um espaço para a discussão aberta, permitindo que a comunidade escolar compartilhe ideias, sugestões e preocupações. E em 2023, lancei um “cartão fidelidade” para monitorar a participação das famílias e homenagear, mesmo que simbolicamente, os responsáveis mais assíduos.

Foto: Guanabaratejo / Oi Futuro.

Os maiores desafios enfrentados durante esse processo de aproximação envolveram o letramento digital dos responsáveis, tanto em relação ao uso das ferramentas e aplicativos de comunicação quanto ao entendimento dos aspectos de gestão de um espaço coletivo com políticas definidas. No início, houve dificuldade por parte dos pais em compreender o quão estratégicos esses momentos são para o desenvolvimento educacional de seus filhos. Para superar esses obstáculos, é essencial promover iniciativas de capacitação digital que incluam também a compreensão dos protocolos e diretrizes estabelecidos.

Quando os dois lados são beneficiados

A interação entre a gestão escolar e as famílias vai além da transmissão de informações. Ela é fundamental para criar um ambiente educacional enriquecedor, permitindo a adaptação das estratégias pedagógicas às necessidades individuais dos alunos.

A gestão, ao estabelecer um contato autêntico, tem a oportunidade de compreender as nuances individuais de cada família, reconhecendo suas aspirações, desafios e valores. Como consequência, possibilita uma abordagem mais personalizada na condução da educação, adaptando estratégias pedagógicas e de suporte de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Essa relação menos óbvia e transparente permite à gestão criar uma atmosfera de confiança, incentivando as famílias a se envolverem ativamente no processo educativo e a contribuírem com perspectivas valiosas que enriquecem a diversidade de experiências na comunidade escolar

Nesse contexto, a relação entre a gestão e as famílias facilita a administração eficiente da escola e promove um ambiente de aprendizado que respeita e valoriza a singularidade do estudante. Em termos práticos, avançamos de 40% para 90% a presença dos responsáveis.

A maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas
Clique e acesse

isaac

Aldineide de Queiroz

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, possui licenciatura em Letras, com especialização em Linguística Aplicada à Língua Portuguesa pela FAFIRE. Tem experiência de 29 anos na área da educação, tendo desempenhado papéis como professora, coordenadora e na gestão escolar. Nos últimos 13 anos, tem atuado especificamente na gestão escolar, sendo que nos últimos 11 anos ocupa o cargo de gestora da Escola Técnica Estadual Cícero Dias - NAVE Recife, alcançando resultados expressivos. A instituição foi classificada como a 9ª melhor escola pública de Ensino Médio no IDEB 2021 e também recebeu reconhecimento internacional pelo uso de tecnologias e práticas inovadoras, sendo destacada por organizações renomadas como Microsoft, UNICEF, SXSW e Destinos Educação.

TAGS

gestão escolar

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x