LEGO lança SPIKE Prime para trabalhar STEAM no ensino fundamental - PORVIR
Crédito: Divulgação

Inovações em Educação

LEGO lança SPIKE Prime para trabalhar STEAM no ensino fundamental

Porvir foi convidado a participar de programa de oito semanas para testar o kit e cumprir desafios de robótica

por Marina Lopes ilustração relógio 6 de junho de 2020

Bateria carregada, peças distribuídas na bandeja e software de programação instalado. Tudo a postos para a primeira semana de atividades do SPIKE™️ Prime Influencers – Brasil, um programa global de experimentação do último lançamento da LEGO® Education para trabalhar STEAM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática) com alunos do ensino fundamental.

O Porvir foi convidado pela LEGO® Education e pela Tecnologia Educacional, unidade da Positivo que promove a educação com o uso criativo da tecnologia, para testar SPIKE Prime e participar de oito semanas de formação online. Em um grupo com 50 educadores de todo o país, semanalmente serão realizados desafios de robótica e programação com o kit.

Sobre o SPIKE Prime
Formado por um Hub programável, sensores e motores, o SPIKE Prime é composto por 523 peças de diferentes cores e tamanhos, que permitem a construção criativa de robôs e dispositivos dinâmicos. Na primeira semana de atividades do SPIKE™️ Prime Influencers – Brasil, já utilizamos alguns itens na montagem de uma Base Motriz para entender na prática o funcionamento dos motores e do sensor de toque/força.

Confira a nossa primeira tarefa:

O SPIKE Prime faz parte da linha continuum da LEGO® Education, que possibilita um avanço gradual em robótica com foco em STEAM, da educação infantil ao ensino médio. Segundo Alex Paiva, gerente de produtos LEGO® Education, o kit foi pensado para ser uma ferramenta de fácil utilização. “Ele permite construções rápidas para a aula ser otimizada e equilibrar o tempo entre a montagem e a programação”, aponta.

Aliás, a programação do SPIKE Prime é um outro ponto que chama atenção no lançamento. O software utiliza linguagem de blocos baseada em Scratch, código criado pelo Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que permite a construção de comandos de forma intuitiva. Quem tiver interesse em explorar novos recursos também pode utilizar a linguagem Python.

Alex ainda destaca que o kit foi pensado para fortalecer a confiança dos alunos no aprendizado integrado de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática. De acordo com o estudo realizado pela Harris Poll com 5.002 alunos, 5.001 pais e 1.152 professores em cinco países, em nome da LEGO® Education, 89% dos jovens dizem que as aulas práticas constroem mais confiança nas matérias do STEAM. “A confiança impacta diretamente na performance do aluno. Então a ideia foi trazer um produto simples, de fácil usabilidade para o aluno e para o professor”, diz.

Crédito: Divulgação

Novas funcionalidades
Entre as principais funcionalidades que foram adicionadas ao SPIKE Prime, o gerente de produtos LEGO® Education destaca o sensor de força, o giroscópio interno integrado ao Hub e a marcação do start do motor no ponto zero, que permite acompanhar quanto ele girou durante o movimento. Algumas das mudanças também foram incorporadas a partir de sugestões de equipes que participaram da FIRST® LEGO® League, como a inclusão de pinos para fixar os cabos dos sensores e motores.

O estudante Adenir Da Rosa Junior, 15, do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, conferiu na prática algumas das novas funcionalidades do SPIKE Prime. Integrante da equipe de garagem Conetados Old School, que compete de forma independente e não seguem vínculo com nenhuma instituição, ele e os colegas foram classificados para o SESI FLL Open International Brazil e receberam um kit para se preparar para a competição.

O torneio que aconteceria no último final de semana de junho foi cancelado devido a pandemia do coronavírus (COVID-19), mas agora o grupo segue treinando a distância para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2020. “Fazemos um rodízio [do kit] para todo mundo ter a experiência, mas no momento estamos trabalhando pela internet”, conta o estudante.

Na avaliação do estudante, que já utilizou outros kits da LEGO® Education para participar de competições, uma das grandes vantagens do SPIKE Prime é possibilitar o uso de seis portas que funcionam como entrada e saída para conectar motores e sensores e contar com giroscópio integrado, que permite acompanhar movimentos nos três eixos. “Conseguimos saber se o robô está subindo, virando para a direita/esquerda ou fazendo uma curva. Isso facilita na hora de identificar uma rampa”, exemplifica o estudante.

Diferentes usos na sala de aula
Além das novas funcionalidades que podem aprimorar o trabalho das equipes nos torneios de robótica, professores também puderam conferir as aplicações do SPIKE Prime na sala de aula. No programa SPIKE™️ Prime Influencers – Brasil, do qual o Porvir está participando, educadores de escolas públicas e privadas de todo o país foram convidados a explorar o kit e compartilhar sua experiência nas redes sociais. Quem acompanha o grupo nesta jornada é Jonatan Alan, analista de projetos da LEGO® Education.

“Confiança em mexer e não se preocupar com o erro. A partir dessa premissa, nós conseguimos desenhar os desafios que fazem parte de toda a formação”, conta Jonatan. Ao longo de oito semanas, os participantes são convidados a descobrir o kit e cumprir desafios que envolvem a construção do robô e a sua programação, entendendo o erro como uma parte imprtante do processo de aprendizagem.

De acordo com ele, com um grupo diverso de educadores e apaixonados por tecnologia educacional, a proposta também é que os participantes consigam identificar aplicações do SPIKE Prime no seu cotidiano. “No decorrer das atividades, queremos que eles também surgiram ideias de aulas que podem utilizar o kit”, cita.

Crédito: Divulgação

“A ideia é que eles descubram e se tornem confiantes para fazer parte do projeto”, aponta Jonatan, ao mencionar que todos podem se apropriar do kit e usar a criatividade para começar a desenvolver atividades.

Prova disso é a professora do ensino fundamental Diucimara de Sarandi, da Escola Municipal Gabriel Sampaio e Escola Municipal Antônio Velasquez, de Maringá (PR), que começou a trabalhar com robótica educacional em agosto do ano passado e agora está participando do SPIKE™️ Prime Influencers – Brasil. “Quando eu assumi esse trabalho com robótica na escola, o aprendizado foi único. Eu percebi como as crianças se envolvem e isso oportuniza um aprendizado único. Eles fazem por prazer e incentivo”, compartilha.

Para Daniele Ortiz Hoffmann, analista técnica educacional da rede SESI São Paulo, além dos aprendizados com a ferramenta, o programa também está sendo uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e experiências com educadores de todo o país. “São profissionais do Brasil inteiro com trabalhos muito diferentes. Isso é uma oportunidade dentro do programa em si, é legal sair do seu mundo e ver o que o outro está fazendo”, conta.

Nas próximas semanas, iremos compartilhar um pouco das atividades e desafios do SPIKE™️ Prime Influencers – Brasil. Acompanhe as redes sociais do Porvir, no Instagram e Facebook.


TAGS

educação mão na massa, programação, robótica, steam, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x