Organização da sala de aula deve mudar conforme intenção pedagógica - PORVIR
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Como Inovar

Organização da sala de aula deve mudar conforme intenção pedagógica

Saiba como tornar o ambiente de aprendizagem um lugar flexível e quais as possibilidades pedagógicas de diferentes arranjos

por Ana Luiza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral ilustração relógio 23 de fevereiro de 2017

Entender a sala de aula como um local flexível é um dos primeiros passos para se pensar a diversificação das práticas pedagógicas. A mudança, no entanto, não deve acontecer de forma isolada e precisa estar inserida dentro de uma proposta política e pedagógica. “É fundamental que antes de pensar os espaços se discuta a concepção de educação colocada, bem como o que se pretende com os sujeitos ali presentes”, considera a professora Sandra Caldeira, mestre e doutora em História da Educação.

Isso porque a disposição da sala de aula e dos demais espaços educativos pode chancelar ou refutar uma proposta pedagógica. A disposição das carteiras, por exemplo, é um dos aspectos mais visíveis. “O modelo das cadeiras enfileiradas aponta para uma educação centralizada no professor, que o coloca na posição de detentor do conhecimento e direciona todos olhos e corpos a ele”, comenta Andrea Zica.

Em sua leitura, essa estrutura não atende às propostas educativas dialógicas, em que o professor se apresenta como mediador do conhecimento. “Nesse caso, espera-se que o professor saia desse lugar central e busque integrar-se ao grupo dos estudantes”, observa.

Outro ponto a se considerar é o tipo de relação que se espera que os estudantes construam com os objetos de conhecimento. Aqui, podem valer propostas em contextos individuais ou coletivos. “Tem momento que é necessário que eles estejam sozinhos frente ao conhecimento, caso de atividades que pedem uma concentração maior ou que demandam que os alunos identifiquem seu próprio grau de aprendizagem; mas também há situações em que trabalhar com o outro é fundamental para que essa relação se estabeleça; ou ainda que o professor seja fundamental na dinâmica”, considera Andrea.

A educadora reforça que nenhum arranjo deve ser validado como o mais importante sem que haja uma experimentação por parte da escola, que também tem o papel de descartá-lo, quando necessário. “Cada grupo é um encontro de pessoas, o que imprime características diferentes. Estar com o outro é uma aprendizagem constante, que muda o tempo todo”, reconhece.

Nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura da professora Andrea Zica, docente do Instituto Casa Viva, em Belo Horizonte, por exemplo, a regra é não ter regra em relação à organização da sala de aula. Um dia, os estudantes estão organizados em formato de U. No outro, com as carteiras agrupadas. Também não são raras as vezes em que eles fazem suas leituras deitados sobre o jardim do Museu Histórico Abílio Barreto, vizinho à escola.

“A dinâmica da aula se dá em função da minha intencionalidade pedagógica”, explica a educadora que chega a trabalhar com cinco arranjos diferentes de sala de aula por semana, todos previamente pactuados com os estudantes.

Espacos_Sala_Aula-01

 

A importância dos arranjos integrais

Para a educadora Sandra Caldeira, repensar as dinâmicas da sala de aula e dos espaços educativos é uma forma de romper com um importante paradigma educacional. “A vida é movimento e o que fazemos é colocar esses estudantes sentados desde muito cedo, “segregando” a cabeça do corpo, privado de movimento. Precisamos produzir referências mais integrais, que trabalhem a razão em sintonia com a emoção desses alunos”, coloca, mencionando um dos principais desafios das escolas.

Andrea concorda e opina que a educação tradicional exige das infâncias e das juventudes uma presença “artificial” do corpo. “Quando você tira a cadeira, esse corpo vai se mostra de uma maneira diferente”, observa a educadora.

Nesse sentido, a arquiteta, urbanista, pesquisadora e diretora do atelier Cenários Pedagógicos, Beatriz Goulart, aposta no uso de mobiliários modulares e mais flexíveis. “Quanto mais essas peças forem leves, desmontáveis, mais fácil fica propor essas mudanças”.

Ela também reconhece que esses processos de mudança nem sempre são fáceis, “afinal, estamos propondo mexer numa estrutura que foi feita para ficar para sempre”, coloca se referindo ao modelo da sala de aula. No entanto, acredita que a customização pode ser uma boa saída a esses ambientes.

Para além dos espaços

Repensar a disposição e utilização dos espaços não precisa se encerrar nas dependências escolares. As especialistas acreditam que o território no qual a escola está inserida também precisa ser levado em conta. Para elas, tão importante quanto a disponibilidade para repensar arranjos internos é a disposição da escola de entender a circulação e acesso pela cidade como um direito fundamental dos estudantes.  Cabe à escola, então, propor utilizações de espaços públicos, como parques e praças, e demais equipamentos, como museus e casas de cultura, dentro do seu arranjo curricular.

“É importante fazer um reconhecimento do local, conversar com as pessoas que frequentam e pensar modos diferenciados de abordagem, sempre tendo em vista os interesses e as fases do desenvolvimento dos estudantes”, elenca Sandra.

* Publicado originalmente no Centro de Referências em Educação Integral e reproduzido mediante autorização. 


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novos espaços, uso do território

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José Augusto Sousa Martins
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José Augusto Sousa Martins

A intencionalidade educativa é fundamental na prática pedagógica do professor. A sala de aula deve constituir-se como espaço de aprendizagem e desenvolvimento, em que as crianças recebem, respondem e participam ativamente na construção de um conhecimento partilhado.
Ao ter esta intencionalidade educativa, o professor tem em consideração as necessidades/interesses dos alunos, por forma a assegurar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades/competências.

Marluce
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Marluce

As vezes ficamos em formação de círculo, era muito bom….trocavamos mais experiências….bem produtivo…

patricia
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patricia

trabalho com duas turmas de terceiro ano do ensino fundamental. Como é uma fase de alfabetização ainda , montei em minha sala um canto com materiais lúdicos, caixas com livros para leitura e alguns jogos educativos. Hoje quando cheguei para trabalhar , simplesmente a diretora tinha mandado desmanchar esse meu canto, e sem nem ao menos me dar uma satisfação. Minha dúvida é , em minha sala de aula , a diretora tem esse poder?… Ler mais »

Silmara Tavares Souza Noronha
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Silmara Tavares Souza Noronha

Sim, seria interessante a Escola promover uma pesquisa com a comunidade, reunião com os Pais, para saber quais sugestões poderiam ser realizada para que tivesse na Escola espaços Culturais, saber qual opinião, sugestão, e se podem colaborar; Também seria interessante a participação dos professores de Artes.

Adriana
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Adriana

A dificuldade é que as salas de aula são construídas para o trabalho com fileiras. Outros arranjos demandam mais espaço, ficando inviável pelo número de alunos por sala de aula.

Conceição sales
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Conceição sales

Organização em forma de U, círculo e tradicional. Grande quantidade de alunos para o tamanho da sala, onde dificulta outras alternativas.

Luis Claudio Gomes
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Luis Claudio Gomes

Os alunos nao aceitam trabalhar em grupos em circulo.

Luis Claudio Gomes
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Luis Claudio Gomes

A melhor maneira é trabalhar com círculos

jussara santos paraiso
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jussara santos paraiso

Colocar os alunos em semicírculos de forma que todos se vejam, e que a interação seja olho no olho.

adriana cimino
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adriana cimino

A maneira mais interessante é trabalharem forma de u.