Porvir forma Conselho Jovem para reforçar voz do estudante em suas ações
Iniciativa pretende estimular a produção de conteúdos e a mobilização social em prol da participação do jovem na transformação da educação
por Redação 2 de maio de 2018
Por acreditar que os estudantes devem estar envolvidos em qualquer mudança educacional, o Porvir deu início a uma nova ação para trazer a voz dos jovens para a sua produção de conteúdo e mobilização social. Com a participação de estudantes de diferentes regiões do país, agora temos um Conselho Jovem que será responsável por trazer a perspectiva da juventude para o debate sobre inovações educacionais.
Leia mais:
– Documento apresenta propostas para fortalecer participação do jovem na educação
– Conheça o guia Participação dos Estudantes na Escola
– Como é o universo do jovem
– Como promover a participação: escuta, escolha, coautoria e corresponsabilização
Os conselheiros estão divididos nas cinco regiões do país, em 11 cidades diferentes: Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Recife (PE), Rio das Ostras (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Porto Velho (RO).
“Com essa iniciativa, queremos que os estudantes sejam protagonistas de mudanças educacionais, sejam ouvidos em debates relevantes e nos ajudem a falar de temas importantes para a juventude”, diz Larissa Alves, mobilizadora social do Porvir e articuladora do Conselho Jovem.
Os integrantes do conselho foram escolhidos por meio de um processo seletivo que contou com a participação de quase 60 estudantes. Eles foram indicados por professores autores do Diário de Inovações e parceiros do Porvir.
Conheça todos os participantes:
Os conselheiros foram escolhidos após preencherem um formulário online e participarem de entrevistas por telefone, que levaram em conta alguns requisitos: estar no ensino médio, ter um perfil comunicativo, participar de projetos de transformação da sua escola ou comunidade e demonstrar interesse em se aprofundar no debate sobre educação.
A primeira atividade do Conselho Jovem aconteceu nos dias nos dias 15 e 16 de abril, quando os estudantes se reuniram no Rio de Janeiro (RJ) para participar do Educação 360 Jovem, evento promovido pelos jornais O Globo e Extra.
– Veja o mapa mental sobre o Educação 360 Jovem que foi elaborado pelo conselheiro Túlio Fogagnoli
Nas próximas semanas, convidados pela equipe do Movimento pela Base Nacional Comum, o conselheiros do Porvir irão participar das cinco audiências públicas para discutir a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio.
Confira o material produzido pelos estudantes durante o primeiro encontro do Conselho Jovem do Porvir: