Professora simula viagem aérea para ensinar biomas brasileiros - PORVIR
Crédito: Roberto David/iStock

Diário de Inovações

Professora simula viagem aérea para ensinar biomas brasileiros

Com direito a uniforme de aeromoça e cartões de embarque, educadora transforma aula de ciências do 7ª ano em passeio de avião

por Thaís Sanches ilustração relógio 15 de dezembro de 2021

Preparar o roteiro, arrumar as malas e fazer o check-in do avião… todos esses preparativos antecedem uma das melhores coisas da vida: viajar! Como já dizia o poeta Mario Quintana (1906-1994), “viajar é trocar a roupa da alma!”

Foi a partir desse tema que me inspirei a desenvolver uma das aulas mais marcantes no meu ano de 2021: “A viagem nos biomas brasileiros”.

Meu nome é Thaís Sanches, sou professora de ciências na cidade de Maringá (PR) e essa ideia de aula temática surgiu a partir de um problema que estava enfrentando em sala de aula: a desmotivação dos alunos para o estudo de biomas.

Isso porque, de 2020 para 2021, estávamos na transição de novas apostilas para ficarmos de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e muitos conteúdos acabaram sendo redistribuídos para as séries. Logo, o 7º ano (no ano anterior) já tinha estudado todas as características dos biomas e teria que rever novamente, devido à mudança da apostila. Foi aí que tudo começou: “Ah, professora, biomas de novo não!”, “Não gostei de estudar isso!”, “Prof, vamos pular esse conteúdo?”.

Voltei para casa pensativa. Como poderia reverter essa situação? Liguei os pontos e pensei: bioma é “uma área geográfica de grandes dimensões, constituída por um complexo único de ecossistemas como vegetação, solo e fauna característicos e um tipo de clima predominante” – portanto, são lugares que poderíamos conhecer em uma viagem, não é mesmo?

Tinha uma semana para pensar em todos os detalhes da aula e queria que os alunos tivessem uma imersão dentro da história! A proposta foi a seguinte: surgi na sala com uniforme e chapéu de aeromoça, uma mala de viagem e pedi para que todos se retirassem da sala. Entreguei para cada aluno uma passagem área personalizada e expliquei que os levaria levar para uma viagem inesquecível!

Todos entraram na sala já super empolgados e imersivos na proposta da aula. Apresentei o roteiro de viagem para eles e disse que sobrevoaríamos todos os biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa.

Os slides foram um ponto de apoio muito importante, uma vez que por meio de tópicos eu fui explicando a característica de cada um dos biomas.

Como toda viagem, é muito bacana registrarmos todas as nossas aventuras em um Diário de Bordo. Portanto, como fechamento da aula e checagem da aprendizagem, solicitei aos alunos que  desenvolvessem um diário, no qual descrevessem as principais características dos biomas (e ilustrassem os animais e vegetais que conseguiram observar) para me a próxima aula.

Alguns detalhes importantes: se tiver recursos, você pode deixar a atividade ainda mais personalizada, produzindo uma sacolinha de “snacks” e petiscos para os seus passageiros. Vale lembrar que toda essa simulação que descrevi acima ocorreu em uma aula de 50 minutos.

É uma atividade super acessível que poderá ser o diferencial para suas aulas de biomas nunca mais serem as mesmas. Boa viagem!


Thaís Sanches

Doutoranda no programa de pós-graduação em ensino de biociências e saúde da Fiocruz. Desde 2013, é professora de ciências no ensino fundamental 2 na cidade de Maringá (PR). Formada em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pedagogia pela Unicesumar, é mestre na área de divulgação científica no Programa de Biologia Comparada (PGB) pela UEM. Especialista no ensino de biologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em métodos e técnicas de ensino pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Administradora e proprietária do canal @thaisplicando.ciencias (no Instagram) que, desde janeiro de 2019, tem como principal objetivo inspirar professores de ciências e biologia com atividades didáticas para tornar a sala de aula mais alegre e lúdica.

TAGS

ciências, ensino fundamental

4
Deixe um comentário

avatar
500
4 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
4 Autores
FernandaRose GouveiaBetânia Pinheiro LemosWalesca Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Walesca
Visitante
Walesca

Ameiiiiii. Sou professora de Ciências. Parabéns 👏👏👏

Betânia Pinheiro Lemos
Visitante
Betânia Pinheiro Lemos

Amei, sou professora de geografia do ensino médio e passei por algo parecido recentemente. A questão foi o desconhecimento dos alunos.

Rose Gouveia
Visitante
Rose Gouveia

Parabéns, professora Thaís Sanches por essa excelente atitude altruísta, gratidão por compartilhar sua experiência.

Fernanda
Visitante
Fernanda

Que maravilhosa, virei sua fã kkk adorei, meus parabéns! Sou professora de Geografia 😃

X