Professora promove exposição virtual para trabalhar meio ambiente - PORVIR
Tirachard Kumtanom / Pexels

Diário de Inovações

Professora promove exposição virtual para trabalhar meio ambiente

Registros levam alunos a uma autorreflexão sobre o lugar onde vivem e os aproximam de práticas sustentáveis

por Maria Aparecida Maia de Mello ilustração relógio 18 de agosto de 2021

Durante a pandemia de COVID-19, busco cada vez mais em sala de aula encontrar estratégias de ensino e aprendizagem para trabalhar com os estudantes. Porém, o distanciamento social ainda é um desafio para manter a interatividade nas atividades pedagógicas não presenciais.

Para trabalhar o tema meio ambiente, minha intenção foi realizar uma reflexão especial em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), com a ideia central de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados fontes inesgotáveis.

Assim, como podemos pensar em ambiente se ao mesmo tempo ainda não conseguimos nos perceber como seres vivos que estão no meio, que interagem com os ecossistemas e estabelecem relações ecológicas com o espaço em que habitam?

Leia também

A metodologia de ensino para o desenvolvimento da atividade abrangeu o roteiro dirigido impresso para cada estudante realizar em casa, pois ainda não tínhamos retornado às aulas presenciais na escola. As orientações para a realização da atividade sempre foram disponibilizadas via WhatsApp.

Dessa forma, lancei a seguinte problematização para as turmas de 6º ao 9º ano: Você é um(a) fotógrafo(a) famoso(a) que vive viajando pelo mundo fazendo inúmeros registros fotográficos. Por ser um(a) excelente profissional, já enviou suas fotos para revistas e jornais de várias partes do mundo! Mas, hoje você recebeu um convite inusitado na sua caixa de correio.

A partir da proposta de um convite para participar da Exposição Fotográfica Virtual “Retratos do Ambiente”, passei a estimular os alunos e alunas a realizarem registros fotográficos do ambiente a sua volta

O trabalho teve por objetivo mostrar diferentes ambientes, cenários, paisagens, animais, vegetais entre outros componentes que podemos encontrar no ambiente com o intuito de conhecer múltiplos olhares sobre o meio ambiente, trazendo ainda um pouco de sensibilidade para o cotidiano.

Após a problematização, pedi que cada estudante observasse o ambiente a sua volta ou escolhesse um lugar significativo, selecionasse uma cena, tirasse uma foto, criasse uma legenda para foto e enviasse no grupo de WhatsApp da turma ou para o WhatsApp da professora. Gradativamente, as fotos foram sendo enviadas e fui fazendo a triagem do material, selecionando para a exposição fotográfica virtual.

Nesse processo de atividades remotas, percebo que o aplicativo WhatsApp é uma ferramenta que tem potencialidade para o desenvolvimento de propostas pedagógicas considerando que por ser uma plataforma acessível e de uso intuitivo facilitando a comunicação com as turmas.

A inovação pedagógica surge como um caminho a ser trilhado pois se cria alternativa para seguir mantendo o vínculo socioafetivo com estudantes e também se transforma o processo de aprendizagem partindo do contexto. Diante disso, foi possível conhecer um pouco das concepções que os alunos e alunas têm sobre meio ambiente e compreender suas relações com o meio, assim como a valorização da singularidade da zona rural.

Dentre as dificuldades para realizar o trabalho, destaco a inacessibilidade de internet na zona rural por parte de alguns estudantes. Por isso, somente menos da metade conseguiu enviar foto. Entretanto, foi possível despertar a sensibilidade no olhar para o ambiente e conhecer um pouco da realidade de cada um.

A inovação pedagógica surge como um caminho a ser trilhado pois se cria alternativa para seguir mantendo o vínculo socioafetivo com estudantes e também se transforma o processo de aprendizagem partindo do contexto

Por meio dessa atividade, observei que a turma teve a oportunidade de dialogar sobre diferentes experiências, relatando detalhes sobre as localidades que moram e descrevendo as belezas naturais que muitas vezes passam despercebidas pela rotina. Dentre os resultados do trabalho, ressalto que por meio da Exposição Fotográfica Virtual “Retratos do ambiente”, as famílias se envolveram auxiliando os alunos e alunas na escolha de cenários e enviando fotos.

Depois da coleta de todas as fotos que foram enviadas, foi o momento de socializar as imagens com o público. Para isso, fiz o uso da rede social Facebook, em especial, o perfil da escola para atingir o maior número de visualizações por parte da comunidade escolar.

Nessa etapa, notei que os estudantes e seus familiares se sentiram valorizados por poder mostrar um pouco dos cenários que somente as particularidades da zona rural permitem viver. No decorrer das imagens, ganha destaque a lida do campo, cavalos, o nascer e o pôr do sol, barragens, lavoura de arroz, trator, árvores, a chuva, o balanço, a bola no campo entre outras.

A simplicidade da vida do campo enaltecida na exposição fotográfica trouxe elementos que permitem novas abordagens pedagógicas para as aulas de ciências considerando que uma foto traz diferentes percepções e novos olhares. Por fim, a escola segue fazendo o seu papel, em um formato diferente e mais desafiador, sigo investindo em novas possibilidades pedagógicas.


Maria Aparecida Maia de Mello

Professora de ciências nas turmas de 6º ano ao 9º ano na EMEF Manoel Imas dos Santos no município de Barra do Quaraí-RS. É também coordenadora pedagógica na EMEB Marília Sanchotene Felice no munícipio de Uruguaiana-RS. Licenciada em Ciências Biológicas pela PUCRS e mestra em Ensino de Ciências pela UNIPAMPA.

TAGS

sustentabilidade

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x