Professora usa WhatsApp para incentivar leitura - PORVIR
Crédito: slavaleks / Fotolia.com

Diário de Inovações

Professora usa WhatsApp para incentivar leitura

Debora Machry decidiu usar o app para enviar textos para os alunos lerem em casa e discutirem, posteriormente, em sala de aula

por Debora Cristina Schilling Machry ilustração relógio 19 de agosto de 2015

Eu sou muito insistente na questão da escrita e da leitura. Como professora de ciências, eu mostro aos meus alunos que, assim como os músculos do corpo, o cérebro também precisa se exercitar e que lendo, ele se exercita. Apesar disso, a maioria deles não gosta de ler e tem dificuldades de concentração, precisando de motivação contínua para estudar. Além disso, eu tinha muita dificuldade na correção das atividades, devido aos inúmeros erros ortográficos feitos por eles. Então, decidi incentivar a leitura de uma forma que envolvesse os estudantes. O problema é que a ideia era utilizar o celular para isso e, apesar de ser uma ferramenta incrível, seu uso é proibido em sala de aula. A diretoria recolhe os aparelhos no começo do dia.

Sendo assim, eu resolvi a questão de outra forma. Comecei a escrever artigos para a seção de opinião dos jornais de São Leopoldo, do Rio Grande do Sul, sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula com os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos. Depois, eu tiro foto da página do jornal com o artigo publicado e mando para meus alunos pelo grupo do WhatsApp, para que eles leiam em casa pelo celular.

Leia mais:
WhatsApp na aula: o que fazer para tirar o melhor proveito da ferramenta?
300 aplicativos educacionais abertos para usar em sala de aula

A partir dessa atividade, eu peço que eles respondam o que o artigo pode mudar ou alterar na aprendizagem em casa. Eles relatam as aplicações do que leram, mas também podem mandar fotos de animais que acham curiosos para trabalharmos em aula ou denunciar entulhos de lixo para que eu ligue para a prefeitura. A participação no grupo é também um trabalho social. Dessa forma, eu sei que estão aplicando o conhecimento passado presencialmente.

Depois de tudo isso, eu faço a hora do conto científico em sala. Para ler o artigo e discuti-lo com os alunos, eu crio um clima no ambiente: apago as luzes, levo uma vela ou vamos ler na rua, o que acaba envolvendo os estudantes.

É um projeto bem diferente na escola porque, de um modo geral, os professores têm medo do celular, porque é uma ferramenta nova e nem todo mundo se adapta. Eu mesma não tinha um smartphone, ganhei um esse ano. Foram os alunos que me ensinaram a usar o aparelho. Algumas coisas eu ainda não sei fazer, mas vou aprender. Eu perdi o medo.

O grupo do WhatsApp é mais um recurso didático. É uma prática que estamos desenvolvendo e aprendendo com ela. Eu nunca usei a tecnologia desse jeito, então eu estou achando ótimo. Os alunos estão aderindo aos pouco, mas todos que fazem parte dos grupos participam bem. Eles estão mais concentrados e conseguem entender melhor o que eu falo nas aulas. A leitura facilitou muito a aprendizagem.

Eu sei que a minha vocação é essa. É na escola que eu consigo fazer meu trabalho socioambiental. Sou respeitada pela minha profissão. Tudo isso me motiva a não desistir e me faz acreditar que a educação ainda vai ser valorizada.


Debora Cristina Schilling Machry

Debora Cristina Schilling Machry é bióloga formada pela Unisinos, especialista em Microbiologia. É professora de Ciências da rede pública e privada. Já foi Supervisora da Educação Ambiental do município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Conselheira no Conselho do Meio Ambiente e interlocutora na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.  Atualmente, escreve artigos de opinião para jornais regionais e coordena projetos socioambientais.

TAGS

aplicativos, dispositivos móveis, ensino fundamental, interdisciplinaridade, tecnologia

160
Deixe um comentário

avatar
500
155 Comentários ao conteúdo
5 Respostas a comentários
1 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
148 Autores
Nadia M F RizzottoMonica PierinDelmarine FernandesVânea Maria Ferreira Souzadenise Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Edgard Gonçalves Cardoso
Visitante
Edgard Gonçalves Cardoso

Muito bom…Um bom exemplo de utilização da tecnologia em favor do ensino. :)

Monica Pierin
Visitante
Monica Pierin

Uma excelente alternativa, já utilizamos essa ferramenta desde o início da pandemia.

Leandro Pontes
Visitante
Leandro Pontes

Excelente iniciativa, unir tecnologia e conhecimento, parabéns! Que sirva de exemplo para muitos professores e alunos.

elisangela
Visitante
elisangela

no momem estão em que estamos passando não podemos mais viver sem as novas ferramentas que estão temos que usar com produtividade para que o aluno venha a realmente ganhar conhecimento

Eduardo
Visitante
Eduardo

Minha unica dúvida é se a iniciativa amplia o estímulo para que as pessoas, estudantes, passem ainda mais tempo com dispositivos nas mãos o que inviabiliza conversaçoes reais com quem está próximo

Meirere Lucio Pereira
Visitante
Meirere Lucio Pereira

Excelente trabalho. Sou professor de física do 9° ano de uma escola particular de Recife, e ao trabalhar os conceitos iniciais da cinemática levo os alunos para o laboratório de informática e dou uma lista de palavras para eles pesquisarem o significado e construírem um dicionário ilustrado de física. Pois se eu fosse expor o significado de diversas palavras científicas tornaria a aula cansativa. Parabéns!

Rosiane Keyla Ribeiro Carvalho
Visitante
Rosiane Keyla Ribeiro Carvalho

excelente ideia,principalmente pelo fato de ser uma tecnologia acessivel,todos tem celular.Todos gostam do zap..

JISLEINE
Visitante
JISLEINE

OLÁ, COMO É BOM TOMAR CONHECIMENTO DE ALGO TÃO INOVADOR. EU PARABENIZO A PROFESSORA.

Noemia
Visitante
Noemia

Muitas vezes os celulares dos alunos é o único recurso que funciona na Escola e saber aproveitar este recurso é fundamental para que eu consiga realizar a pesquisa.

Adriana
Visitante
Adriana

Parabéns professora…ao compartilhar sua prática pedagógica com certeza estará estimulando outros professores a buscar um ensino inovador articulado as tecnologias.

Iselda Telles de Ramos
Visitante
Iselda Telles de Ramos

Boa Tarde

Iselda Telles de Ramos, sou Bacharel em Ciências Contábeis, sempre trabalhei em Empresa Privada,2017 entrei pela primeira vez na área de educação.

Maria de Fatima
Visitante
Maria de Fatima

Olá Debora, parabéns pela iniciativa. Você utilizou a mídia que está acessível a grande maioria da população para a sala de aula. Achei de muita humildade você mencionar que os alunos te ensinaram e que você ainda está em fase de aprendizagem. Acredito que nesse curso também estamos nessa fase de aprender para aplicar depois.

Inez Nonis Zucoloto
Visitante
Inez Nonis Zucoloto

Parabéns Débora, sua criatividade está colaborando com o processo de aprendizagem dos alunos! Com relação à tecnologia sempre aprendemos com os alunos!

Sergio Cavalheiro
Visitante
Sergio Cavalheiro

Muito interessante! Importante a mensagem de que os aplicativos de msg podem servir para aprendizagem, indo além da diversão!

Eroni Model Behenck Santos
Visitante
Eroni Model Behenck Santos

Boa noite, muito interessante, leciono a disciplina de matemática, Ensino fundamental ja trabalhei numa escola que tinha laboratório de informática , levei meus alunos para jogos de tabuada foi muito produtivo, eles se esforçavam o máximo para não errar . Aprendendo brincando.

Daniel Cassimiro Mendes
Visitante
Daniel Cassimiro Mendes

Excelente iniciativa.

Selma  Gomes dos Santos Santia
Visitante
Selma Gomes dos Santos Santia

Parabéns professora. essa é uma super ideia inovadora, com certeza todos vão compartilhar sua prática pedagógica no qual estará estimulando outros professores a buscar um ensino inovador articulado às tecnologias. Pois o grupo do WhatsApp é mais um recurso didático como você mencionou e que os alunos estão aderindo aos pouco, mas todos que fazem parte dos grupos participam bem. E que eles estão mais concentrados e conseguem entender e interagir melhor o que você… Ler mais »

Stella Batista
Visitante
Stella Batista

Excelente, sua metodologia torna mais fácil a interação entre conteúdo didático
e a realidade, tornando a aprendizagem útil para a vida cotidiana,
estabelecendo-se então um vínculo entre a vida real e o conceito
apreendido.

ADALTO OCTAVIO ZOCCANTE
Visitante
ADALTO OCTAVIO ZOCCANTE

Acredito no trabalho da professora Debora Machry, desde que os alunos sejam conscientizados da importância do Smartphone e da rede e a utilização para atingir os objetivos proposto pela professora. Não resta dúvida que os alunos conscientes desenvolveram o trabalho com muita eficiência.

Ana Célia de Almeida
Visitante
Ana Célia de Almeida

Muito interessante a metodologia utilizada pois une o útil ao agradável. Parabéns professora!

Claudia
Visitante
Claudia

Excelente a metodologia facilita a interação conteúdo/realidade, tornando a aprendizagem agradável.

Neuza
Visitante
Neuza

Excelente trabalho, unir tecnologia e conhecimento com certeza se torna significativa a aprendizagem. Professores e alunos ao usarem essas ferramentas estão buscando se aprimorar cada vez mais com o mundo tecnológico que nos rodeia no tempo atual.

Jandra
Visitante
Jandra

Super interessante!! Realmente os alunos hoje estão mais alfabetizado na tecnologia do que mesmo os professores. Precisamos quebrar estes paradigmas e inovar trazendo a tecnologia para a escola.

jenice longato
Visitante
jenice longato

Muito boa sua iniciativa, precisamos encontra meios para que o celular seja, uma ferramenta que auxilie os alunos no processo de aprendizagem e não um problema em sala com esta acontecendo em muitas escolas, onde os alunos usam de forma incorreta.
É unindo tecnologia e conhecimento que alunos e professores poderão poderão desenvolver o processo de ensino e aprendizagem.

Damaris Sarto
Visitante
Damaris Sarto

Excelente iniciativa professora! No Colégio que trabalho os professores também utilizam as redes sociais para que o ensino e a aprendizagem ultrapassem
os muros da escola.

Rosimeire
Visitante
Rosimeire

Foi uma excelente ideia! Parabéns!!!

Zilda Rocha
Visitante
Zilda Rocha

Achei essa idéia muito top, é uma maneira diferente de interagir com os alunos, dispertando mais interesse pela leitura inclusive.

MIRIAN APARECIDA BORTOLUZZI MA
Visitante
MIRIAN APARECIDA BORTOLUZZI MA

Quando você diz” Eu mesma não tinha um smartphone, ganhei um esse ano. Foram os alunos que me ensinaram a usar o aparelho. Algumas coisas eu ainda não sei fazer, mas vou aprender. Eu perdi o medo.” muito importante essa troca de saberes professor aluno, e a busca pelo novo. Parabéns, este é o caminho para todos os envolvidos no processo.

Diva de Oliveira
Visitante
Diva de Oliveira

A iniciativa de usar o app para trabalhar o conteúdo com os alunos dentro e fora da sala de aula é maravilhosa. Na escola que trabalho, como orientadora, também já tem professores que utilizam app para passar conteúdos em vídeos, avaliações, atividades, recados, etc. Na orientação também trabalhamos com grupos de pais de alunos, utilizando o wahts App, que requer maiores cuidados ou atividades diferenciadas.

Ivanete F. Neves dos Santos
Visitante
Ivanete F. Neves dos Santos

O uso do celular em sala de aula sempre foi proibido e muito malvisto pela maioria dos professores, acredito que pela dificuldade de se planejar uma aula usando essas ferramentas tecnológicas que hoje estão tão presente na vida dos alunos, esta forma usada pela professora Debora Cristina é excelente, pois é uma forma de atrair o interesse pelas aulas de forma mais dinâmica.

Zacarias P. Eleotério
Visitante
Zacarias P. Eleotério

Esta é uma das maneiras de interagir os alunos para o gosto pela leitura. Parabéns professora.

Evanilda
Visitante
Evanilda

Parabéns Professora pela iniciativa.

Ivan Paulo Borges
Visitante
Ivan Paulo Borges

Parabéns! Uma ótima iniciativa com o uso desse aplicativo.

Marisa Floriano
Visitante
Marisa Floriano

Parabéns pela iniciativa. Precisamos inovar sempre….

Jacqueline Batista Ferreira Si
Visitante
Jacqueline Batista Ferreira Si

Muito Legal

flavio PASCOAL
Visitante
flavio PASCOAL

Parabéns, sua iniciativa deveria contagiar muitos dos educadores que estão em sala de aula, pois sua proposta de trabalho é pertinente e bastante motivadora.

Rosângela
Visitante
Rosângela

O celular é realmente uma ferramenta incrível, se soubermos utilizar é claro. Como seu uso é proibido em sala de aula, podemos faze-lo fora do ambiente escolar. Sou professora do quinto ano e adorei a ideia de usar o aplicativo whatsapp para incentivar os alunos na leitura. A maioria dos meus alunos não possuem o aparelho, mas vou procurar uma forma de fazer atividades com eles por meio do celular.

Luciana Carla Leite Figueroa
Visitante
Luciana Carla Leite Figueroa

Parabéns o celular, Tablet são ferramentas muito boas para a aprendizagem.

Jussara Caminote Carreiro
Visitante
Jussara Caminote Carreiro

Parabéns ,amei sua interação com os alunos em sala,a tecnologia é a melhor forma que temos para interagir com os alunos.

Eliseu
Visitante
Eliseu

Excelente trabalho

Elizeu
Visitante
Elizeu

Parabéns amei a sua atenção com os alunos e alunas.

Valderes
Visitante
Valderes

Achei excelente o trabalho, muito incentivador.

suze jacintho de oliveira
Visitante
suze jacintho de oliveira

Parabéns Débora! achei genial a ideia.

Marcio Deniz
Visitante
Marcio Deniz

Muito bom! Parabéns! Gostei muito da sua ideia.

Cleusa Mendes
Visitante
Cleusa Mendes

Parabéns, nossos alunos lêem muito pouco, muito boa sua idéia.

francineide.maurucio@gmail.com
Visitante
francineide.maurucio@gmail.com

Incrível realmente utilizarei em sala oque aqui esta sugerido pois me parece ser muito eficiente.

Rosenei Pereira Rodrigues Paix
Visitante
Rosenei Pereira Rodrigues Paix

Muito bom , excelente idéia de inserir os alunos na tecnologia num momento de aprendizagem. Vou realizar essa atividade em sala de aula.

Rosimar de Freitas
Visitante
Rosimar de Freitas

WataApp é ótimo recurso para ser utilizado com os estudantes, além do que é uma ferramenta que a maioria tem e gosta de usar e o tempo de aprendizagem do aluno se estende a outros ambientes. Parabéns à professora pela criatividade.

Prof
Visitante
Prof

Muito bom

Joelma
Visitante
Joelma

É de fato muito bom , mais meus alunos são pequenos e quem tem isso são os pais. Mesmo assim , eu achei ótima ideia, parabéns. Quem sabe futuramente. Joelma.

Regina Cavalcante
Visitante
Regina Cavalcante

Realmente Whatsaapp é uma boa ferramenta para trabalhar texto .Adorei.

Leni Pereira da Silva Amorim
Visitante
Leni Pereira da Silva Amorim

Gostei da ideia, mas meus alunos são pequenos e não possuem whatsapp.

Eliane Gomes Oliveira Andrade
Visitante
Eliane Gomes Oliveira Andrade

Excelente ideia parabéns, também já utilizo o Waths App num projeto com os pais dos alunos e o resultado é muito eficaz.

Luzia
Visitante
Luzia

Muito bom…mias uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem dos alunos.

X