Root, o robô que ensina programação
por Redação 18 de abril de 2016
Para aproximar a programação do mundo real, torná-la menos abstrata e tirar os alunos da frente do teclado, o Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering (Instituto Wyss para engenharia inspirada na biologia) desenvolveu robô chamado Root. Segundo Raphael Cherney, um dos responsáveis pelo projeto, “o Root transforma a programação em realidade de uma maneira extremamente divertida e acessível. Mesmo crianças sem nenhuma experiência com código podem começar a programar robôs em questão de minutos”.
O robô é descrito pelos criadores como um híbrido de carrinho de controle remoto e um videogame. O Root é programado por uma interface chamada Square, disponível em tablets e parecida com o Scratch. Sua estrutura é composta de sensores de luzes e cores, parachoque e uma parte sensível ao toque que o permite interagir com o mundo físico. Em uma sala de aula, o Root “caminharia por um quadro branco, permitindo aos alunos uma resposta em tempo real do que está escrito em código de programação.
Leia a matéria original em Harvard Gazette