Você é professor de inglês em escola pública? Concorra a bolsas!
Instituições sem fins lucrativos e secretarias de Educação podem inscrever seus participantes em treinamentos no Brasil e nos EUA. Saiba como participar
por Redação 4 de fevereiro de 2022
Quer aperfeiçoar suas aulas de inglês? Estão abertos dois processos seletivos para treinamento de professores de ensino médio de escolas públicas e de instituições sem fins lucrativos. Confira os detalhes abaixo. Mais informações, basta escrever para os contatos mencionados.
Programa on-line em parceria com a Casa Thomas Jefferson
Quem oferece? Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio do RELO (Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa).
O que? Será oferecido treinamento em habilidades linguísticas para apoiar o desenvolvimento profissional de educadores brasileiros nas instituições que desejem aplicar a edição 2022 do BRITE (Brazilians Innovating on the Teaching of English).
Quem pode enviar propostas? Instituições sem fins lucrativos podem enviar suas propostas até o dia 18 de fevereiro.
Como será a seleção? A seleção será administrada por um comitê composto pelo escritório do RELO, da Embaixada dos EUA e da coordenação acadêmica da Casa Thomas Jefferson, em Brasília. De 15 e 19 instituições serão escolhidas, impactando aproximadamente 500 educadores.
Qual o método de ensino? Desenvolvida em parceria com a Casa Thomas Jefferson, a metodologia é baseada em uma plataforma de instrução singular (Canvas), com sessões virtuais por meio da plataforma Zoom. O curso está focado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), no ensino da linguagem comunicativa, nas habilidades integradas e na tecnologia educacional.
Mais informações: Falar com Frank Couto em frank@thomas.org.br / (61) 3442-5687 ou Henrique Sottovia em henrique.sottovia@thomas.org.br / (61) 3442-5786.
Bolsas nos Estados Unidos para professores de ensino médio de escolas estaduais
Quem oferece? Comissão Fulbright, em parceria com a Secretaria da Educação de cada estado participante.
O que? Curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos para professores de inglês do ensino médio, com todas as despesas pagas.
Quem pode se inscrever? As inscrições devem ser feitas por e-mail da Secretaria de Educação participante. Depois da seleção estadual, a Seduc fica responsável de encaminhar os candidatos selecionados para a etapa nacional do processo.
Quais os estados participantes? Até o momento, Paraíba e Rio Grande do Sul.
Caso seu estado não esteja na lista dos participantes, entre em contato com a Secretaria de Educação da sua região e manifeste seu interesse. As Secretarias de Educação interessadas deverão enviar, até 21 de fevereiro, mensagem para o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), com cópia para fulbrightdai@fulbright.org.br, confirmando a adesão ao programa e indicando o coordenador do programa Fulbright DAI na Secretaria, com nome, cargo, e-mail e telefone de contato.
Qual o método de ensino? Os selecionados terão a oportunidade de participar do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI), com duração de um semestre acadêmico. Em uma universidade americana, terão aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.
Mais informações: Entre em contato por e-mail com o representante de seu estado para mais informações. Na Paraíba, jeycescott@see.pb.gov.br e, no Rio Grande do Sul, guilherme-dcorte@educar.rs.gov.br. Clique aqui para ler a íntegra do edital.