4 formas de usar o design da sala de aula para desenvolver funções executivas - PORVIR

Inovações em Educação

4 formas de usar o design da sala de aula para desenvolver funções executivas

Uma organização eficaz da sala de aula pode ajudar os alunos do ensino fundamental a desenvolver habilidades como organização e iniciação de tarefas

por Andrew Ayers e Amelia Glauber, para o Edutopia ilustração relógio 21 de agosto de 2023

Professores dedicam muito tempo trabalhando para encontrar a melhor maneira de organizar suas salas de aula – arrumando as mesas de forma precisa e criando murais atraentes. 

Mas projetar um espaço não é decorar. Em vez disso, ele deve impactar a aprendizagem e ter um propósito. Muitas vezes, os professores recriam a mesma sala de aula ano após ano sem avaliar se o design orienta a aprendizagem dos alunos. Perfis em plataformas como Pinterest e Instagram dão ideias aos professores para decorar uma sala, mas essas ideias realmente apoiam a aprendizagem dos alunos?

Um bom design de sala de aula apoia a aquisição não apenas de habilidades de conteúdo, mas também de habilidades de processo. Quando os alunos estão cientes do propósito do processo, eles têm mais probabilidade de internalizá-los. Esse ano, estamos projetando intencionalmente espaços que ofereçam aos estudantes oportunidades para aprender conteúdo e habilidades de processos de função executiva.

As funções executivas são habilidades ligadas à gestão dos processos cognitivos que nos permitem concluir tarefas com sucesso. Em qualquer sala de aula, haverá uma ampla gama de alunos com diversos níveis de habilidades de função executiva. Essas habilidades incluem memória de trabalho, iniciação de tarefas, organização, metacognição, inibição, planejamento e priorização, gerenciamento de tempo, controle emocional, atenção sustentada, flexibilidade e persistência direcionada a objetivos.

As funções executivas se desenvolvem biologicamente, mas também por meio da experiência. Os alunos precisam praticar essas habilidades da mesma forma que precisam praticar habilidades fonéticas, fatos matemáticos e habilidades de compreensão de leitura. Portanto, os professores têm a responsabilidade e, mais importante, a oportunidade de cultivar essas habilidades. O design da sala de aula é uma maneira de apoiar essas habilidades.

Relacionadas

Os caminhos da aprendizagem: como o cérebro funciona?

ACESSAR

5 habilidades essenciais para a vida que a escola precisa desenvolver

ACESSAR

Autorregulação é chave para superar as dificuldades da educação

ACESSAR

Como o design da sala de aula afeta as funções executivas

Memória de trabalho: A memória de trabalho é a capacidade de reter informações para concluir uma tarefa. Tem sido descrita como um “post-it” para ajudar os alunos a completarem seu trabalho. Uma boa organização de sala de aula apoia a memória de trabalho limitando a linguagem do professor e as instruções verbais. Quando o design da sala de aula diz aos alunos o que fazer, libera a memória de trabalho para a aprendizagem de conteúdo em vez de procedimento. O design cria rotina e transparência para os alunos.

Os professores devem criar visuais para apoiar a rotina diária, o que limitará as instruções do professor. Esses visuais podem incluir quadros de referência que delineiam o procedimento das rotinas diárias, listas de verificação ou pistas visuais para ajudar na organização da sala de aula.

Organização: O design da sala de aula deve ajudar os alunos a organizar seus corpos, seus materiais e, mais importante, seu pensamento. Precisa haver sistemas claros em vigor. Por exemplo, a área de reunião da sua sala de aula precisa ter espaço suficiente para cada aluno. Para ajudar a organizar materiais, a lição de casa deve ser entregue no mesmo local todas as manhãs. Os professores precisam ser consistentes para que os alunos internalizem os sistemas.

Uma sala de aula bem projetada mostra aos alunos como a organização ajuda a realizar tarefas. Percebemos que quando os professores modelam estruturas, os alunos podem começar a generalizar e implementar essas estruturas com seu próprio trabalho e pensamento. Um estranho deve ser capaz de entrar em uma sala de aula e entender a maioria desses sistemas.

Iniciação de tarefas: A iniciação de tarefas é a capacidade de começar uma tarefa de forma independente. A configuração da sua sala de aula deve orientar os alunos e ajudá-los a priorizar as etapas de uma rotina. 

Por exemplo, se os materiais estiverem claramente marcados e acessíveis, os alunos podem iniciar seu trabalho de forma independente. É importante que os materiais não distraiam os alunos. Quando há muitos materiais disponíveis, os alunos têm dificuldade em avaliar o que é necessário e podem se concentrar nos materiais em vez da tarefa.

Inibição: A inibição é a capacidade de monitorar o próprio comportamento. Quando o design é claro e simples, os alunos não serão facilmente distraídos e podem regular melhor seu próprio comportamento. A cor pode ser uma boa ferramenta para organizar informações, mas quando a cor não tem um propósito e é usada apenas para decorar, pode confundir os alunos. Por exemplo, alternar duas cores ao listar etapas pode ajudar; no entanto, informações em arco-íris podem prejudicar a produção.

O design não deve ser estático. O trabalho e os produtos dos seus alunos devem ajudá-lo a decidir se sua sala de aula está funcionando. Os professores dedicam tempo à criação de suas salas de aula antes da chegada dos alunos, mas muitas vezes o design que funciona no primeiro semestre letivo não é o design que funciona no segundo. É importante reavaliar continuamente suas escolhas de design. A perspectiva dos alunos pode ser uma parte importante da avaliação. Quando a opinião dos alunos é incluída, o processo se torna mais transparente, e os alunos podem entender que o design tem um propósito.


* Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização
© Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation


TAGS

educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x