Nossa Escola em (Re)Construção
Plano de Aula para refletir sobre a escola
Professoras sugerem atividade para escutar os alunos e refletir sobre a escola dos sonhos com a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção
por Daniela Cordeiro de Almeida Lemos / Débora Garofalo / Lígia de Assis Monteiro Fontana / Marlúcia da Silva Souza Brandão 20 de junho de 2016
Você sabe o que os seus alunos querem da escola? Que tal ouvir o que eles têm a dizer? Para estimular a reflexão sobre como conectar a educação com os interesses da juventude do século 21 e incentivar a escuta dos estudantes, quatro professoras autoras do Diário de Inovações toparam o desafio de construir um plano de aula colaborativo. Com apoio de ferramentas de edição coletiva de texto, videoconferências e grupos de discussão online, elas elaboraram uma sequência de quatro aulas baseadas na pesquisa “Nossa Escola em Re(Construção)“, promovida pelo Porvir e pela Rede Conhecimento Social, que está aberta e com resultados em tempo real. Confira:
Objetivos
– Refletir sobre as suas experiências de aprendizagem e identificar o que a escola deveria ter para promover um aprendizado conectado com os seus interesses
– Elaborar uma proposta de criação de uma escola e argumentar sobre ela
– Trabalhar em grupo e argumentar com os pares
Recursos
– Questionário da pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção”
– Dispositivos móveis dos alunos e outros recursos tecnológicos
– Papéis, cartolinas, canetinhas, lápis, canetas e imagens
Duração
4 aulas
Desenvolvimento
— AULA 1 —
Passo 1: Comece essa atividade com uma roda de conversa de sensibilização sobre como os alunos se percebem na escola e o que gostariam de mudar dentro dela.
Passo 2: Conte aos alunos sobre a proposta desta atividade e as etapas que eles irão participar nas próximas aulas. Também leve em conta as sugestões apresentadas por eles.
Passo 3: Após um momento de sensibilização, apresente a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção” e incentive que os alunos acessem o link para responder ao questionário, por meio dos seus dispositivos móveis ou equipamentos do laboratório de informática da escola.
SAIBA MAIS Sobre a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção”: http://porvir.org/nossaescola Link do questionário: https://perguntacao.typeform.com/to/gjDTl4
— AULA 2 —
Antes da Aula
Passo 1: Elabore questões relacionadas aos conteúdos estudados nas áreas de conhecimento. As perguntas devem ser simples e objetivas para que os alunos consigam responder rápido ou fazer consultas nos seus materiais didáticos. Também elabore um roteiro com dicas para orientar os alunos na missão de construir uma escola.
EXEMPLO DE PERGUNTAS 1) Veja a imagem abaixo e responda. Qual o sentido da imagem? (Dica: 12 letras) R: Reconstrução 2) Com a resposta da pista anterior (reconstrução), some todas as letras da palavra, conforme os valores numéricos correspondentes no teclado de um telefone. Divida o resultado por 2 para descobrir a senha do cadeado, abrir a caixa e encontrar uma nova pista. R: 7; E: 3; C: 2; O: 2; N: 6; S: 7; T: 8; R: 7; U: 8; Ç: 2; A: 2; O: 6 = 58/2= 29
EXEMPLO DE ROTEIRO Dica 1: Conforme o perfil da sua escola, pense como os alunos iriam aprender nela. Dica 2: Como seria organizado o currículo da sua escola? (Ex: Os alunos poderão escolher as disciplinas que irão fazer, terão disciplinas obrigatórias e outras poderão ser escolhidas, eles não terão divisão por disciplinas ou também não terão divisão por séries) Dica 3: Aponte quais conteúdos seriam ensinados na sua escola. Dica 4: Quais recursos educacionais seriam usados na sua escola? (Ex: games, livros didáticos, vídeos, aplicativos, projetos, robótica e programação) Dica 5: Como seria o espaço físico da sua escola? O que deveria ter dentro dela? Dica 6: Aponte como seriam as salas de aula da sua escola. (Ex: Carteiras em círculo ou em filas, carteiras em pequenos grupos, poder mudar carteiras de acordo com a aula, usar ambientes internos e externos, ter ambientes e móveis variados, como puffs, bancadas, almofadas, sofás). Dica 7: Diga como gostaria que fossem os professores da sua escola. Dica 8: O que não poderá faltar na escola dos seus sonhos? Dica 9: Pesquise sobre outras escolas para ajudar na construção da sua. Dica 10: Dê um nome para a sua escola.
Passo 2: Esconda pedaços do roteiro pela sala de aula ou pela escola, como uma espécie de caça ao tesouro e/ou gamificação, em que o aluno poderá explorar pistas relacionadas aos conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Será possível usar recursos tecnológicos, como pistas através de QR Code, pistas dentro de caixas com segredos, quebra-cabeças, músicas, imagens e enigmas que aguçam a curiosidade. Também não esqueça de elaborar dicas para que os alunos possam encontrar todas as partes.
SUGESTÕES DE LEITURA Como preparar um caça ao tesouro? http://tempolivre.umcomo.com.br/articulo/como-preparar-uma-caca-ao-tesouro-para-criancas-6368.html#ixzz4C3mHZecS Como criar um QR Code? http://www.tecmundo.com.br/qr-code/42599-como-criar-um-qr-code.htm Como desenvolver uma atividade com QR Code? http://porvir.org/cacada-qr-code-interesse-leitura/ Como ler um QR Code? http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/aprenda-ler-qr-codes-no-seu-android.html http://www.tecmundo.com.br/iphone/6149-como-ler-qr-codes-no-iphone.htm
SITES PARA CRIAR QR CODE http://br.qr-code-generator.com/ http://www.visualead.com/qurify2/pt/ https://www.invertexto.com/qrcode http://e-lemento.com/gerador-qr-code
Durante a aula
Passo 3: Divida a sala em cinco grupos. Apresente alguns perfis de escolas (como avatar/personagens) e peça para cada grupo escolher o seu. Cada grupo poderia ser identificado por símbolos criados pelos integrantes.
SUGESTÕES DE PERFIS DE ESCOLAS PARA OS ALUNOS ESCOLHEREM Uma escola que prepara os alunos para o mercado de trabalho Uma escola que prepara os alunos para ENEM e vestibular Uma escola que prepara para relações humanas e sociais Uma escola que prepara para lidar com as emoções Uma escola que prepara para desenvolver habilidades artísticas e culturais Uma escola que prepara para cidadania Uma escola que prepara para desenvolver conhecimentos em disciplinas
Passo 4: Entregue a primeira questão aos grupos. Conforme eles responderem, entregue uma pista para encontrarem a primeira parte do roteiro. Faça isso até que eles consigam responder todas as perguntas e encontrar todas as partes do roteiro. Incentive o trabalho em grupo e a divulgação dos resultados.
— AULA 3 —
Passo 1: Dê um tempo para que os grupos se reúnam e, com auxílio do roteiro, elaborem a proposta de construção da sua escola.
Passo 2: Peça para cada grupo apresentar a sua proposta em uma espécie de horário político. Neste caso, os alunos irão elaborar pontos importantes que serão apresentados, ressaltando os diferenciais da proposta; eles podem usar algumas temáticas do questionário como referencial. Dê 5 minutos para cada grupo defender a sua escola.
Passo 3: Organize uma votação para a turma eleger a melhor proposta de escola.
SITES PARA ORGANIZAR UMA VOTAÇÃO ONLINE http://apertaqual.org/apertaquem/ http://doodle.com/pt_BR/ https://pt.surveymonkey.com/ https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/
— AULA 4 —
Passo 1: Com a escola eleita, os alunos irão realizar uma plenária para debaterem pontos importantes e divergentes. Eles também poderão acrescentar novas ideias dos partidos coligados.
Passo 2: Fechamento da atividade com o posicionamento de cada grupo sobre a atividade e a escola eleita.
Passo 3: Perguntar se após desenvolver a atividade os alunos teriam dado respostas diferentes no questionário. O que eles mudariam? Por quê?
Avaliação
Para avaliar a atividade, o professor pode construir uma rubrica. Ela deve conter os objetivos específicos da atividade e competências a serem desenvolvidas pelos alunos. É desejável que o professor solicite uma autoavaliação dos alunos (e os critérios poderão ser elaborados em conjunto), possibilitando a elaboração de uma reflexão sobre sua participação na atividade, envolvimento com o grupo e alcance dos objetivos propostos. Para cada tipo de atividade pode ser construída uma rubrica, levando em consideração o que foi desenvolvido.
EXEMPLO DE RUBRICA
Clique aqui para baixar o plano de aula.
Daniela Cordeiro de Almeida Lemos
Bióloga, pós-graduada em bioética, química, neurociências e psicanálise da Educação e psicopedagogia. Atualmente é coordenadora educacional do ensino fundamental II e médio e professora de química no 3º ano do ensino médio no Colégio Maria Clara Machado, de Belo Horizonte. Coordena um Centro de Estudos, onde realiza acompanhamento escolar e intervenções psicopedagógicas.
Débora Garofalo
Professora, mestra em Educação, gestora em inovação, integrante da comissão municipal de Direitos Humanos, embaixadora do Instituto Ayrton Senna e da Varkey Foundation. Considerada uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Global Teacher Prize.
Lígia de Assis Monteiro Fontana
Pedagoga e Especialista em Tecnologia Educacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi e Mestranda no curso Comunicação Educacional e Mídias Digitais pela Universidade Aberta de Portugal em Lisboa. Docente do curso de Pedagogia em instituição particular de ensino, em São Paulo.
Marlúcia da Silva Souza Brandão
Marlúcia da Silva Souza Brandão é de Marataízes (ES). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Madre Gertrudes de São José” (Cachoeiro de Itapemirim- ES) e em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna – ISEIB. Especializou-se em Linguística Aplicada ao Português, Psicopedagogia Institucional, Gestão Escolar Integradora e em Ciência da Educação com especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Atua na docência desde maio de 1988.