Ensino híbrido - PORVIR

Glossário

Ensino híbrido

É a combinação do aprendizado online com o offline

por Redação ilustração relógio 18 de julho de 2013

Ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor.

Apesar de serem momentos diferentes, o online e o presencial, o objetivo do aprendizado híbrido é que as duas etapas sejam complementares e promovam uma educação mais eficiente, interessante e personalizada.

O conceito na prática

10 anos na trilha do debate e da evolução do ensino híbrido

Termos relacionados

Personalização; plataformas adaptativas

 

Normalmente, a parte presencial prescinde de tecnologia. Nessa etapa, o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades que valorizem interações interpessoais. Aqui, o professor pode propor trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em grupos menores para a realização de projetos.

Já a parte do ensino realizada com o auxílio de recursos digitais permite que o aluno tenha controle sobre onde, como, o que e com quem vai estudar. Nesse sentido, os dispositivos móveis, como tablets e celulares, e a facilidade de utilizá-los em diferentes ambientes abriu o leque de possibilidades sobre onde esse componente pode ser desenvolvido: dentro da própria sala de aula, na biblioteca, no laboratório de informática e até em casa.


TAGS

ensino híbrido, personalização, plataformas adaptativas

Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se