Guia gratuito orienta professores a desenvolver projetos sociais com estudantes
Voltado ao ensino médio, manual reúne sequências de aulas para apoiar planejamento dos educadores em iniciativas empreendedoras
por Redação 27 de março de 2024
Que tal ter à mão uma sequência de aulas que se estende por um semestre ou o ano todo, para apoiar seus estudantes a desenvolver e entregar projetos de empreendedorismo social? Como contar com um planejamento estruturado para estimular a turma a tirar do papel ideias inovadoras a fim de resolver problemas comuns de suas comunidades? Essas são as propostas do guia “Empreendedorismo social: transformando ideias em impacto”, recém-lançado pelo Grupo +Unidos, com coordenação da Tríade Educacional e patrocínio do Citi Foundation.
📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades
Disponível para download gratuito, o material utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos – metodologia centrada na investigação, quando os alunos se envolvem com tarefas para solucionar um desafio. Para apoiar o planejamento das ações dos professores, o guia orienta alguns passos, como a realização do levantamento de contexto, o aprofundamento e a escolha de um problema, além de dinâmicas para que os estudantes desenvolvam suas propostas.
São sugeridas quase 30 aulas, que não precisam ser sequenciadas e podem ser feitas em parceria com outros educadores. Cada uma delas está sempre relacionada às habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e é acompanhada por materiais de apoio, como glossários e links para vídeos e sites relacionados.
Leia também
5 sites gratuitos ensinam a criar livros digitais
E-book gratuito mergulha na história da linguística popular
E-book aponta vantagens de utilizar tecnologia para personalização da aprendizagem
Também são oferecidas sugestões de recursos de avaliação para coletar evidências, pois os temas estudados estão ligados às áreas de Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Ao final, os estudantes devem entregar um produto, um serviço, um processo, uma ação pontual ou até mesmo uma manifestação artística ou cultural.
Apesar de ser focado no ensino médio, há a possibilidade de adaptar o guia para os anos finais do ensino fundamental, bem como utilizá-lo em espaços de educação não formal. “Os formatos podem ser variados, o importante é incentivar o protagonismo, a criatividade e a inovação durante todo o processo e que o foco seja o fortalecimento das práticas sociais locais”, diz o texto de apresentação.