Jogo coloca alunos para administrar cidade e discutir política - PORVIR
Crédito: Reprodução

Inovações em Educação

Jogo coloca alunos para administrar cidade e discutir política

Plataforma "Cidade em Jogo", desenvolvida pela Fundação Brava, traz ainda material destinado a professores que querem trabalhar a educação com foco na cidadania

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 12 de janeiro de 2018

A cada eleição, o Brasil conhece uma nova safra de políticos que prometem melhorar a vida do cidadão e quando são  eleitos, mudam suas prioridades. De uma hora para outra, a maior preocupação passa a ser o marketing pessoal e o lançamento de  obras faraônicas, nem que para isso as contas sejam sacrificadas. Mas… e se você fosse o prefeito, o que faria? Para levar a discussão política para sala de aula, a Fundação Brava desenvolveu em parceria com o Brazil Institute do Wilson Center, centro de estudos acadêmicos ligado ao governo dos Estados Unidos, o “Cidade em Jogo”, um aplicativo gratuito que lembra problemas enfrentados no jogo de computador Sim City, mas com questões típicas de cidades brasileiras.

Com a classe separada em pequenos grupos para estimular a criação de consensos, tudo começa com a escolha do cenário (cidade rural, litorânea ou metrópole) e de três áreas prioritárias. O estudante é desafiado a decidir o que é melhor para sua cidade diante dos indicadores financeiros, de satisfação popular e de infraestrutura do município. Cada decisão impacta diretamente nos indicadores e abre a possibilidade de debater impostos, transportes, educação e saúde, dentre outros temas, tendo em vista os conteúdos trabalhados nas aulas de biologia, filosofia, matemática, geografia e história. Quer argumentar melhor e convencer os colegas? Melhore o português.

Leia mais:
Da teoria para a prática: Porvir mostra como alunos podem participar da política da escola
– Jogo simula ação do Executivo, Legislativo e Judiciário para ensinar política
Politize!: site mostra conceito e tudo o que a educação política deve ensinar

O “Cidade em Jogo” é direcionado para o ensino médio, etapa em que os alunos já tiveram contato com conteúdos mais complexos e, por conta do vestibular, estão mais atentos às discussões políticas do momento, segundo conta Henrique Krigner, analista da Fundação Brava e coordenador do projeto. “A gente recomenda que seja trabalhado durante o ensino médio porque, por mais que a linguagem seja simplificada, ela ainda pode parecer sofisticada demais para fundamental 1, com termos como tributos, alíquota”, afirma.

Desafio ao senso comum

Com a cidade em suas mãos, os estudantes precisam tomar decisões equilibradas que contrapõem opiniões pessoais e o que “todo mundo fala por aí”. De acordo com o analista da Fundação Brava, as preocupações mais comuns incluem “investir no futuro” (conjunto de medidas voltadas à educação e à saúde) e cortar impostos. “Muitos fazem isso, mas poucos são bem-sucedidos porque adotam o discurso automático ‘no Brasil a gente paga muito imposto’ e, na terceira ou quarta rodada, precisam fazer investimentos e não possuem mais recursos”, diz Krigner.

Ao longo de 2017, a equipe do Cidade em Jogo acompanhou rodadas em escolas privadas (Sidarta, Pueri Domus, Fecap) e na rede pública, em unidades como as escolas estaduais  Monsenhor João Batista de Carvalho e Manoel Bandeira,na zona sul da capital paulista, e  a Residencial Parque Bambi, em Guarulhos. A realidade socioeconômica das escolas, segundo Krigner, também influenciou a maneira de cada aluno jogar.

“Visitamos escolas privadas onde alunos têm 100% de acesso a tecnologias digitais e também pudemos ir a públicas em que que não há nem asfalto na rua. As prioridades e a forma de gerir a cidade no jogo são diferentes. Na pública, os alunos são mais atentos às questões sociais, enquanto na privada existe a discussão sobre terceirização. Isso raramente surgiu na rede pública, não porque os alunos não sabem o que significa, mas porque as necessidades são outras”.

Em um recurso que mostra como a tecnologia pode imitar a realidade, à medida que avança dentro do jogo sem olhar para a educação, o prefeito pode ter que encarar uma ocupação nas escolas ou uma greve de professores e a resposta a essas questões, mais uma vez, vai impactar os indicadores e avaliação pessoal do prefeito-estudante.

Próximos passos

Para o ano letivo de 2018, a Fundação Brava projeta expandir o alcance do “Cidade em Jogo” para além das escolas de São Paulo. A partir deste mês de janeiro, professores que se cadastrarem na plataforma terão acesso a uma cartilha com instruções e planos de aula para trabalhar questões de cidadania. Na perspectiva de flexibilizar a grade, a instituição também negocia com escolas que queiram adaptar o jogo para disciplinas de seus currículos.


TAGS

ensino médio, jogos, sustentabilidade

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest


22 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
José da Conceição Sousa Barros

Boa tarde! Sou professor de filosofia em uma escola da rede pública estadual no Maranhão, na capital. Gostaria de ter esse jogo para um trabalho com meus alunos da terceira série do ensino médio. Como posso ter acesso a ele? Já gostaria de trabalhar no mês de setembro. Ele só funciona com acesso a internet? Os senhores enviam as instruções de uso? Meu e-mail é barrospenso@gmail.com
Aguardando seu retorno

Thais Helena Favareto Caldeira

Ola, sou coordenadora de um projeto social que trabalha o desenvolvimento humano e social dos adolescentes.
Gostaria de conhecer um pouco mais sobre a proposta apresentada aqui.

Merabe

Olá! Bom dia! Sou professora da rede Estadual de Minas Gerais e estou trabalhando com os estudantes do 3º ano Poder, Política e Estado, como posso ter acesso ao jogo?
Grata!

Porvir

Oi, professora. O link para acessar o jogo é http://cidadeemjogo.org.br/
Ali você encontra o formulário http://cidadeemjogo.org.br/contato/ e pode tirar as dúvidas com a equipe que cuida do programa

Maria Dominici

Bom dia! Sou professora de filosofia em uma escola de tempo integral em São Luís-MA. Em parceria com a professora de Geografia da mesma escola, trabalho o jogo Simcity em uma disciplina eletiva chamada hora da jogatina, nela trabalhamos assuntos relacionados às nossas disciplinas que estão atrelados a construção da cidade. Gostaria de ter acesso ao jogo de vocês. Meu e-mail para contato é marydominici28@gmail.com
Obrigada!

Porvir

Oi, professora Maria. O link para acessar o jogo é http://cidadeemjogo.org.br/
Ali você encontra o formulário de contato http://cidadeemjogo.org.br/contato/ e pode tirar as dúvidas com a equipe que cuida do programa.

Obrigado por visitar o Porvir
Vinicius

Débora Nogueira Turazza

Bom dia. Dou aulas de Administração pública para o 3° ano do ensino médio e gostaria de aplicar o jogo com eles, como fazer?

Elisa

Sempre é importante conhecermos outros projetos e ideias que podem ajudar a fomentar novas ideias na Escola.

Lucia Ana Saugo Bender

Muito interessante! Com certeza os alunos aprenderiam muito.

Anegla Amarante

Conhecer outros projetos e ideias que podem auxiliar a escola ter novos projetos.

Eliane Gonçalves

No nosso País não temos novos políticos,com novas ideias,para tornar cada cidade,deste país ,muito melhor.Precisamos que esta nova geração,já tenha embasamento cultural e de cidadania,para fazer o nova Democracia

Luiza Helena Torres da Silva cordeiro

Os alunos de Ensino Médio principalmente devem ter subsídios para pode se posicionar e discutir política e ainda decidir sobre quem eleger.

MARCIANO RUBERT

Olá! sou gestor de Escola Pública Estadual e gostaria de ter acesso ao jogo para estimular a participação nas ações públicas de meus estudantes

Cirilo Fronza

Acho que nossos alunos estão muitos ocupados com jogos. Evidentemente não pedagógicos. Precisamos de práticas pedagógicas que leve os alunos a pensar, raciocinar.

Valdiane

Seria interesssante

Maria Telesca

Boa tarde. Sou professora de História e gostaria de ter esse jogo.

Caio Graco Becher Machado

É de extrema importância conhecermos outros projetos e ideias que podem ajudar a fomentar novas ideias na Escola.

Maristela Supptitz

Os jogos são ferramentas miuto interessantes para os alunos, pois além de estarem aprendendo é uma forma lúdica de aprendizagem.

Nilson Luis Dal Cortivo

Compreender as dificuldades de uma cidade e quais as necessidades da população, bem como a ideia prática mais eficiente para resolver é tudo o que uma mente responsável necessita para se tornar um gestor público de qualidade e eficiência para a comunidade.

Debora Jannke

Bela iniciativa..Ótima.opção diferenciada de aprendizagem

Scheilateresinhaanselmini@gmail.com

Ótima apresentação!!!

Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.