Jogo social convida à exploração da cidade como território educacional - PORVIR
Brincando com Confiança / Divulgação

Inovações em Educação

Jogo social convida à exploração da cidade como território educacional

Com a intenção de trazer as pessoas de volta aos espaços públicos, o aplicativo Brincando com Confiança coloca pessoas para percorrer um tabuleiro e jogar de forma ativa.

por Ruam Oliveira ilustração relógio 22 de março de 2022

Por aproximadamente dois anos sair às ruas para brincar não era uma tarefa feita por muita gente. No período de pandemia, as ruas de muitas cidades ficaram muito mais vazias do que o habitual. Crianças, adolescentes e jovens passaram a estudar dentro das próprias casas, que se tornaram ambientes de estudo, lazer e descanso.

👏🏽  O Porvir precisa de você para criar uma exposição. Doe e participe dessa história

Com a intenção de trazer as pessoas de volta aos espaços públicos, o aplicativo Brincando com Confiança, feito pelo Instituto A Cidade Precisa de Você, entidade que reúne arquitetos, designers, advogados e produtores culturais, coloca pessoas para percorrer um tabuleiro e jogar de forma ativa. Mas como?

Com losangos pintados no chão de qualquer território, os jogos propostos impulsionam uma reflexão sobre identidade e memória local, consciência ambiental e inovação cidadã, podendo ser jogados tanto em contextos educacionais quanto em processos participativos. Além disso, o projeto traz possibilidades híbridas de uso, seja utilizando apenas o espaço físico e as pinturas no chão, seja com o aplicativo para sistemas Android ou iOS – que pode potencializar a experiência.


Leia também


Luís Felipe Abbud, que coordena a ação, conta que a estratégia do jogo é ativar território, ou seja, ampliar a relação das pessoas com o espaço público, tão pouco utilizado no período de pandemia.

“Eu acho que a pensando no projeto pedagógico de uma educação convencional dentro de uma sala de aula, você está entre quatro paredes, tem uma relação do professor que detém o conhecimento e os estudantes que estão lá para aprender algo novo”, comenta Luís. “É um ambiente protegido. E quando você está no espaço público, na cidade, está em um ambiente que é de todos, onde todas as atividades humanas podem acontecer de forma livre ou programada. É o lugar do imprevisível, o lugar em que você de corpo presente se arrisca a conhecer o mundo”.

O jogo foi pensado durante os primeiros meses da Covid-19 e estruturado levando em consideração o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Os losangos usados no chão seguem essa escala.

Brincando com Confiança / Divulgação
Nas três modalidades , a ideia é sempre fazer com que haja interação entre os participantes e o ambiente. No “Circuito Cidadão”, o objetivo é concluir o circuito – para isso, os participantes precisam responder a questões relacionadas à cidade, natureza, relações entre outros; o “Agora na Ágora” tem como objetivo compartilhar e descobrir histórias e narrativas sobre os outros; já o “Pinguela Paralela” estimula que os participantes se conheçam enquanto completam o circuito proposto.

Nesta última proposta, as atividades podem facilitar o processo de integração neste início de ano letivo, em que os estudantes estão pouco entrosados depois de tanto tempo diante das telas. O aplicativo sorteia quatro ações e dá início ao jogo. Durante o percurso, os jogadores são convidados a contar e escutar experiências de acordo com um tema descrito no chão.

Jean Tomceac, designer que atuou na produção do aplicativo, comenta que foi uma oportunidade de experimentar o “figital”, que é uma mistura do físico com o digital na elaboração do app. O uso de realidade aumentada foi também um recurso explorado pela equipe de Jean na hora de pensar os conceitos expostos no modelo físico para o aplicativo.

Dentro da escola

O convite a explorar espaços públicos não exclui a chance de trabalhar com o tabuleiro dentro das escolas. Karen Martini, que também no design e concepção do projeto, menciona que é possível transformar espaços distintos dos colégios em locais de interação. Os corredores e os espaços abertos, como pátios, podem ser locais para implementar a ferramenta.

“​​Com o Brincando você modifica o próprio espaço. As pessoas escolhem que cores, que símbolos, como elas querem personalizar isso, e se cria uma relação de pertencimento e de se enxergar no próprio espaço”, comenta Karen.

Brincando com Confiança / Divulgação
Os desenvolvedores comentam que qualquer pessoa ou entidade pode acessar e implementar o jogo, seja nas escolas ou nos bairros. O site do projeto possui todos os manuais para implementação e também as regras dos três jogos disponíveis.

A equipe também conseguiu, com apoio da plataforma ChangeX, um financiamento de R$ 7 mil para quem deseja implementar o Brincando com Confiança em sua localidade. Para saber como conseguir o financiamento acesse: https://www.changex.org/br/playing-with-trust

Entenda mais sobre o jogo e saiba como acessar as regras 

O aplicativo está disponível para download na Apple Store e no Google Play.


TAGS

aplicativos, aprendizagem baseada em projetos, competências para o século 21, ensino fundamental, tecnologia, uso do território

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x